4 coisas para proteger quando você se envolve com a cultura

A obra de criação de Deus revela Seu caráter e esplendor. Na sua auto-expressão criativa, Deus revela o seu amor eterno e o seu poder para realizar essa revelação. 

O amor de Deus motivou-O a criar a humanidade à Sua imagem. Como tal, a humanidade pode envolver-se na sua própria auto-expressão criativa. Deus dotou a humanidade com a capacidade de linguagem e comunicação para compartilhar nossa experiência em sua presença. 

A cultura pode ser aquela arena através da qual expressamos essas experiências de conexão, anseio, busca e experiência com Deus. Mas também pode ser aquela arena através da qual expressamos um sentimento de desconexão, um desejo de fugir de Deus ou de rejeitá-Lo.

Quando nos envolvemos com a cultura, devemos lembrar que a humanidade cria cultura a partir de um lugar de rebelião contra Deus ou de um lugar de restauração a Deus. Conseqüentemente, os cristãos devem discernir  quais festividades, obras de arte, literatura, ou filmes e séries permitem que seus olhos e ouvidos vejam. 

Quero oferecer quatro coisas que seria sensato proteger quando você considera com o que se envolver: 

1. Um coração puro 

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5:8) 

Ter um coração puro nos permite ter comunhão com Deus. Um coração contaminado pelo pecado, porém, não pode ter comunhão com Deus. É por isso que Deus nos enviou um representante perfeito para garantir a justiça perfeita e o sacrifício necessário para nos aproximarmos e comungarmos com ele em paz e alegria. 

Jesus satisfez nossa dívida contra a justiça divina na cruz. Ali Jesus assumiu as nossas iniqüidades e consumiu a ira do Pai. Ele derramou água e sangue para nossa limpeza e purificação (João 19:34). Esmagados pela ira do Pai, fontes de água viva poderiam fluir dele para nós. 

E o Espírito Santo desce em nossos corações para habitar em nós. Ali o Espírito nos limpa e purifica através da água e do sangue derramado por Jesus. Ele derrete nossos corações endurecidos e ilumina nossas mentes obscurecidas com a luz sagrada e o calor de Deus, o próprio Jesus. Assim, o Espírito nos transforma no povo puro e santo que o Pai declara que somos.

Como filhos do Pai adotados em Sua família espiritual, podemos aproximar-nos e ter comunhão com Deus através de Jesus. Ao contemplarmos a Deus, somos conformados em nossas afeições, convicções e ações com a Palavra infinitamente pura e santa de Deus, eternamente gerada.

Tenha muito cuidado para garantir que você não está se envolvendo com uma cultura que está trabalhando contra a sua santificação. Se você está em Cristo, você sempre será filho adotivo de Deus. No entanto, consumir uma cultura que contamina o seu coração fará com que você se sinta como se estivesse vivendo distante de Deus. 

2. Uma boa consciência 

“… quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para servirmos ao Deus vivo.” (Hebreus 9:14) 

Além de nos lavar na Palavra, o Espírito escreve essa Palavra em nossos corações. Tendo lavado as nossas consciências, a santa verdade do Pai governa com segurança a nossa consciência.  

Num  devocional , Anthony Carter define a consciência como “o lugar da realidade onde a verdade é dita… o lugar de onde surge a culpa, onde a condenação e a liberdade lutam pela vida de uma pessoa”. Ali a verdade de Deus fala para nos convencer e assegurar-nos de nossa vida espiritual em Jesus. 

Nossa consciência, porém, pode ser profundamente afetada. Ele pode estar corrompido ou queimado. Para mantê-lo alinhado com a verdade precisamos ancorá-lo na Palavra de Deus. 

Deus nos revelou sua mente e coração nas Escrituras. Ali Deus revela sua vontade para nós. Ou seja, Deus revela na Sua Palavra como podemos aumentar a nossa conformidade com a semelhança de Jesus. 

Devemos meditar regularmente nas Escrituras com um espírito cauteloso e alegre que reverencia a Deus e anseia pela sua Palavra. À medida que consumimos a Palavra escrita e divina, o Espírito nos enche e move nossos corações para nos submetermos cada vez mais ao governo de Deus, a partir do crescente deleite em Deus. 

De acordo com as Escrituras, discerna por si mesmo se um meio de cultura se opõe às afirmações da verdade da Palavra de Deus. Responda às mentiras do mundo com as promessas e mandamentos de Deus. Acima de tudo, não comprometa a sua devoção à lei de Deus, que reflecte o seu carácter santo de consumir cultura. 

3. Uma fé sincera

…tudo o que não procede da fé é pecado. (Romanos 14:23)

Pela graça através da fé, Deus nos deu santidade e pureza interiores. Isso transborda para produzir santidade e pureza exteriores. Em outras palavras, nossos afetos e convicções renovados produzem palavras e obras renovadas. À medida que inclinamos nossos afetos e convicções para Jesus, nos preparamos para obras mais renovadas.  

Através da sua morte e ressurreição, Jesus abriu um caminho para que entrássemos na presença de Deus ao lado dele (Hebreus 9:12; 10:19). E ele comissionou seu Espírito para habitar dentro de nós e nos capacitar a buscar aquilo que ele colocou nossos olhos.  

Esse objeto do nosso olhar é Deus. Todas as coisas boas vêm de fixar nosso olhar Nele. Precisamos valorizar a nossa fé sincera em Jesus e proteger-nos de coisas que ameaçam tomar o seu lugar nos nossos afetos e convicções. Como novas criações em dívida com Jesus, devemos lutar para saber quais meios culturais são dignos de nossa atenção, tempo e energia. 

O consumo de algumas partes da cultura aumenta a ganância por entretenimento e a auto-indulgência. Mas a fé em Jesus Cristo cultiva a generosidade e a abnegação dentro de nós. Sentimo-nos alegremente compelidos a dedicar nosso tempo aos outros e a fazer boas obras no Senhor. 

4. Uma natureza orientada para Cristo 

Através do nosso discernimento, devemos apontar para a redenção de Cristo. Toda a criação geme e aguarda a aplicação completa da redenção de Cristo. Nós também não devemos nos contentar com a época e o mundo atuais, nem com o prazer barato e passageiro que o pecado oferece. Como povo de Deus, devemos juntar-nos a Jeremias na proclamação: 

Um trono glorioso colocado no alto desde o início 
é o lugar do nosso santuário. 
Ó Senhor, esperança de Israel, 
todos os que te abandonam serão envergonhados; 
aqueles que se afastarem de ti serão inscritos na terra, 
   porque abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

(17:12-13)

O nosso consumo de qualquer meio cultural deve apontar-nos para a nossa herança celestial e cultivar o amor genuíno por Deus e pelo bem-estar do nosso próximo. Este amor “provém de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” (1 Timóteo 1:5). Sem isso, negligenciamos a nossa própria saúde espiritual e a do próximo, até a morte de nossas almas (1 Timóteo 18-20).  

A partir do respeito pela lei de Deus (pela qual Deus julgará todas as pessoas), devemos procurar, em espírito de oração, conversas para partilhar a nossa fé com o próximo, à medida que nos envolvemos na cultura. Através da apresentação do Evangelho em conjunto com a lei, Deus desfere um duro golpe no nosso orgulho, ao mesmo tempo que nos reaviva na pessoa e na obra de Jesus.  

Na verdade, Jesus está entronizado como o único remédio para a presença, o poder e a culpa do pecado.  

Tal busca cristã procede de um coração de gratidão e honra em Cristo. Ele nos libertou da incredulidade e do ódio para vivermos uma vida de fé e amor em si mesmo: 

É fiel e digna de plena aceitação a palavra de que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1:15)

Assim, nossa busca começa e termina com a doxologia que reverencia e adora a Deus: 

Ao Rei dos tempos, imortal, invisível, o único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (1 Timóteo 1:17)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *