6 versículos da Bíblia que você provavelmente está lendo errado

O que é contexto bíblico e é tão importante?

Para uma interpretação bíblica correta, devemos prestar atenção ao esclarecimento contextual. Todo estudante da Bíblia entende que uma parte crítica do estudo da Bíblia é a consideração do contexto . Os estudantes leigos da Bíblia muitas vezes interpretam mal as Escrituras porque perdem este princípio muito importante: regras de contexto. É de vital importância ao interpretar as Escrituras.

O contexto bíblico abrange quatro áreas que têm a ver com uma passagem da Escritura:

1. Palavras, frases e parágrafos ao redor

2. O capítulo

3. O livro

4. Toda a Bíblia

Deve-se também comparar passagens semelhantes para esclarecer e pesquisar o contexto histórico, cultural e gramatical. 

É trabalho duro? Sim. Eternamente importante? Absolutamente.

1. Salmos 37:4 : “Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração.”

Algumas pessoas usam este pequeno versículo como um texto de prova para justificar seus desejos de ganho mundano (saúde e riqueza). 

Contextualmente, os Salmos falam das ações de Deus na criação e na história, e na história de Israel. Seu propósito? Para incitar a adoração adequada do Senhor Deus. Davi escreveu o Salmo 37 , e é dirigido ao homem. Nele, Davi fala dos caminhos do homem em contraste com os de Deus, e Davi exalta a Deus por toda parte.

Deleite-se no Senhor.  

Esta primeira parte do versículo dirige nossa atenção para Deus. Deleitar-se nEle significa que quando nós cristãos encontramos nosso prazer e nossa alegria em Deus, passamos um tempo precioso com Ele em Sua Palavra e em comunicação com Ele por meio da oração . Não podemos deixar de conhecê-lo mais à medida que o fazemos. Somos transformados ( Romanos 12:2 ). Nós O amamos ( 1 João 4:19 ) e queremos agradá-Lo e (esta é a advertência) nos tornamos mais semelhantes a Ele ( Romanos 8:29 ; 2 Coríntios 3:18 ) e sabemos o que Ele quer de nós ( 1 Coríntios 2:16 ).

Então, sabendo de tudo isso, a segunda parte do versículo – “e Ele concederá os desejos do seu coração” – significa que os  desejos do nosso coração se tornam Seus desejos , e não mais os nossos. Que transformação maravilhosa!

2. Jeremias 29:11: “Pois eu sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de bem e não de mal, para dar a vocês um futuro e uma esperança”.

Este versículo foi estampado em tudo, de outdoors a adesivos de pára-choques. Tem sido tomado pela população em geral (mesmo os incrédulos) como significando que Deus tem planos para eles prosperarem (geralmente em relação às finanças). 

De 627-586 aC, o profeta Jeremias escreveu palavras de julgamento e promessas a um Judá impenitente e perverso ( Jr 29:1 ) antes e durante seu cativeiro. Jeremias advertiu repetidamente a nação do julgamento vindouro se eles não se arrependessem.

Sim, há esperança espalhada por todo o livro, mas Deus fez Jeremias escrever sobre como Ele  desestabilizaria os planos egoístas da nação e anularia seus sonhos.

Os assírios haviam levado grande parte de Israel cativo para a Babilônia. 

Os que ficaram em Jerusalém sentiram que Deus os abençoou e amaldiçoou os cativos. Jeremias também profetizou que Deus os reuniria novamente em sua terra, mas não de acordo com o cronograma desejado. Em vez disso, seu retorno do exílio aconteceria no tempo, plano e propósito de Deus. O arrependimento de Israel foi fundamental. Era impensável para os judeus que Deus os “salvasse” através do cativeiro e os abençoasse nele, embora a mensagem de Jeremias fosse clara.

Jeremias 29 trata das bênçãos prometidas por Deus à nação, e “essas bênçãos são uma reversão ou suspensão das maldições da aliança em Deuteronômio 28:30-34 ”. Deus prometeu trazê-los de volta, e este é o contexto importante do versículo 11. De acordo com Kevin D. Gardner na Tabletalk Magazine , “O contexto de Jeremias 29:11 indica que não é uma promessa geral de bênçãos mundanas”.

Esta mensagem é para nós? A bênção não é diretamente para nós. A mensagem de Jeremias 29:11 foi primeiramente para os judeus tanto no exílio quanto na relativa segurança de Jerusalém. Nosso Deus soberano cumpriria Suas promessas enquanto eles olhassem para Jesus – algo que Deus sabia, mas os judeus obviamente não sabiam. Mas porque Israel será abençoado, e nós, como cristãos, somos enxertados como povo de Deus, compartilharemos no futuro cumprimento final da bênção de Deus em Cristo.

3. Isaías 53:5: “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões; Ele foi esmagado por nossas iniqüidades; sobre Ele estava o castigo que nos traz a paz, e pelas suas feridas fomos sarados”.

Muitos interpretam este belo versículo sobre nosso Salvador Jesus como significando que Jesus traz cura física para nós (na terra) porque Ele levou sobre Si todas as nossas feridas.

Isaías foi um profeta para a nação meridional de Judá de 739-686 AC durante um período de sua decadência espiritual quando os reinos do norte e do sul foram divididos. Suas profecias incluem aquelas sobre o futuro reino e de Cristo. A peça central brilhante dos escritos de Isaías é o capítulo 53 sobre o Cordeiro de Deus morto, onde encontramos o versículo digno de nota.

Este versículo aponta para a cura espiritual , não para a cura física. Jesus é uma cura espiritual operada por Seu sacrifício perfeito, e nós caímos em Sua graça e redenção pela fé e obediência ( 1 Pedro 2:24 ). Somos purificados do pecado; é assim que somos curados! Não haverá mais morte porque seremos ressuscitados para a vida eterna. É quando nossos corpos físicos serão glorificados.

4. Filipenses 4:13 : “Tudo posso naquele que me fortalece”.

O apóstolo Paulo escreveu esta epístola à igreja em Filipos enquanto estava preso. Filipos era uma colônia romana, e a igreja tinha a satisfação de ser cidadã de Roma. Eles enfrentaram muita oposição satânica, mas ainda ajudaram a sustentar Paulo financeiramente. Duas das razões pelas quais ele escreveu esta carta foram para inspirá-los à unidade e combater os falsos mestres. O estoicismo desempenhou um papel vital na filosofia do ambiente governado pelos romanos, e essa filosofia aproveitou a crença de que os adeptos poderiam controlar suas circunstâncias para fornecer contentamento.

Nos versículos que precedem imediatamente o versículo 13, Paulo fala de seu contentamento em tudo o que lhe acontecesse – seja abatido ou abundante, ele aprendeu “o segredo de enfrentar a fartura e a fome, a abundância e a necessidade”. Paulo ensinou que o contentamento não se baseia na situação atual de alguém.

Paulo apresentou aos crentes como devemos responder quando enfrentamos adversidades de todos os tipos. Onde está a vitória? E pode ser alcançado através do sofrimento? Paulo disse que podemos prevalecer (ter a vitória) sobre qualquer situação e ficar contentes confiando em Cristo e em Sua força e suficiência.

5. 1 Coríntios 10:13: “Não sobreveio a vós tentação que não fosse humana. Deus é fiel e não deixará que vocês sejam tentados além da sua capacidade, mas com a tentação dará também o escape, para que a possam suportar”.

Quase todo mundo já ouviu a afirmação: “Deus não vai me dar nada que eu não possa lidar”. Esse raciocínio coloca o entendimento humano no caminho de como Deus opera em Sua  economia.

Vamos descompactar este versículo significativo.

1 e 2 Coríntios foram escritos pelo apóstolo Paulo para a igreja na província romana que incluía Corinto provavelmente em 55 dC. Corinto era tão perversa que quando alguém chamava um povo de “corintianizado”, significava debochado e corrupto. A igreja foi incapaz de romper totalmente com a cultura invasora e Paulo tratou de suas falhas com admoestações, mandamentos e encorajamento. 

O capítulo dez começa com Paulo lembrando os israelitas sobre seus quarenta anos contenciosos no deserto enquanto viajavam entre o Egito e Canaã. John MacArthur declara: “Eles abusaram muito de sua liberdade e caíram na idolatria , imoralidade e rebeldia, desqualificando-se para receber a bênção do Senhor”. Deus os guiou pelo deserto e, por causa de sua implacável desobediência, Ele permitiu que apenas dois homens com mais de dezenove anos entrassem na terra prometida. Assim, Paulo continuou a lembrá-los de onde eles vieram pela graça de Deus. Eles já haviam caído em suas próprias tentações pecaminosas, e muitos haviam caído no mesmo tipo de depravação em Corinto.

Paulo atinge o cerne da questão quando chega ao versículo 13.

Somos todos pecadores, e nossas tentações são comuns a nós. A tentação , como é usada aqui, também pode significar provações. Deus não traz tentações pecaminosas, mas Ele permite que elas testem nossa fé ( 2 Coríntios 13:5 ). 

Ele permitiu que a igreja de Corinto fosse testada, que fosse provada pela perversidade generalizada de sua cultura circundante.

Mas olhe para o restante do versículo: “Deus é fiel e não permitirá que você seja tentado além de sua capacidade, mas com a tentação Ele também dará o escape, para que você possa suportar”.

A chave – e isso é importante – é que Deus provê o escape das tentações. Não é uma promessa geral de remover tentações, e em nenhum lugar diz que não suportaremos dor ou perda (incluindo a morte). Viúvas e viúvos ou pais que perdem seus filhos lhe dirão que todos os dias a perda está além do que eles podem suportar. De jeito nenhum alguém poderia passar por essas perdas com paz a menos que conhecesse Jesus, e nosso foco deve permanecer sempre em Jesus e Sua obra em e através de nós. Como disse Davi: “O Senhor é a minha força” ( Salmo 28:7 ).

6. Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”.

A má interpretação comum deste versículo afirma que é Jesus batendo no coração do indivíduo. Não é.

O apóstolo João registrou as palavras de Jesus às “sete igrejas que estão na Ásia” ( Apocalipse 1:4 ) durante seu tempo de exílio na Ilha de Patmos (por volta de 95 dC). Uma das igrejas a quem Jesus fala é a de Laodicéia , que não recebeu palavras de elogio – apenas repreensão e cobrança de arrependimento. A igreja de Laodicéia afundou tanto que Jesus quis vomitá-los de Sua boca porque eles eram mornos – “ hipócritas auto-enganados ” (John MacArthur).

Disseram que eram ricos e não precisavam de nada. Jesus lhes disse que eles eram “infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus” ( Apocalipse 3:17 ). Jesus aconselhou-os a obter tudo o que precisam dEle, não de qualquer coisa do mundo.

O versículo 20 revela uma verdade surpreendente. 

Jesus foi trancado fora de Sua própria igreja. Ligonier Ministries diz: “Esta batida é uma batida de disciplina e julgamento sobre uma igreja que esqueceu sua missão”, e “a igreja em Laodicéia estava saboreando sua prosperidade e abandonando o evangelho. Seu ministério era cheio de orgulho e autoconfiança, sem dependência de Jesus para a vida espiritual e o testemunho”.

Não havia um crente na igreja de Laodicéia. Jesus ficou do lado de fora, batendo, e se eles apenas O convidassem para entrar (isto é, O fizessem Senhor de suas vidas), eles poderiam participar de Suas bênçãos – que superam qualquer coisa que o mundo tem a oferecer.

Hermenêutica (a ciência da interpretação bíblica) é uma obrigação para qualquer estudante sério da Bíblia. O termo pode soar como se fosse apenas para estudiosos, mas não devemos todos nós cristãos ser estudiosos da Palavra? De que outra forma podemos discernir e aplicar a interpretação correta das Escrituras? (Pois há apenas uma interpretação correta de cada versículo da Bíblia.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *