10 coisas que a Bíblia diz sobre os valores cristãos

Os valores mundanos incluem riqueza, poder, prazer, vingança, fama, vaidade e status. Essas são as coisas mais importantes para as pessoas que não percebem nenhum poder ou propósito além de si mesmas. Valores mundanos promovem ciúmes, ressentimentos e conflitos entre as pessoas de acordo com os propósitos de Satanás.

Os valores ensinados na Bíblia são muitas vezes o oposto dos valores mundanos: bondade e respeito por todas as pessoas em vez de poder; humildade em vez de status; honestidade e generosidade em vez de riqueza; autocontrole em vez de autoindulgência; perdão em vez de vingança. Os valores cristãos promovem a paz e a boa vontade entre as pessoas de acordo com os propósitos de Deus. Nunca alcançaremos a perfeição nesta vida, mas as pessoas que se esforçam para obedecer a Deus geralmente encontram uma sensação de alegria e paz que nenhuma recompensa mundana pode igualar!

Aqui está uma lista de dez valores ou princípios de vida que são enfatizados com mais força na Bíblia:

1. Adore somente a Deus

Um dia, um líder religioso perguntou a Jesus qual dos mandamentos era o mais importante:

“O mais importante”, respondeu Jesus, “é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um. Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente e com todas as suas forças.’ (Marcos 12:28-30)

Os hebreus dos tempos do Antigo Testamento tendiam a cair na adoração de divindades pagãs e estátuas de animais ou outros objetos, mas qualquer coisa que tome o lugar de nossa devoção a Deus torna-se um ídolo ou falso deus, e isso é proibido pelo primeiro dos Dez. Mandamentos ( Êxodo 20:1-6 ). Jesus destacou particularmente o amor à riqueza como um falso deus ( Mateus 6:24 ; Lucas 16:13 ), e outras passagens da Bíblia mencionam ganância, cobiça, arrogância, gula e orgulho como equivalentes à idolatria.

No mundo de hoje, muitas coisas competem contra Deus por nossa devoção. Estas são algumas das coisas que não são necessariamente ruins com moderação, mas podem se tornar idolatria moderna se deixarmos que se tornem muito importantes para nós:

  • Atenção excessiva a coisas materiais como casas, carros, roupas, joias, aparência física, entretenimento, etc.
  • Busca de riqueza, poder, fama, prazer ou status
  • Devoção excessiva a si mesmo, trabalho, hobbies, país, ideologias, heróis, líderes e até mesmo família

2. Seja gentil com todas as pessoas

Depois de dizer “Amar o Senhor teu Deus” é o mais importante dos mandamentos, Jesus continuou,

A segunda é esta: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ Não há mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:31)

A palavra portuguesa “amor” tem muitos significados diferentes, mas a palavra grega ágape , usada no Novo Testamento, é comumente conhecida como “amor cristão”. Significa respeito, carinho, benevolência, boa vontade e preocupação com o bem-estar da pessoa amada.

Em Sua Parábola do Bom Samaritano , Jesus destacou que devemos estender nosso amor cristão a todas as pessoas do mundo, independentemente de raça, religião, nacionalidade ou qualquer outra distinção artificial. Devemos praticar esse amor cristão até mesmo para com nossos inimigos! ( Mateus 5:43-48 )

A Regra de Ouro de Jesus é: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”. Não devemos dizer ou fazer nada a menos que possamos responder “Sim” à pergunta: “Eu gostaria que isso fosse dito ou feito para mim?” Tampouco devemos deixar de fazer as coisas boas que esperamos dos outros.

3. Seja humilde

Humildade ou ser humilde é uma qualidade de ser cortesmente respeitoso com os outros. É o oposto de agressividade, arrogância, jactância e vaidade. Agir com humildade não nega de forma alguma nosso próprio valor. Em vez disso, afirma o valor inerente de todas as pessoas. A humildade é exatamente o que é necessário para viver em paz e harmonia com todas as pessoas. Dissipa a raiva e cura velhas feridas. Isso nos permite ver a dignidade e o valor de todo o povo de Deus. A humildade distingue o líder sábio do arrogante buscador de poder ( Provérbios 17:7 , Mateus 20:20-28 ).

4. Seja honesto

Honestidade e integridade são valores muito importantes em toda a Bíblia, e qualquer engano para obter vantagem ou prejudicar alguém é proibido pelos Dez Mandamentos ( Êxodo 20:16 ) e outras passagens da Bíblia. O engano pode ser por meio de mentiras, trapaças, insinuações ou falha em dizer toda a verdade. É muito comum na publicidade, nos negócios, na política e na vida cotidiana. Devemos resistir fortemente à tentação de nos envolvermos em qualquer forma de roubo, trapaça, engano, insinuação, calúnia ou fofoca.

A racionalização é uma forma de autoengano pela qual nos convencemos de que ações pecaminosas são justificadas para alcançar um bom resultado, mas isso é apenas outra forma de desonestidade (Gálatas 6:7-8 , Tiago 1:26 , 1 João 1:8 ). A santidade está em viver de acordo com os mandamentos, não em alcançar um resultado final ( Mateus 4:8-10 , 16:26 ). No ensino bíblico, os fins não justificam os meios!

5. Viva uma vida moral

Você não sabe que seu corpo é um templo do Espírito Santo, que está em você, a quem você recebeu de Deus? Você não é seu; fostes comprados por um preço. Portanto, honre a Deus com seu corpo. (1 Coríntios 6:19-20)

Jesus deu uma lista de ações que constituem usos imorais do corpo: maus pensamentos, assassinato, adultério, imoralidade sexual, roubo, falso testemunho, calúnia, ganância, malícia, engano, lascívia, inveja, arrogância e tolice. O apóstolo Paulo deu listas semelhantes.

Muitas vezes pensamos em moralidade em termos de pecados sexuais, mas, de acordo com Jesus, pecados como calúnia, ganância, cobiça, engano e arrogância são igualmente imorais.

6. Seja generoso com tempo e dinheiro

A Bíblia nos diz para compartilhar generosamente com os necessitados, e coisas boas virão para nós em troca. Cada um de nós tem algo a oferecer a alguém necessitado. Podemos doar nosso dinheiro e nosso tempo para a caridade, ser amigos de alguém que está doente ou solitário, fazer trabalho voluntário ou escolher uma ocupação orientada para o serviço. Podemos dedicar desinteressadamente nosso tempo a nosso cônjuge, filhos ou pais.

Isso não significa que somos obrigados a compartilhar nosso tempo ou dinheiro com pessoas que claramente não precisam, mas apenas querem nos usar ou abusar ( 2 Tessalonicenses 3:10-12 ).

7. Pratique o que você prega; Não seja um hipócrita

Se havia algum grupo de pessoas que Jesus não suportava, eram os hipócritas! Os fariseus do tempo de Jesus eram um partido religioso e político que insistia na estrita observância das leis bíblicas sobre o dízimo, pureza ritual e outros assuntos. Ao mesmo tempo, muitos dos fariseus esqueceram o verdadeiro espírito e intenção da lei e tornaram-se auto-indulgentes, hipócritas, esnobes e gananciosos. Isso levou Jesus a fazer comentários como:

Ai de vós, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de tudo que é impuro. Da mesma forma, por fora você parece justo para as pessoas, mas por dentro você está cheio de hipocrisia e maldade. (Mateus 23:27-28)

Não são as coisas que dizemos que realmente importam; são as coisas que fazemos ( Mateus 7:15-20 ). Se afirmamos ser cristãos, mas não permitimos que os ensinamentos de Jesus guiem nossas vidas, não passamos de hipócritas.

8. Não seja hipócrita

Ninguém é perfeito; somos todos pecadores de uma forma ou de outra ( Romanos 3:23 , 1 João 1:8 ). Viver uma vida moral significa assumir a responsabilidade de controlar nosso próprio comportamento. Se dissermos ou mesmo pensarmos que somos melhores do que as pessoas que consideramos “pecadoras”, somos culpados do pecado da justiça própria. Não é nosso direito menosprezar, criticar, julgar, condenar ou tentar controlar outras pessoas. O julgamento deve ser deixado para Deus. Jesus disse,

Não julgue, para que você não seja julgado. Pois com o julgamento que você fizer, você será julgado, e a medida que você der será a medida que você recebe. Por que você vê o cisco no olho do seu vizinho, mas não percebe a trave que está no seu próprio olho? Ou como você pode dizer ao seu próximo: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, enquanto a trave está em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu próximo. (Mateus 7:1-5)

Isso não nega o direito dos governos de manter a lei e a ordem e cobrar impostos. Jesus e outros líderes do Novo Testamento apoiaram a autoridade dos governos civis ( Mateus 22:15-22 , Romanos 13:1-7 ).

9. Não revide

Jesus disse que não há lugar para ódio, rancor, vingança, retaliação ou vingança na vida de um cristão:

Vocês já ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: não resistam a uma pessoa má. Se alguém lhe bater na face direita, vire-lhe também a outra. E, se alguém quiser processar-te e tomar-te a túnica, deixa-o levar também o teu manto. (Mateus 5:38-40)

Você já ouviu o que foi dito: ‘Ame seu próximo e odeie seu inimigo’. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. (Mateus 5:43-45)

Guardar rancor e buscar vingança nunca são respostas apropriadas para um erro percebido. Um rancor destrói o rancor com amargura, e a vingança apenas aumenta as hostilidades. Jesus nos disse que devemos nos reconciliar com nossos adversários, perdoar suas transgressões e deixar de lado a raiva que pode nos tentar a cometer um ato de vingança.

10. Perdoe os outros

Se você perdoar aqueles que pecam contra você, seu Pai celestial o perdoará. Mas se você se recusar a perdoar os outros, seu Pai não perdoará seus pecados. (Mateus 6:14-15)

Deus é misericordioso e perdoa nossos pecados e falhas. Da mesma forma, devemos ser misericordiosos e perdoar outras pessoas que pecam contra nós ou nos prejudicam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *