3 Razões que alguns cristãos não vão a igreja

Infelizmente, a realidade é que há um bom número de cristãos professos que evitam a freqüência à igreja completamente. O problema dos cristãos professos que negligenciam o envolvimento da igreja não é, infelizmente, um mito. A quantidade de pessoas nessas situação tem aumentado a cada dia e isso deveria nos levar a refletir se as razões para não a ir a igreja são convincentes.

Há uma série de desculpas que tais crentes professos dão por sua falta de envolvimento da igreja. Aqui estão três que eu ouvi:

Eu fui magoado / ferido / enganado por uma igreja anterior (líder ou igreja).

Infelizmente, isso acontece verdadeiramente, estamos carentes de líderes sérios e que realmente se preocupam com as ovelhas. Muitas pessoas foram emocionalmente dilaceradas pelas ações de outras pessoas. Igrejas estão cheias de pecadores, esperançosamente, resgatados, mas ainda assim pecadores. O problema é que o pecado de alguém contra você não é uma boa desculpa para você pecar contra Deus, ignorando o seu plano para esta dispensação que é para o seu povo se identificar com uma igreja local.

A igreja está cheia de hipócritas.

Sim, as igrejas locais contêm as pessoas que vivem com hipocrisia. Em certa medida, cada pessoa que reconhece o senhorio de Cristo, mas continua a pecar está agindo com hipocrisia. Este era um problema no primeiro século, e continua a ser um problema no vigésimo primeiro também. Enquanto os crentes possuem uma natureza pecaminosa, eles vão pecar contra seu Senhor e Salvador, e tal pecado é contrário à sua profissão. No entanto, esta não é uma boa razão para evitar a igreja, pois poucas coisas poderiam ser mais hipócrita do que professam amar a Cristo enquanto se recusam a identificar-se com o seu povo em uma expressão local do corpo de Cristo.

Eu posso adorar a Deus melhor da minha casa.

Alguns crentes que falam que são livres de igreja, eles acham que porque eles podem se aproximar de Deus diretamente através de Cristo, não precisam estar conectados a uma igreja local. Na verdade, alguns professam que a sua relação com Deus tem realmente melhorado quando deixaram de participar da igreja. Mas se o plano de Deus para esta era envolve seu povo em conjunto para adoração, comunhão e responsabilidade mútua, então isso não poderia acontecer. A qualidade da nossa adoração não é completamente separada de afeições ou “sentimentos”, mas os sentimentos não podem substituir a disciplina. Não se pode adorar a Deus melhor, ignorando suas instruções e o modelo que está muito claramente definido no Novo Testamento.

Às vezes, essas três desculpas são usadas ​​juntos, como se fosse possível construir um caso cumulativo para por que ele ou ela não precisa estar conectado a um corpo da igreja local. Eu forneci apenas as respostas simples para estas desculpas. Aqui estão algumas passagens do NT para que os cristãos sem igreja possam lutar com esse sentimento de abandono da igreja local:

De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. Atos 16:5

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3:14,15

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7

Veja também Atos 15:41; 1 Cor 1:2; 1 Co 4:17; 1 Cor 07:17; 2 Cor 8:1-24; Gal 1: 2; 1 Tm 5:17; Tito 1: 5-9; 1 Pedro 5:1-4 entre outros.