3 Formas de Saber se uma Porta Aberta é de Deus

Só porque uma oportunidade se apresenta, e parece atraente, não significa necessariamente que é de Deus. E da mesma forma, só porque uma porta aberta parece um pouco incerta, não significa que você não deva passar por ela.

A chave é saber discernir se uma oportunidade é realmente uma porta aberta de Deus.

Não quero perder essas portas abertas porque tive medo de percorrê-las. Mas eu também não quero aproveitar todas as oportunidades que surgem, assumindo que é da mão de Deus e tem suas bênçãos associadas.

Em uma recente conversa com um amigo, falamos sobre a fé e a coragem de atravessar uma porta que Deus está mantendo aberta para nós, mesmo que não tenhamos certeza do que está do outro lado.

Mas então surgiu a pergunta: Como você pode dizer se Deus é quem abre a porta?

A Bíblia nos dá alguns princípios para nos ajudar a discernir se a oportunidade é realmente de Deus:

1. A porta que Deus abre nunca contradiz sua palavra

Muitos cristãos vêem oportunidades de ganhar mais dinheiro como uma porta aberta de Deus, mesmo que a oportunidade signifique um trabalho que os impeça da comunhão regular ou serviço em sua igreja.

No entanto, a Palavra de Deus nos diz para não negligenciar o encontro para adoração (Hebreus 10:25).

Algumas mulheres me disseram que acreditam que Deus abriu uma porta para um relacionamento de namoro para elas, mesmo que isso significasse estar em uma situação em que elas estavam “desequilibradamente unidos” com um incrédulo, contra o qual as Escrituras também adverte (2 Coríntios 6:14).

Deus não o conduzirá a uma oportunidade que contradiz o que ele diz claramente em sua Palavra.

Nem abrirá uma porta que exija comprometimento ou desobediência pessoal para você entrar.

Como seres propensos ao pecado, temos uma excelente maneira de transformar um mandato claro de Deus completamente ao redor e justificando-o por nossas circunstâncias, mas não é assim que Deus trabalha.

Se houver um compromisso de alguma forma, ou tivermos que curvar as Escrituras para justificar nossa “porta aberta”, então provavelmente não é uma porta que Deus está abrindo para nós.

Eu chamaria qualquer coisa que contradisse a sua Palavra uma tentação, ao invés de uma porta aberta de Deus. E a Palavra de Deus diz claramente que Deus não nos tenta (Tiago 1:13-14).

2. A Porta que Deus Abre Será Acompanhada pela Confirmação

Jesus expôs instruções para confrontar o pecado entre os crentes, dizendo:

Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Mateus 18:15,16

Eu acredito que o mesmo se aplica quando se trata de Deus confirmando algo em sua Palavra.

Ele frequentemente confirmará ou estabelecerá um assunto por “duas ou três testemunhas”, sejam elas versículos da Palavra de Deus, conselho de um pastor ou pessoa respeitada que é fundamentada nas Escrituras, ou uma circunstância não comprometedora que continua a apresentar em si.

Através da oração, discernimento e busca de conselhos divinos, você deve ser capaz de dizer se aquela “porta aberta” e suas confirmações estão realmente vindo de Deus.

3. A porta que Deus abre exigirá que você dependa dEle

Deus não nos dará algo que nos afaste dEle ou nos faça acreditar que não precisamos mais dele.

Ele é um Deus de relacionamento e um Deus que insiste em ser o primeiro em nossas vidas (Mateus 6:33).

Portanto, se você entender que é algo que só ocorrerá por meio da fé, é possível que se trata do Senhor te chamando para exercitar sua fé.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

Muitas vezes uma porta aberta de Deus é aquela que permite que nossa fé seja fortalecida. Afinal de contas, é o objetivo de Deus para nós: crescer na fé e em Cristo na semelhança.

Tome sua oportunidade ou “porta aberta” a Deus e peça por sua confirmação – através de sua Palavra e conselho divino de outros – e tenha paz na decisão, e você pode ter a certeza de que não está apenas escolhendo uma porta ao acaso, mas você está andando com cuidado pelas que Ele quer que você entre.

Autor: Cindi McMenamin é professora da Bíblia, palestrante nacional e autora de 15 livros, incluindo When Women Walk Alone , When Couples Walk Together , God’s Whispers to Woman’s Heart e seus mais novos 10 segredos para se tornar uma mãe sem preocupações. Para mais informações sobre seus livros, ministério ou recursos gratuitos para fortalecer sua alma ou casamento , consulte o site dela: StrengthForTheSoul.com .