6 Tendências Destrutivas acontecendo em muitas igrejas

Irmãos e irmãs, devemos recuperar as raízes do cristianismo real, a verdade é que estamos vivendo um tempo onde os valores estão adulterados, e para isso precisamos abordar a fundo alguns dos problemas que ocorrem em muitas igrejas:

1. Os pastores são cada vez mais contratados por suas habilidades de gerenciamento ou habilidade retórica e não pelo seu conhecimento bíblico ou suas qualidades bíblicas.

Cada vez mais os pastores são contratados pelo seu discurso dinâmico, sua oratória, e sua habilidade de manipular o público conforme convém e menos pelo seu compromisso e exposição das Escrituras.

Pastores podem ser tanto gerentes habilidosos e biblicamente sábios; eles podem ser ambos os grandes oradores e grandes estudiosos da Escritura; e ambos podem atrair multidões e proclamar o evangelho. O problema é quando a Palavra é deixada de lado, ou considerada menos importante, quando na verdade deveria ser o principal.

O resultado disso está aí, as pessoas pouco sabem das escrituras e as igrejas estão repletas de heresias.

2. A “adoração” é apenas uma parte do culto semanal.

A diluição do entendimento de culto é um resultado direto da diluição da teologia na igreja. A abordagem aplicacional, tópica para a compreensão da Bíblia tem a consequência de fazer-nos pensar (e viver) de forma segmentada.

O líder de música sobe ao palco para dizer: “Vamos começar com um tempo de adoração.” Não seria todo o culto um momento de adoração? não é o sermão um ato de adoração? Não devemos buscar que a nossa vida seja um ato de adoração?

3. Ler a Bíblia x Estudar a Bíblia.

Exegese é o processo de examinar o texto e “descobrir” o seu verdadeiro significado. Muitos líderes de hoje não quer ter o dom espiritual de ensinar ou não receberam formação adequada, e o resultado lamentável é que a maioria dos nossos estudos bíblicos estão cheias de frases como, “O que este texto significa para você?”, enquanto deveríamos nos preocupar com: “o que este texto de fato significa?”

Por essas e outras encontramos diversas interpretações totalmente equivocadas tiradas de um mesmo texto bíblico.

4. O imenso abismo entre a teologia e a vida da igreja.

Temos a noção de que a teologia é algo que ocorre em algum lugar “lá fora” nos seminários ou bibliotecas, enquanto nós fazemos o trabalho real da fé cristã com os nossos programas da igreja. Em muitas igrejas, a teologia é visto como puramente acadêmico, o trabalho intelectual sem vida para os nerds na igreja ou, pior, os fariseus.

5. Analfabetismo bíblico.

A verdade simples e clara é que nosso povo não conhece a Bíblia muito bem, e isso é em grande parte culpa de uma geração de pregação rala de ensino (na igreja e em casa).

Conectado a este fator é a acomodação da igreja e assimilação de mudança rápida da cultura do conhecimento baseado em texto para o conhecimento baseado em imagem. Ninguém que ir a fundo no texto bíblico, é melhor muitas vezes assistir alguns filmes, ou ver uma série de slides.

6. Entretenimento substituiu a Palavra.

Grande parte das igrejas querem apenas entreter o público, e para isso utilizam das mais variadas formas, a principal é a música, que tem ocupado cada vez mais tempo dos cultos e tem se tornado o fator principal.

O resultado de todos esses fatores, é um desvio fundamental da Bíblia pelos líderes encarregados de pregar e ensinar. As igrejas estão ficando maiores mas a mensagem continua encolhendo. Nós enchemos nossos edifícios com dezenas e dezenas de pessoas, mas nós reduzimos a mensagem básica para ajustar o tamanho de uma fé individualista.