5 razões pelas quais você deve ter esperança

Quando a ansiedade, o medo, o desânimo ou a confusão abundam, o monólogo silencioso dentro de nossos corações se resume a esta única pergunta: “Que razão tenho para ter esperança agora?”

É por isso que o Salmo 130 é tão marcante. O título diz tudo: Minha alma espera pelo Senhor. Nele, encontramos cinco razões claras para os cristãos terem esperança no Senhor hoje e neste exato momento:

Esperança porque Deus te ouve.

“Das profundezas clamo a ti, ó Senhor! Ó Senhor, ouve a minha voz! Que seus ouvidos estejam atentos à voz de minhas súplicas por misericórdia!” (vv. 1-2)

Em Cristo, Deus preparou o caminho para que os pecadores perdidos nas trevas tenham acesso a ele novamente. E não apenas acesso, mas rica comunhão! O cristão cujo coração foi renovado vê sua necessidade de salvação, vê a profundidade e o rancor do pecado e sabe que não traz nada para a mesa. O cristão espera na presença segura de Deus que ouve quando eles chamam, sabendo que a reconciliação foi assegurada pelo sangue de Cristo. A presença contínua de Deus é uma corrente viva que flui para a vida do crente (Salmo 1). Isso nos dá esperança porque nunca estamos sozinhos.

Esperança porque Deus tem misericórdia de você.

“Se tu, ó Senhor, observares as iniqüidades, ó Senhor, quem poderá subsistir? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido” (vv. 3-4).

A percepção do cantor de sua depravação neste verso é muito útil para nós. Ele vê a glória de Deus e, portanto, também vê que não pode estar diante de um Deus perfeito sem que Deus abra um caminho para ele. E Deus tem, para todos os crentes. Ele estendeu sua misericórdia àqueles que depositaram sua fé em Cristo, derramando sua justa ira sobre seu Filho, em vez de sobre nós. Temos motivos para esperar porque Deus nos ofereceu perdão em Cristo e, portanto, nos declarou justos . Agora não há condenação para nós, mesmo quando a batalha contra a carne parece imbatível e nosso próprio coração nos condena.

Esperança porque Deus fala com você.

“Espero no Senhor, a minha alma espera, e na sua palavra espero” (v. 5).

A palavra viva e ativa de Deus é um milagre! Você não precisa esperar para ouvi-lo durante tempos turbulentos porque tudo que você precisa é abrir sua Bíblia. Deus providenciou um meio para você conhecer a verdade e ser santificado por ela. O cristão não percorre esta vida sozinho, sem recursos para fortalecer sua luta; a Palavra é a espada do Espírito. Esperança, porque Deus lhe dá tudo o que você precisa para viver com sabedoria, ser nutrido e equipado aqui e agora.

Esperança porque Deus voltará para você.

“A minha alma espera no Senhor mais do que os vigias pela manhã, mais do que os vigias pela manhã” (v. 6).

Um vigia é simplesmente “uma pessoa que vigia” e, nos tempos do Antigo Testamento, essa pessoa seria designada para vigiar uma porção de terra de uma alta muralha da cidade. Era seu trabalho detectar intrusos e se proteger contra invasões. Os cristãos esperam pela “manhã”, o dia em que Cristo virá nas nuvens do céu com poder e grande glória para estabelecer os novos céus e a nova terra. O Salmo nos instrui a estarmos vigilantes neste dia, a não nos sentarmos e nos desesperarmos e a não nos distrairmos com o mundo. Devemos estar ativamente engajados na espera, o que significa que estamos em guarda contra o poder do pecado em ação no mundo e em nossa própria carne. Esperamos porque sabemos o que está por vir no retorno glorioso de Cristo! É esperado e certo, assim como a manhã.

Esperança porque Deus vai terminar a obra que começou em você.

“Ó Israel, espera no Senhor! Pois no Senhor há amor constante, e com ele há copiosa redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades” (vv. 7-8).

Nossa batalha contra o pecado e nosso status estrangeiro neste mundo podem ser realidades desencorajadoras. Mas os cristãos colocam sua esperança em Deus para ver sua santificação, ou crescimento na vida cristã, até o fim, até a conclusão. O pecado traz desânimo e desespero, mas a nova criação deposita sua esperança no poder do Espírito Santo para produzir bons frutos e capacitar para as boas obras. O mundo não é nossa parada final e, no final, o cristão será glorificado!

Quando a jornada é longa e a estrada difícil, ainda há esperança em abundância.

Sua vez: Qual dessas cinco verdades você precisa lembrar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *