5 Dicas para Identificar um Lobo em Pele de Cordeiro

Alguma vez você já ouviu o ditado “um lobo em pele de cordeiro”? Já ouvi muitas vezes. Em primeiro lugar, muitos anos atrás, ouvi uma das fábulas de Esopo, que falou sobre um lobo que quer colocar uma pele de ovelha para que ele pudesse enganar o pastor a acreditar que ele era um cordeiro. Então, quando o pastor havia fechado o cerco do rebanho atrás do portão à noite o lobo pensou que ele estava livre para comer todas as ovelhas que ele queria. Para sua surpresa, o pastor voltou para o rebanho a noite para recolher a carne para o dia seguinte. O lobo em pele de cordeiro foi morto justamente por se passar por uma das ovelhas.

Dizer “lobo em pele de cordeiro” significa simplesmente que alguém está fingindo ser algo que não é.

Anos mais tarde, ouvi este conceito em outro lugar da Bíblia. Jesus adverte contra os lobos em pele de cordeiro:

“… Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores…” Mateus 7:15

Segue cinco dicas de como você pode identificar um lobo em pele de cordeiro

.

O Lobo da Suposição: O que eles dizem que vai acontecer realmente acontece?

A história está cheia de relatos de pessoas prevendo o fim do mundo; alguns em um passado não tão distante. Além disso, alguns falsos profetas prometem as pessoas que elas serão curadas de uma doença terminal e isso nunca ocorre. Um verdadeiro profeta irá prever as coisas e essas coisas vão acontecer. Um lobo em pele de cordeiro vai jogar o jogo da adivinhação e quando a sua profecia se revela falsa, eles vão criar desculpas e, por vezes, até mesmo definir uma nova data para esse grande evento profético.

A Bíblia é clara sobre o que vai acontecer com os falsos profetas e a loucura de prever o futuro. Dê uma olhada:

Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Deuteronômio 18:20-22

O tolo multiplica as palavras, porém, o homem não sabe o que será; e quem lhe fará saber o que será depois dele? Eclesiastes 10:14

O Lobo Biblicamente Analfabeto: O que eles falam condiz com as Escrituras?

Você está ouvindo coisas que você sabe que não concorda com o que você aprendeu com a Bíblia? Se sim, pode ser porque esse lobo em pele de cordeiro não conhece a Bíblia e ele está contando com a sua falta de conhecimento bíblico também. É por isso que é essencial para o cristão estar diariamente com a Palavra porque quando você sabe a verdade, uma mentira será muito clara para você.

Será que ele está causando problemas na igreja e entre os irmãos? Um profeta deve edificar a igreja, não levá-la para baixo causando divisões. Talvez ele tenha fala mansa e acredita que com sua conversa vai ganhar seguidores para alimentar o seu próprio ventre (orgulho). Ele não quer edificar o corpo, ele é egoísta e astuto. Olhe para esses ensinamentos e advertência de Paulo para várias das igrejas de sua época.

E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Romanos 16:17,18

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:3,4

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:11-16

O Lobo Mundano: Será que eles têm um bom testemunho de Jesus?

O lobo mundano não vai dar frutos. Você pode saber se ele é um cristão verdadeiro por seus atos. Você pode ver este lobo em relação as suas atividades diárias e suas ações não estão focadas em levar outros a Jesus. Na verdade, suas ações levam as pessoas para longe da verdade do Evangelho. Ele não é um embaixador de Cristo. Aqui estão alguns versículos da Bíblia para ajudar você a detectar este lobo. Se você encontrar isso em sua caminhada, cuidado.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:16-20

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:19-25

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, Hebreus 6:1

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6

O Lobo Preguiçoso: Seus ensinamentos proféticos geram muito dinheiro?

Lobos comem qualquer coisa, qualquer tipo de carne. É uma forma de economizar energia durante os meses frios do inverno. É uma maneira de obter algo sem precisar de nenhum trabalho. Eles vão olhar para cervos que foram atingidas por veículos e desfrutar de uma refeição grátis. A mesma coisa com o falso profeta; sua ganância vai levá-los a recolher dinheiro para palestras onde eles falam as falsidades e exploram presas que desconhecem a verdade bíblica.

A ganância leva seu ministério, em vez da graça. Somos advertidos de que estes lobos não estão apenas do lado de fora da igreja, mas dentro também.

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Atos 20:28-30

Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 2 Tessalonicenses 3:10

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Pedro 2:1-3

O Lobo Sorrateiro: Eles se escondem até a hora certa

Os lobos são sorrateiros. Eles vigiam a presa e planejam o ataque. O lobo sorrateiro, falso profeta está na igreja assistindo e esperando. Ele é aquele que chama reuniões secretas. Ele ganha a confiança dos líderes e, em seguida, sobe para atacar, levando vítimas inocentes com ele. A Bíblia é clara sobre como Deus vai lidar com estes lobos furtivos.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:4,5

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15

Lobos nem sempre serão maus

A grande coisa sobre a Bíblia é que ela não só nos diz para ter cuidado com esses lobos em pele de cordeiro, mas também nos assegura que haverá um tempo onde não precisaremos mais temer o lobo. Isaías, um profeta verdadeiro, diz-nos que temos que olhar para a frente depois que Jesus vem e que existe um novo céu e nova terra:

E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. Isaías 11:6

O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor. Isaías 65:25

Que esse estudo possa lhe auxiliar na caminhada e na identificação dos muitos lobos que existem por aí.