5 Passos para renovar sua mente

Como é o seu fluxo de consciência?

Há palavras flutuando em minha mente o tempo todo; alguns são bons e propositais, e outros não. Meu monólogo mental geralmente contém muita tagarelice autocentrada e autodestrutiva.

Minha mente precisa de uma atualização. Talvez você também se beneficie dessas etapas.

Passo 1: Peça ao Senhor para guardar e dirigir sua mente.

Minha mente é o lugar do meu intelecto, raciocínio e intenções; meu comportamento começa em minha mente ,  e minha mente é onde a transformação espiritual acontece (Romanos 12:2). O objeto do meu pensamento regular determinará como meus dias, anos e, finalmente, minha vida se desenrolará. Tudo começa na mente.

Muitas vezes, eu simplesmente não me preocupo em pedir a proteção do Senhor, direção e supervisão de minha mente. De agora em diante, farei o meu melhor para começar meu dia com uma simples oração:  Jesus, pelo seu Espírito Santo, mantenha minha mente firme onde você quer que ela esteja focada hoje.  

Passo 2: Reconheça a fonte dos pensamentos autocentrados e autodestrutivos.

Dado que meu comportamento começa em minha mente, e minha mente é onde a transformação espiritual acontece, é alguma surpresa que o adversário queira mexer com meu pensamento? Deve ser sua primeira tentativa favorita de distrair e desarmar os cristãos, e geralmente funciona.

Eu experimentei períodos de opressão mental que parecem quase físicos. Uma sensação de peso acompanha meus pensamentos autodestrutivos. Na maioria das vezes, percebo que estou envolvido em algum tipo de batalha espiritual, mas não consigo me livrar dela imediatamente. Eu leio a Palavra de Deus. Eu oro um pouco mais. (Deve-se notar que no meu caso isso não é depressão clínica e, se fosse, eu procuraria tratamento médico.)

Eventualmente minha mente está livre, mas não é porque eu pensei positivamente o suficiente ou me convenci disso. Isso pode funcionar temporariamente, mas não vai erradicar o problema. Eu sei quem é o inimigo, e também conheço o Único que pode derrotá-lo.

Reconheça o inimigo e combata-o com o poder de Deus e com a verdade bíblica.

Passo 3: Substitua o pensamento autocentrado por uma mentalidade focada em Deus.

Depois de orar para que o Senhor proteja minha mente e reconheça o inimigo, tenho uma escolha. Vou treinar meu cérebro para se concentrar nas coisas de Deus, ou vou deixá-lo ser consumido pelas coisas deste mundo?

Concentrar minha mente em Deus requer algum trabalho. Se eu não agir propositalmente para colocar minha mente em Jesus Cristo , então estou permitindo que minha mente vá a qualquer lugar que ela queira. Eu sei para onde vai, e não é nada bom.

Eu me conheço. Assim, mesmo quando estou totalmente confiante no amor e cuidado de Deus, ainda preciso decidir o que vou e o que não vou pensar.

Os seguintes versículos me ajudam a colocar minha mente nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas:

Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Fixe sua mente nas coisas que são de cima, não nas coisas que estão na terra. (Colossenses 3:1-2)

Pois quem vive segundo a carne pensa nas coisas da carne, mas quem vive segundo o Espírito pensa nas coisas do Espírito. (Romanos 8:5)

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver alguma excelência, se houver algo digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:8)

Passo 4: Descanse na verdade de que você é aceito em Jesus Cristo.

Vou orar para que o Senhor proteja minha mente, me ajude a reconhecer o inimigo e trabalhe para manter minha mente focada em Deus. Às vezes eu serei bem sucedido, e às vezes eu não serei. Com o tempo, será mais frequentemente o primeiro.

Há dias em que tudo o que posso fazer é descansar na verdade de que estou em paz com Deus, que estou livre de acusações e que sou filho de Deus.

Pela fé em Jesus Cristo, estamos em paz com Deus . “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Em Cristo, estamos livres de acusação.  “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1).

Em Cristo, somos filhos de Deus e  herdeiros junto com Jesus . “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e, se filhos, herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo…” (Romanos 8:16-17).

Minha identidade em Jesus Cristo é  o  fato central que influencia minhas circunstâncias presentes e determina meu futuro eterno, e está disponível somente pela fé. Não duvide;  não questione isso.

Aceite o dom gracioso de Deus e  descanse  nele.

Passo 5: Repita os passos 1-4 diariamente.

Ao usar essas cinco técnicas, espero que da próxima vez que me sentir estúpido, ignorado ou questionar minha capacidade, aprenda a testar meu pensamento. Deus não me condena, então eu sei que pensamentos de autocondenação  não são  dele. Não há medo no amor de Deus, então, quando me sinto com medo ou derrotado, posso ignorar esses pensamentos com segurança também.

Em última análise, Deus quer que eu seja transformado para ser como seu Filho, Jesus. Jesus não se envolveu no tipo de maquinações mentais que descrevi — ele estava totalmente focado na vontade do Pai. Porque isso era verdade para ele, será cada vez mais verdade para mim… e algum dia, esse trabalho em mim estará completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *