12 Passagens do evangelho para mergulhar

Mera verdade não vai fazer isso. Nossas almas precisam desesperadamente do evangelho.

“A graça de Deus em verdade” ( Colossenses 1:6 ) é o choque que traz à vida uma alma morta e a carga que a mantém viva. O evangelho é o gás que desperta e energiza o coração humano, não mera verdade – essencial como a verdade é. Dois mais dois é igual a quatro — isso é verdade. Ele simplesmente não faz muito para impulsionar e conduzir uma alma lânguida.

É tudo maravilhoso e bom aprender várias verdades da Bíblia – e há muitas verdades cruciais para aprender – mas não devemos perder ou minimizar a única verdade do evangelho, “a palavra da verdade” ( Efésios 1:13 ; Colossenses 1:5 ), a mensagem tão central e significativa que o apóstolo a chama não meramente de uma verdade, mas a verdade, em todas as Epístolas Pastorais ( 1 Timóteo 2:4 ; 3:15 ; 4:3 ; 6:5 ; 2 Timóteo 2:18 , 25 ; 3:7  ; 4:4 ; Tito 1:1 , 14 ).

Uma dúzia de textos sobre a verdade

Recentemente, compilamos duas pequenas listas de versículos bíblicos que recompensam especialmente o esforço de armazenar vigilantemente em nossos corações.  Aqui estão agora doze “passagens evangélicas” cuidadosamente selecionadas que chegam ao cerne das boas novas bíblicas em apenas dois a quatro versículos.

Essas seções curtas estão prontas para memorização e, pelo menos, garantem algum tempo prolongado de reflexão. Construa sua vida sobre eles e ao redor deles, e deixe-os moldar e dar sabor a tudo. Mergulhe neles – e mergulhe-os.

Isaías 53:4–6

Certamente ele suportou nossas dores e carregou nossas dores; contudo, nós o consideramos ferido, ferido por Deus e aflito. Mas ele foi traspassado por nossas transgressões; ele foi moído por nossas iniqüidades; sobre ele estava o castigo que nos traz a paz, e pelas suas feridas fomos sarados. Todos nós gostamos de ovelhas se extraviaram; nós nos voltamos – cada um – para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Romanos 3:23–24

Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. . .

Romanos 4:4–5

Ora, para aquele que trabalha, seu salário não é contado como uma dádiva, mas como algo que lhe é devido. E para aquele que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça. . .

1 Coríntios 15:3–4

Entreguei-vos em primeiro lugar o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado, que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. . .

Gálatas 3:13–14

Cristo nos resgatou da maldição da lei fazendo-se maldição por nós — porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” — para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse aos gentios, para que podemos receber o Espírito prometido pela fé.

Efésios 2:4–5

Mas Deus, sendo riquíssimo em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos. . .

Filipenses 2:6–8

Embora ele estivesse em forma de Deus, [Jesus] não considerou o ser igual a Deus algo a ser alcançado, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, nascendo à semelhança dos homens. E sendo encontrado em forma humana, ele se humilhou tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Colossenses 1:19–20

Em [Jesus] aprove habitar toda a plenitude de Deus e, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, quer na terra, quer no céu, fazendo a paz pelo sangue da sua cruz.

Colossenses 2:13–14

Vocês, que estavam mortos em seus delitos e na incircuncisão de sua carne, Deus vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todas as nossas ofensas, cancelando o registro de dívida que estava contra nós com suas exigências legais. Isso ele colocou de lado, pregando-o na cruz.

Tito 3:4–7

Quando a bondade e a benignidade de Deus nosso Salvador apareceram, ele nos salvou, não por obras de justiça feitas por nós, mas segundo a sua própria misericórdia, pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre ricamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, nos tornássemos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Hebreus 2:14–17

Visto que os filhos participam da carne e do sangue, ele também participou das mesmas coisas, para que, pela morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos aqueles que, pelo temor da morte, foram submetidos à escravidão vitalícia. Pois certamente não são os anjos que ele ajuda, mas ele ajuda a descendência de Abraão. Portanto, era necessário que ele fosse em tudo semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo.

1 Pedro 2:22–25

[Jesus] não cometeu pecado, nem se achou engano em sua boca. Quando ele foi insultado, ele não insultou em troca; quando sofria, não ameaçava, mas continuava confiando naquele que julga com justiça. Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça. Por suas feridas você foi curado. Pois vocês estavam desgarrados como ovelhas, mas agora voltaram para o Pastor e Supervisor de suas almas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *