10 personagens favoritos da Bíblia

10. Rute

Os humanos são atraídos e impressionados pelo poder e pela liderança. Até mesmo nossa lista em algum nível prova isso. Mas no meio de patriarcas, reis e apóstolos, você encontra esta pobre mulher imigrante, viúva. Deus disse ao seu povo para ter um cuidado especial com pessoas como ela (Levítico 19:9-10), mas foi ela quem acabou dando o exemplo de como servir e prover, tanto que seu livro leva seu nome. Sua vida e seu livro são uma lufada de ar fresco de sacrifício, humildade e piedade, vindo logo após 21 dos piores capítulos da história de Israel em Juízes. Ela deve ser imitada e elogiada, uma mulher de mãos sujas e coração limpo. E por isso ela conquistou um lugar no nosso Top 10.

9. Davi

Menino pastor que virou rei, Davi foi o cumprimento de muitas promessas. Um homem de paixão, fé e destemor, ele aparece quando é mais necessário e converte uma tribo de nômades no reino mais poderoso da região. Ele era perfeito? Claro que não. Às vezes, sua paixão explodia sem controle e os resultados eram desastrosos. Mas sendo alguém conhecido por buscar o coração de Deus, ele sabe que há uma graça infinita esperando. De que outra forma ele poderia começar uma canção implorando por perdão e terminar agradecendo a Deus por ouvi-lo? Ele simplesmente sabia que a resposta seria “sim, eu perdôo”.

8. João

O lugar de destaque de João nos Evangelhos o coloca como um dos amigos mais próximos de Jesus. Ele era tão querido por Jesus, de fato, que mesmo enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Ele entregou Sua mãe aos cuidados de João. Após a ressurreição e ascensão de Jesus, João ajudou a liderar a igreja primitiva. A tradição diz que João escreveu O Evangelho Segundo João; João 1,2 e 3; e Revelação. A tradição também diz que ele é o único discípulo a não morrer como mártir. Em vez disso, diz-se que após seu exílio em Patmos, ele serviu o resto de seus dias em Éfeso, onde orientou alguns da próxima geração de líderes da igreja.

7. Daniel

Todos conhecem as histórias: leões em uma cova, profecias, vida de oração obediente. O que você disser. A vida de Daniel estava cheia. Como muitos outros personagens bíblicos famosos, sabemos sobre seus grandes triunfos – seus incríveis momentos de fé e obediência. Ao contrário da maioria dos outros personagens bíblicos famosos, não sabemos nada sobre suas falhas. Certamente ele caiu, ele era humano afinal. No entanto, não há Bate-Seba em sua história. Sem momentos de desonestidade. Nenhuma desobediência revelada. Daniel, de todas as aparências, era um seguidor verdadeiramente fiel e justo de Deus. Isso pode não ser totalmente identificável para a maioria de nós, mas é inspirador e desafiador. Mas quem estamos enganando? Essa história da cova dos leões é incrível e Daniel lidou com isso como um chefe.

6. Moisés

Moisés foi criado para ser um líder. Adotado pela filha do Faraó, ele foi criado como realeza. No entanto, esse era o cara que não se considerava um orador bom o suficiente para chegar a qualquer tipo de líder. Felizmente para Israel, isso não importava para o nosso Deus, que pode usar qualquer um. Expulso da sociedade egípcia, ele voltaria para libertar os filhos de Israel de sua escravidão egípcia. E pela mão de Deus, Moisés dedicaria o resto de Sua vida a conduzi-los à Terra Prometida e a estabelecê-los verdadeiramente como uma nação governada pela lei de Deus.

5. Jó

A Igreja às vezes fala em clichês e joga banalidades na dor. A Bíblia, porém, não. E talvez nenhum livro atravesse a espiritualidade superficial do “caminho certo” para responder ao sofrimento da maneira que Jó faz. Sempre que alguém diz que Deus não lhe dará mais do que você pode suportar, minha mente é atraída para Jó 6, onde Jó deseja que Deus tire sua vida. 

A questão do justo sofrimento pode ser um grande obstáculo à fé, e Jó é uma resposta tão clara quanto a Bíblia dá. Sua vida não é uma fórmula de como lidar com o sofrimento; apenas um exemplo transparente, bruto e não filtrado. Mas, além disso, ainda encontramos algumas das maiores palavras de fé nas Escrituras. “Eu sei que meu Redentor vive… mesmo depois que minha pele for destruída, sem esta carne eu verei Deus.” Amargura, reclamação, depressão e tudo, ele nunca desistiu e viu muito a Deus. E é por isso que ele está tão alto em nossa lista.

4. Abraão

Ele foi escolhido por Deus para ser o pai de uma grande nação. Lembramos de sua disposição de abandonar tudo para seguir aonde Deus estava levando. Anos mais tarde, quando pensou ter uma visão mais clara do plano de Deus para ele, ainda estava disposto a sacrificar seu próprio filho se isso fosse necessário. Ele intercedeu por Sodoma e Gomorra quando ninguém mais o faria. Apesar das grandes coisas que ele fez, Romanos nos diz que Abraão creu em Deus e que a fé lhe foi imputada como justiça. Ele teve um problema com a mentira e tentou tolamente “acelerar” o tempo de Deus tendo um filho, mas qualquer um que tenha uma música escrita sobre eles que pode manter as crianças entretidas por horas merece um lugar nesta lista. Então vamos apenas louvar ao Senhor.

3. Paulo

Muitos leitores ficarão indignados com o fato de Paul não ser o número um nesta lista. O que poderíamos ter contra o homem que passou de perseguidor violento a evangelista radical? Este é o cara que liderou a inclusão igualitária dos gentios na fé cristã, viajando e iniciando igrejas por todo o império, discutindo com líderes cristãos judeus que insistiam na circuncisão dos gentios e defendendo a teologia da Nova Aliança de Jesus em suas cartas que compõem um terço do Novo Testamento. Paulo mudou a história como poucos outros seres humanos já fizeram. No entanto, ainda estamos confusos sobre por que ele guardou rancor contra João Marcos por tanto tempo. Vamos Paul, eu ainda nunca ouvi um pedido de desculpas completo para Barnabas e Mark.

2. José (Antigo Testamento)

José o sonhador. O filho predileto. José, o fiel despenseiro dos dons de Deus. Ele era todas essas coisas e muito mais. Não há pessoa do Antigo Testamento que aponte mais claramente para Cristo do que José. Ele foi injustamente vendido como escravo. Ele foi punido e maltratado por coisas que não fez. Apesar de tudo, ele permaneceu fiel ao Deus de seu pai e aos ensinamentos de sua infância e, ao fazê-lo, salvou inúmeras vidas. Joseph é outro lembrete convincente de que a maioria de nós fica muito aquém do alvo com muita frequência. Nos identificamos mais com Pedro e Davi. Devemos nos esforçar para ser mais como Joseph.

1. Pedro

Nenhuma figura significativa no Novo Testamento é tão identificável quanto Pedro. Embora ele seja sempre o primeiro na lista dos apóstolos e a primeira pessoa que Jesus deseja que ouça a notícia de sua ressurreição, ele também tende a ser impulsivo, imprudente, ousado e até covarde. Pedro é o primeiro a declarar que Jesus é o “Messias, o filho do Deus vivo”. 

Ele jura sua lealdade eterna a Jesus e até corta uma orelha para Jesus. Então ele é encontrado amaldiçoando ao negar Jesus na hora de sua crucificação. Não amamos a covardia de Peter; nós amamos que podemos nos relacionar com isso. Amamos que mesmo depois das negações e maldições, Jesus não desistiu de Pedro. A ressurreição e o Pentecostes o transformam no destemido líder da igreja que encontramos em Atos e no paciente pastor que encontramos em suas epístolas. Apesar de sua metamorfose, ainda podemos nos relacionar com ele,


Aí está. Com base na última vez que publicamos uma lista dos 10 melhores, tenho certeza de que muitos de vocês discordam dos resultados. Tudo bem. Diga-nos quem deixamos de fora da lista, quem classificamos muito baixo ou muito alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *