10 coisas que você deve saber sobre namoro

1. Viva em missão. . . e então encontre um cônjuge.

Em vez de fazer do casamento a sua missão, faça dele a causa global de Deus e o avanço do evangelho onde você estiver, e procure alguém que faça o mesmo. Se você espera se casar com alguém que ama Jesus apaixonadamente e o torna conhecido, provavelmente é melhor se colocar em uma comunidade de pessoas comprometidas com isso. 

Junte-se a um pequeno grupo, não apenas um grupo de cristãos solteiros, mas um ativamente em missão juntos. Conecte-se a um ministério em sua igreja que envolva os perdidos na comunidade local. Concentre-se na colheita e certamente encontrará um ajudante.

2. Mantenha o fim à vista.

Em todos os seus encontros, lembre-se do último primeiro encontro. A única coisa pela qual vale a pena namorar é um casamento – um amor vitalício, vida após vida, como o amor de Jesus por nós. Nada mais vale todos os riscos que corremos quando começamos a compartilhar nosso coração com outra pessoa. 

Nada mais pode nos proteger de mergulhar rápido demais ou pular do barco quando as coisas ficam difíceis. Nada mais pode se destacar o suficiente do mundo ao nosso redor para dizer algo significativo sobre Jesus. O casamento deve ser o grande e belo objetivo de nosso namoro antes que estejamos prontos para namorar bem.

3. Vale a pena perseguir o casamento.

Quando as taxas de divórcio são altas e os casamentos sobreviventes ao nosso redor parecem desfeitos, confusos e infelizes – e quando há muitas outras coisas boas para nos manter ocupados – muitos rapazes e moças na casa dos 20 e 30 anos basicamente desistiram do casamento. , ou pelo menos já o descontamos em nossos planos e sonhos. 

Alguns de nós já tentaram namorar e foram queimados – confusão, rejeições, fracasso sexual, separações ou qualquer outra coisa que afete nossos relacionamentos. Com toda a dor, fracasso e atrito, simplesmente não vale a pena, não é?

Muitas pessoas ainda não casadas precisam ser lembradas de que o casamento é espetacular e necessário em nossa sociedade, e isso porque pertence a Deus. A beleza do casamento supera em muito os benefícios funcionais, sociais, relacionais e, sim, até os benefícios sexuais. Para os crentes em Jesus, a importância e o fascínio do matrimônio devem ser profundamente espirituais, missionários e eternos.

4. Seu namorado ou namorada não substitui Deus.

Tantas pessoas tentaram encontrar felicidade, significado ou pertencimento definitivo nos braços de um homem ou de uma mulher. O casamento pareceu ser a resposta por um tempo – alguns anos, alguns meses, alguns minutos até -, então não deu certo. Isso os deixou querendo, até exigindo, mais do casamento, sem perceber que suas exigências eram demais para o casamento. 

Eles culparam seu vazio, solidão e falta de alegria no casamento, em vez de ver que nunca foi feito para satisfazer suas necessidades mais profundas. Existem muitos motivos ruins para se casar, e o pior é que pensamos que ele ou ela pode ser o que só Deus pode ser para nós.

Quero que ganhemos discípulos namorando radicalmente, enfrentando os paradigmas do mundo e buscando prazer.

5. A Bíblia é o melhor livro de namoro.

Muitos de nós deixamos a Bíblia como uma estátua em nossa prateleira porque pensamos que ela tem muito pouco a ver com nossa vida cotidiana. As coisas mudaram ao longo do tempo, então achamos que precisamos de novos conselhos. Achamos que as vozes de hoje têm uma perspectiva melhor e coisas melhores a dizer sobre hoje simplesmente porque estão vivendo nele. A Bíblia teve seu tempo, e somos gratos por isso.

Mas tudo o que realmente precisamos, seja qual for a decisão, situação ou relacionamento que enfrentamos este ano, é a Palavra de Deus. A Bíblia diz muito sobre como devemos nos relacionar uns com os outros e, especificamente, sobre como homens e mulheres se relacionam. 

Mesmo com sessenta e seis livros e mais de oitocentas mil palavras, a Bíblia não pode falar especificamente sobre tudo o que todo cristão experimentará neste mundo ao longo da história. Mas ainda promete falar significativamente sobre tudo, incluindo nossa busca pelo casamento.

6. O namoro é um esporte em grupo.

Assim como em todas as outras áreas de nossa vida cristã, precisamos do corpo de Cristo ao pensarmos em quem namorar, como namorar e quando casar. Embora raramente seja rápido ou conveniente, obter a perspectiva de pessoas que nos conhecem, nos amam e têm grande esperança em nosso futuro sempre renderá dividendos. 

Isso pode levar a conversas difíceis ou desacordos profundos, mas nos forçará a lidar com coisas que não vimos ou não poderíamos ter visto por conta própria. Encontraremos segurança na abundância de conselheiros (Provérbios 11:14).

Convide outras pessoas para investigar seu relacionamento. Passe algum tempo junto com outras pessoas, casais e solteiros, que estão dispostos a apontar o que é bom, o que é ruim e o que é feio.

7. A intimidade pertence à aliança.

A intimidade — romântica ou não — é um dom lindo e precioso que Deus deu a seus filhos. Mas, como tantas boas dádivas de Deus, por causa do nosso pecado, a intimidade também é muito perigosa. O coração humano está programado para desejar intimidade, mas também está programado para corromper a intimidade — para exigir intimidade da maneira errada ou na hora errada e esperar coisas erradas da intimidade.

Isso significa que a intimidade entre pecadores é perigosa, porque somos propensos, por natureza, a ferir uns aos outros — a fazer o que nos faz bem em vez de cuidar da outra pessoa; prometer muito cedo em vez de ser paciente e lento para falar; colocar nossa esperança, identidade e valor uns nos outros, em vez de em Deus. 

A intimidade é o prêmio do casamento e não de nossos relacionamentos ainda não casados ​​— a intimidade nunca está segura em nenhum lugar fora de uma aliança.

8. Deus dá graça e força para a pureza.

A graça não desfaz os pecados que cometemos, mas os redime e os faz trabalhar para o nosso bem. Ela nunca ignora ou aprova o pecado sexual (Romanos 6:1–2). Mas cobrirá todo pecado perdoado e o lançará tão longe quanto o leste está do oeste, nas partes mais profundas, ocultas e esquecidas do mar (Miqueias 7:19).

Seu pecado sexual passado não pode superar o amor soberano demonstrado por você na cruz e não pode afastá-lo da alegria pura, irrepreensível e eterna. Isto é, se você acreditar naquele que assumiu seu pecado por você, até mesmo seu pecado sexual, e se você se arrepender e buscar sua pureza por sua graça em sua força.

9. Rompimentos não são o fim.

Alguns dos dias mais sombrios de uma pessoa solteira acontecem após uma separação. Você arriscou seu coração. Você compartilhou sua vida. Você comprou os presentes, criou as memórias e sonhou seus sonhos juntos – e tudo se desfez. Agora, você está de volta à estaca zero na busca pelo casamento, e parece mais solitário do que estaca zero e mais longe do altar por causa de tudo que você gastou e perdeu. E se todo relacionamento terminar assim? E se eu nunca me casar?

Aos quebrantados e medrosos, Deus diz: “Não temas, porque eu te remi; Eu te chamei pelo nome, você é meu. Quando você passar pelas águas, estarei com você; e pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá” (Isaías 43:1–2).

As separações costumam ser as águas mais profundas e os incêndios mais quentes na vida dos ainda não casados. Mas se confiarmos em Deus e corrermos para ele em meio a nossa dor e confusão, é nessas águas e fogos que experimentaremos sua proximidade e amor como nunca antes.

10. Namorar bem pode demonstrar sua fé em Jesus.

Na melhor das hipóteses, o namoro cristão exibe e promove a fé em Jesus e suas boas novas, e está em sintonia com o evangelho diante do mundo que assiste. Quero que ganhemos discípulos namorando radicalmente, confrontando os paradigmas do mundo e a busca de prazer com sacrifício, abnegação e intencionalidade.

Homens e mulheres no mundo desejam muitas das mesmas coisas que você deseja: afeto, compromisso, conversa, estabilidade e sexo. E, eventualmente, eles verão que o chão sob suas vidas e relacionamentos é mais firme do que as aventuras frágeis que eles conheceram. Eles verão algo mais profundo, mais forte e mais significativo entre você e seu outro significativo. Cada vez mais, à medida que o mundo está diluindo o namoro, seu relacionamento pode ser uma imagem provocativa de sua fidelidade a Cristo e um chamado para segui-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *