3 mitos sobre o lazer

Mito #1: Cuidar do meu corpo não é uma questão espiritual.

Embora o mundo secular muitas vezes enfatize o corpo excluindo a alma, a igreja às vezes se desvia para o extremo oposto de enfatizar a alma excluindo o corpo. Em alguns círculos, qualquer tentativa de cuidar do corpo é vista como não espiritual.

A Bíblia, porém, encontra o caminho equilibrado entre esses dois extremos e nos orienta a cuidar tanto do corpo quanto da alma. O apóstolo Paulo apresenta sua teologia do corpo em 1 Coríntios 6:9–20.

Ele começa admitindo que o corpo humano foi danificado pelo pecado (1 Coríntios 6:9-10). No entanto, isso não significa que simplesmente esquecemos o corpo. Não, Paulo diz que a redenção de Cristo não é apenas para a alma, mas também para o corpo. É uma salvação completa de corpo e alma. “O corpo é. . . pelo Senhor”, insiste Paulo, “e o Senhor pelo corpo” (1 Coríntios 6:13). 

Mais do que isso, seu corpo é um membro de Cristo (1 Coríntios 6:15–17). Não são apenas nossas almas que são membros de Cristo; assim são nossos corpos. Isso deve ter um efeito enorme em como cuidamos deles. E ainda mais do que isso, seu corpo é um templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). 

E, se possível, há uma motivação ainda maior. Seu corpo foi comprado com o preço do sangue de Cristo (1 Coríntios 6:20). 

Mito #2: Lazer DIÁRIO não é uma necessidade.

Todo cristão quer conhecer mais a Deus; poucos cristãos lutam pelo silêncio necessário para conhecê-lo. Em vez disso, passamos nossos dias esmagando címbalos que quebram a quietude e destroem o conhecimento em nossos ouvidos e em nossas almas. Estes são os címbalos da culpa, ganância, raiva, controvérsia, ressentimento, vaidade, ansiedade, preocupação, autopiedade. O barulho repetitivo e imparável da expectativa vem de todas as direções – família, amigos, empregador, igreja e, especialmente, de nós mesmos.

Então: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus.” O tempo de lazer é como obedecemos a esse chamado.

Isso pode ser simplesmente quietude mental, mas muitas vezes envolve quietude mental e física. Eu tento construir alguns momentos tranquilos de lazer em diferentes partes do meu dia – momentos de silenciar os címbalos. Idealmente, o primeiro é meu tempo devocional – mesmo antes do clamor de e-mail, tarefas domésticas, mídia social e as notícias começarem. É quando minha mente está mais quieta e posso me orientar. Sem ele, o resto do meu dia tende a ser menos produtivo, muitas vezes cansativo e caótico, como fazer uma viagem desconhecida sem primeiro verificar meu GPS. 

Outros momentos de lazer diários variam, mas, simplesmente, são pequenas pausas no fluxo de trabalho. Um café tranquilo também ajuda muito. Alternativamente, posso sair e simplesmente ouvir, observar e me maravilhar com a criação de Deus. Ou eu vou me encontrar com um amigo. 

Sem esses momentos diários de lazer mental e corporal, luto para ter uma conexão revitalizante da alma com Deus. É claro que, em alguns dias, mal conseguimos respirar, mas o lazer diário deve ser nosso objetivo.

Há épocas da vida em que isso é mais desafiador, como quando estamos em casa com crianças pequenas. Mesmo assim, e mais ainda, precisamos dessas pausas de lazer. Peça a Deus para ajudá-lo a descobrir quando você pode esculpir esses momentos do dia, ou mesmo aquela hora do dia, quando seus filhos estão cochilando. Saia da lista de tarefas e relaxe por alguns minutos com algo totalmente diferente. Muitas vezes, no passado, eu exagerava no trabalho doméstico durante a soneca de meus filhos e negligenciava o lazer físico e mental que teria evitado que minha mente caísse em uma espiral de esgotamento e depressão.

Sim, o lazer diário é uma necessidade!

Mito #3: O lazer SEMANAL não é uma necessidade.

Um dos déficits mais comuns na vida das pessoas que aconselhei com depressão é a ausência de um sábado semanal regular. Por sábado , quero dizer um dia alegre de descanso e refrigério centrado na adoração a Deus , na comunhão de seu povo na igreja local e na renovação dos relacionamentos familiares. Acredito firmemente que uma das maiores causas de estresse, ansiedade, esgotamento e depressão em nossa cultura moderna é a falha em receber o padrão sabático (seis dias de trabalho, um dia de descanso) como um presente de um Deus sábio e compassivo. .

Como o próprio Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2:27) – Observar o descanso sabático é especialmente importante na era do Novo Testamento, uma vez que o princípio moral do sábado foi despojado das armadilhas temporárias da lei civil e cerimonial de Israel.

Mesmo fontes seculares estão reconhecendo cada vez mais a necessidade de um sábado semanal, mesmo que Deus não tenha nada a ver com isso, promovendo os benefícios sociais, psicológicos e de produtividade de um dia de descanso semanal. Quão mais benéfico é um sábado semanal se colocarmos seu Criador no centro dele. É um presente, não uma ameaça. É um momento para curar o corpo, a mente, a alma e nossos relacionamentos com Deus e com os outros. É a maneira de Deus nos fornecer uma perspectiva espiritual e eterna em nossas vidas. 

É o dia em que podemos nos concentrar inteiramente em Deus, em sua adoração pública, em seu povo e em casa com a família. É um dia em que comemos juntos como uma família e ninguém está com pressa em lugar nenhum. É o dia em que conversamos sobre o sermão, revisamos a semana anterior e agradecemos a Deus por Sua obra em nossas vidas. 

Vamos honrá-lo usando-o como ele pretendia.

Sim, o lazer semanal é uma necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *