4 coisas que você deve saber sobre os novos céus e a nova terra

1. Jesus foi ressuscitado na terra.

Jesus foi ressuscitado para a terra, não para o céu. Não devemos confundir a ressurreição e a ascensão. A sepultura de José de Arimatéia estava vazia. Depois de sua ressurreição, o corpo de Jesus foi claramente transformado, mas ainda era o mesmo corpo físico que foi colocado na tumba. 

Esta ressurreição são as primícias da ressurreição geral (1 Coríntios 15:20, 23). Nossos corpos também serão ressuscitados de uma forma que nos permitirá viver nos novos céus e na nova terra. Não sabemos todos os detalhes de como será, mas sabemos que “seremos semelhantes a ele” (1 João 3:2). 

O cristianismo é uma religião de ressurreição.1 Cor. 15:20, 23 ). 

2. A Bíblia começa em Gênesis 1, não em Gênesis 3.

A Bíblia não começa com o problema do pecado; começa com a beleza da terra. Através de todas as reviravoltas da história bíblica, Deus permanece comprometido com sua criação. À luz disso, é surpreendente que tantos cristãos vejam a terra como transitória, na melhor das hipóteses, e algo a ser abandonado, na pior. 

Os capítulos iniciais de Gênesis destroem esse equívoco. Deus, não Satanás, terá a vitória final sobre o que Deus fez. Não será descartado, mas resgatado. O escopo desta operação de resgate abrange tudo o que caiu. 

Não é surpreendente, portanto, que as Escrituras falem do cumprimento desse resgate como “novos céus e uma nova terra” (Isaías 65:17; 66:22; 2 Pedro 3:13; Apoc. 21:1). A história da Bíblia começa com “Criou Deus os céus e a terra” (Gn 1:1) e termina com “um novo céu e uma nova terra”

3. Deus não reteve o seu melhor quando criou a terra.

A terra que Deus criou não é uma máquina funcional, monocromática e utilitária. É cheio de beleza, cor e criatividade. Deus declarou que era “muito bom” (Gn 1:31). Deus não se conteve quando criou este mundo reservando o melhor para o céu. Gn 1:31 ). 

Claro, o mundo não é tudo o que gostaríamos que fosse. O sofrimento permeia todas as partes de nossas vidas. Mas esse problema não é porque a Terra é de segunda categoria. É causada pela entrada do pecado. Por meio da Bíblia, Deus mostra seu compromisso de resolver esse problema descendo à terra para resolver a questão do pecado. Isso começa no Éden, onde ele caminha com Adão no jardim (Gn 3:8), e continua quando a glória de Deus é contemplada no tabernáculo, no templo, na encarnação, na crucificação, na ressurreição e no dom do Espírito Santo. 

Quando Jesus voltar, não será apenas para uma visita, para nos buscar e nos levar para outro lugar. Ele vem para ficar. A Nova Jerusalém descerá à terra (Apocalipse 21), e a beleza da criação de Deus será restaurada e renovada. Gn 3:8 ).

4. Deus fez uma aliança eterna com a criação.

Soa estranho em inglês fazer um pacto com a criação. Como animais, árvores e rochas reagem? Mas Deus declara: “E farei para eles um pacto naquele dia com os animais do campo, as aves dos céus e os répteis da terra” (Oséias 2:18). Pensamos em um pacto em termos contratuais, entre duas partes informadas e consentidas. Mas a palavra hebraica berith ( aliança ) muitas vezes pode significar uma promessa unilateral. 

Quando Deus faz uma aliança com Abrão, Abrão estava dormindo (Gn 15:12).

As alianças sucessivas nas Escrituras falam de uma aliança eterna ( berith ‘olam ) feita com a criação. Esta referência é vista nas alianças com Noé (Gn. 9:16), Abraão (Gn. 17:7), Moisés (Êx. 31:16; Lv. 24:8), Davi (2 Sam. 23:5) , e com Israel após o exílio babilônico . 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *