5 coisas que você deve saber sobre a presença de Deus

1. Deus é transcendente.

O Senhor é “Deus em cima nos céus (transcendente) e embaixo na terra (imanente)” ( Josué 2:11 ). Mas, para entender Deus plenamente, devemos reconhecer que sua aproximação à criação decorre do fato de ele ser distinto da criação. Em outras palavras, não há deficiência em Deus que a criação satisfaça. O Senhor não se relaciona com este mundo porque lhe falta algo dentro de si. Não, Deus se aproxima da abundância de quem ele é.

A transcendência de Deus o distingue da ordem criada e coloca as coisas em sua perspectiva correta. Deus não vem até nós necessitados e carentes, mas vem para “vivificar o espírito do humilde e o coração do contrito” ( Isaías 57:15 ). É o santo e justo acima que restaura os quebrantados e necessitados abaixo.

2. A Bíblia enfatiza a presença de Deus, não apenas sua onipresença.

Há uma diferença entre dizer “Deus está em toda parte” e dizer “Deus está aqui”. A primeira é a categoria padrão para a maioria dos cristãos. Falamos sobre a presença de Deus ser inevitável e que ele está “presente em todo lugar” ( Salmos 139:5-12 ; 1 Reis 8:27 ).

Mas parece que as Escrituras estão mais preocupadas com sua presença manifesta em relacionamento e redenção. E embora essas realidades divinas certamente não sejam conflitantes, a história bíblica gira em torno da manifestação de Deus com seu povo no Éden, no tabernáculo/templo, na encarnação de Cristo e no novo céu e nova terra.

3. A história da Escritura começa e termina com a presença de Deus.

No livro de Gênesis, o Éden é o lar do primeiro casal, mas, mais importante, é o santuário de Deus — o templo-jardim onde o Criador e seus portadores da imagem se relacionam ( Gênesis 3:8 ).

Avanço rápido para o final de nossas Bíblias e vemos uma imagem muito semelhante, mas em uma escala muito maior. Todo o céu colidiu com toda a terra para fazer um santuário perfeito para Deus habitar com o homem ( Apocalipse 21:1-4 ). No livro do Apocalipse, o Éden voltou e se expandiu para um novo céu e uma nova terra, onde todo o povo de Deus desfruta de sua presença eternamente.

4. A missão da humanidade e a presença de Deus são inseparáveis.

Deus deu um propósito ao homem e à mulher. Eles devem “frutificar e multiplicar-se” para “encher a terra e submetê-la e dominar” ( Gênesis 1:28 ). Adão e Eva devem fazer isso no Éden, o epicentro da presença relacional de Deus na criação. À medida que a família do primeiro casal se expande, também crescem os limites do jardim e, com ele, a presença de Deus. Da mesma forma, a presença de Deus deveria se espalhar para o resto da terra através do domínio exercido por Adão e Eva ( Números 14:21 ; Salmos 72:19 ).

5. O pecado mina a missão da humanidade e a experiência da presença de Deus.

Mas há um problema, não é? Adão e Eva trocam bênçãos por maldições quando comem do fruto proibido. Essas maldições atingem o âmago de quem eles são e para o que foram criados. Para Eva, a dor supera a promessa de um povo. Para Adão, a transpiração e os espinhos impedirão a promessa do lugar.

O pecado atrapalha tudo agora, especialmente a experiência do homem da presença de Deus. Por causa de sua desobediência, Adão e Eva agora são exilados; sua missão está em frangalhos enquanto eles estão fora do Éden. A presença de Deus que eles conheciam livremente não é mais gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *