3 maneiras pelas quais Paulo ensina os maridos a liderar famílias piedosas

Existem milhares de livros sobre liderança, escritos por CEOs, pastores e coaches. Esses tipos de pessoas têm experiência em liderar outras em um objetivo comum, então faz sentido que sejam eles a transmitir princípios sobre o tema da liderança.

O ex-jogador e pastor da UNC David Chadwick – que escreveu o livro Os 12 Princípios de Liderança de Dean Smith – diz assim: “Para ele, sempre foi sobre a equipe estar em primeiro lugar. Você sempre apontou para a pessoa que lhe deu o passe, porque o artilheiro fica nas manchetes, mas a pessoa que se sacrifica e te dá a bola pela assistência não.

Então você reconhece aquela pessoa – você mostra as pessoas nas arquibancadas e assistir na televisão aquela pessoa também é importante. Quando alguém saía do jogo, todos no banco tinham que se levantar e aplaudir, ou todos corriam no dia seguinte. Foi um jogo de equipe. Todo mundo fez parte disso”.

Podemos ler livros – como o livro de Chadwick sobre Smith – e aprender muitas coisas valiosas sobre liderança. E, devemos fazer isso. 

Mas, quando se trata de como devemos liderar nossas famílias, onde devemos procurar ajuda? A resposta óbvia – a “resposta da Escola Dominical”, se preferir – é fácil: a Bíblia. Nela, Deus nos dá Seu desígnio para a família.

Através dos escritos de Paulo em Efésios, sob a inspiração do Espírito Santo , podemos aprender exatamente como os homens podem ser os líderes que Deus nos chamou para ser. Aqui estão 3 áreas para focar. 

1. Deixe Cristo ser o líder de sua vida

“E andai em amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5:2

 “Ande em amor, como Cristo…” Essas são diretrizes bastante claras. Paulo abre sua passagem sobre família com diretrizes para nós como indivíduos. Isso porque, para liderar os outros, temos que nos certificar de que, como indivíduos, estamos no lugar certo.

 Todo mundo que se considera um líder foi liderado por alguém. Eles pegaram táticas e técnicas de boa liderança ao longo do caminho e as colocaram em prática. Todo líder tem um líder. E, se queremos ser um líder bem-sucedido de nossas famílias, esse líder que procuramos deve ser Jesus. Devemos ser “imitadores” Dele e andar em amor, assim como Ele fez.

Não podemos ser líderes eficazes e piedosos em nossos lares até que entreguemos nosso trono pessoal ao Rei dos Reis. Temos que convidar Cristo a ocupar Seu lugar de direito em nossas vidas e permitir que Ele trabalhe através de nós.

Isso não é uma coisa fácil de fazer. Significa abandonar nossos próprios desejos e trocá-los pela vontade de Deus. Significa mudar nosso foco de nossos objetivos para os de Deus. E, quando você começa a fazer isso, uma coisa incrível acontece.

Seus desejos e os desejos de Deus se tornam um e o mesmo.

“Confie no Senhor e faça o bem; habitar na terra e ser amigo da fidelidade. Deleite-se no Senhor, e ele lhe concederá os desejos do seu coração. Entregue seu caminho ao Senhor; confia nele, e ele agirá” ( Salmo 373-5 ).

Liderar sua família em casa significa primeiro permitir que Deus lidere sua vida. Quando você entrega seus caminhos a Ele e confia Nele, Ele cuidará do resto.

2. Ame sua esposa como Cristo amou a Igreja

“Maridos, amem suas esposas, como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.” Efésios 5:25

Jesus é o exemplo perfeito de liderança. E, vemos em como Ele se inclinou para lavar os pés de Seus discípulos, Ele era um líder servo. Ele deu de Si mesmo – pagando o sacrifício final com Sua morte na cruz – para nos salvar. “Este é o meu mandamento, que vocês se amem como eu os amei”, ele diz em João 15:12-13 ) “Ninguém tem maior amor do que este, que alguém dá a sua vida por seus amigos.”

Jesus demonstrou amor perfeito por nós. Em Efésios, os maridos são instruídos a amar suas esposas da mesma maneira. Liderar bem sua família não significa governar com mão de ferro. Em vez disso, significa estar disposto a sacrificar tudo pelo bem de sua família.

Esta passagem em Efésios é muitas vezes tirada do contexto. Vamos ser sinceros, “esposas, submetam-se a seus maridos” não se encaixa bem com o vernáculo moderno. Mas, se você digerir qual é o papel do marido, isso ilumina o projeto completo de Deus.

Como cristãos, nós realmente não recusamos a ideia de nos submetermos a Cristo. Porque entendemos o amor que Ele tem por nós e o que Ele sacrificou, nós nos submetemos voluntariamente – ou pelo menos deveríamos. Em nossas casas, deve ser semelhante. Os maridos devem amar tão ferozmente que todo o resto se encaixe. Liderar como Jesus em seu lar requer um amor sacrificial por sua esposa que reflita Seu amor por nós.

3. Tratando sua família como um campo missionário

“Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados”. Efésios 5:1

É engraçado como você pode ver a si mesmo ou seu cônjuge nas ações e maneirismos de seus filhos. Minha esposa e eu somos grandes fãs da série Friends . De tempos em tempos, citamos o programa um para o outro e achamos hilário. Claro, nossos filhos nunca viram, mas eles querem se divertir. Então, eles repetem algumas das mesmas citações que nos ouviram dizer. Eles podem até não entender a piada, mas ainda acham que é hilário porque nós entendemos.

As crianças são esponjas, absorvendo tudo o que vêem e ouvem. Eles são imitadores de seus pais, aprendendo sobre a vida pela forma como nos veem vivendo-a e depois colocando-a em prática. Temos uma responsabilidade incrível.

Efésios 5:1 nos lembra disso, encorajando-nos a absorver tudo sobre Deus (como uma esponja) e colocá-lo em prática. Nossas vidas (de acordo com o versículo 2) devem ser uma oferta a Deus. Em outras palavras, nossas ações devem refletir nosso coração. Se estivermos vivendo dessa maneira, nossos filhos verão isso e serão atraídos a conhecer mais sobre Cristo.

Deus tem um propósito para cada um de nós. 

Se Ele lhe confiou filhos, então Ele lhe deu a oportunidade de cumprir um chamado muito especial.

O que se tornou uma das minhas passagens favoritas das Escrituras se encontra em Deuteronômio 6 : “Estes mandamentos que hoje vos dou devem estar em seus corações. Impressione-os em seus filhos. Fala delas quando estás sentado em casa e quando caminhas pela estrada, quando te deitas e quando te levantas” ( Dt 6 :6-7).

Temos a responsabilidade como pais de ensinar aos nossos filhos o que é importante para Deus. Não significa forçá-los a um certo conjunto de crenças ou rituais; em vez disso, significa demonstrar uma fé real – aquela que coloca o foco em amar a Deus e amar os outros.

Na minha opinião, não há propósito maior que possamos ter na vida do que refletir a imagem de Deus para nossos filhos verem.

Em seu livro Raising Kingdom Kids , o autor e pastor Tony Evans escreve: “Deus criou a primeira família. Ele lhes disse para serem frutíferos e se multiplicarem e encherem a terra. E a ideia não era apenas encher a terra com pessoas, mas encher a terra com a Sua imagem na qual o homem e a mulher foram feitos”.

Nossa principal responsabilidade como pais é representar o Evangelho. Devemos ensinar nossos filhos sobre Jesus e o plano de Deus para suas vidas. Isso é o que é liderar sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *