5 Dicas para os pais ensinarem os filhos no caminho de Cristo

Nos dias atuais tem sido cada vez mais difícil criar os filhos nos caminhos do Senhor, isso porque o mundo bombardeia as crianças, adolescentes e jovens com sua filosofia perniciosa, transformando aos olhos de nossos filhos, o amargo em doce.

Como Cristãos, não podemos de maneira nenhuma nos permitir perder nossos filhos para o mundo, e por isso, preparamos cinco dicas para os pais ensinarem o caminho do Senhor aos seus filhos.

1-Entregue diariamente seu filho ao Senhor.
Só Deus conhece todos os caminhos, e por isso só ele sabe o caminho certo a seguir. Desta forma, todos os dias, deve-se entregar seu filho à Deus, porque antes dele ser teu ele pertence ao Senhor, e o nosso Deus o ama ainda mais enlouquecidamente que você, sendo assim a pessoa certa a quem oferecer seu bem mais precioso. Em I Samuel 1:11 vemos Ana entregar seu filho a Deus antes mesmo de gerá-lo, e essa oração de entrega, fez com que Samuel se tronasse um home de Deus.

2-Cuide dos olhos e ouvidos dos seu filhos
Pais que desejam conduzir seus filhos no caminho do Senhor devem estar sempre atentos ao que seus filhos assistem e ouvem. Dedique um tempo para assistir as programações que seu filho assiste e estabeleça uma regra de aprovação, de forma que ele só assista o que for aprovado por você. Com o passar do tempo ele mesmo desenvolverá a habilidade de classificar o que deve ou não assistir. Ensine-o a ter sempre cânticos de louvor nos lábios, que tudo que saia da boca seja para o louvor do Senhor.

3-Seja um exemplo a seguir
Não adianta ensinar com palavras e desmentir com atitudes. O certo tem que começar dos pais, pois assim será quase automático que passe aos filhos. Se não quer que se filho minta, jamais permite que ele te veja mentindo, se deseja que seu filho tenha intimidade com o Senhor, busque você a presença de Deus desesperadamente. Lembre-se sempre que palavras convencem, mas o exemplo arrasta.

4-Ensine seu filho a separar um momento do dia para Deus
Nunca é cedo demais para ensinar alguém a buscar a Deus. Enquanto ele não sabe ler, leia com ele todos os dias a bíblia, ore com ele todos os dias, pois dessa forma ele estará condicionado a fazer isso quando crescer. Quanto mais cedo o buscar a Deus passar a ser um hábito, menor a probabilidade de que ele se desvie do caminho quando crescer.

5-Imponha limites e ame seu filho com o amor de cristo
Essa Geração clama por limites. Sempre imponha limites, deixe claro o que não pode ser feito sob hipótese alguma, puna as desobediências, mas faça tudo isso sem jamais negligenciar o amor e atenção. A bíblia instruí a pegar a vara, mas também ensina através de Jesus um exemplo de amor a se ter pelos filhos. A disciplina associada a demonstrações de afeto podem mudar drasticamente a vida de seu filho e definir que tipo de pessoa ele será.

Jamais se esqueça, Deus entregou em suas mãos um bem muito precioso, Jamais negligencie isso. Dedique tempo e energia, pois ajudar o Senhor no processo de salvação do seu filho será o maior ministério que você poderá ter.

Por: Helora Venturelle

2 Comments on “5 Dicas para os pais ensinarem os filhos no caminho de Cristo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *