7 frases que os Cristãos dizem que não são Bíblicas

Sim, você já ouviu falar dessas frases. Você provavelmente já disse algo parecido para outras pessoas. Mas, você já parou para pensar o significado real ou se são de fato bíblicos? Embora certamente são bem intencionadas, há uma infinidade de frases cristãs que realmente não são bíblicas como um todo. Acabou que alguém falou e virou um jargão entre os cristãos:

Frases Cristãs que não são Bíblicas

1. Deus nunca vai lhe dar mais do que você pode suportar.

Embora essa seja uma das frases mais citadas, isso não é inteiramente verdade. O verso que é tirado do contexto, fala da tentação especificamente, não as dificuldades em geral (1 Coríntios 10:13). Deus quer que vivamos uma vida justa, então ele não permitirá que sejamos tentados pelo pecado de tal forma que não podemos controlar. Porém basta olhar para os diversos males do mundo e não é difícil encontrar males tão terríveis que se tornam realmente insuportáveis, basta pensarmos nas crianças que morrem de fome ou são assoladas com doenças extremamente devastadoras. Pense em Jó, que perdeu tudo e desejou a morte. Certamente era mais do que podia suportar, e a Bíblia deixa claro que Deus permitiu isso em sua vida.

Mas, sendo um Deus redentor, essas coisas são muitas vezes utilizadas para nos trazer para mais perto Dele, a Sua vontade, no nosso futuro, ou em alguns casos a ser usado de maneiras que nós simplesmente não podemos entender nesta vida.

2. Odeie o pecado, Ame o pecador.

Enquanto isso parece ser bíblico e pode fazer sentido com base em outras verdades bíblicas, esta frase, na verdade, encontra a sua raiz em uma citação de Mahatma Gandhi, “odiar o pecado e não o pecador.”

Muitas vezes essa frase vem como uma justificativa para não exortar alguém que está no erro, mas pelo contrário o fato de odiarmos o pecado deveria nos levar a exortar o pecador, com serenidade, a exortação é encarada em sua maioria das vezes como uma condenação, o que de fato não é verdade, portanto esse tipo de frase não pode intimidar a exortação ao pecador.

Paulo chegou a expulsar um membro da igreja em 1 Coríntios 5, como forma de repreensão por um pecado.

3. Tudo acontece por uma razão.

Embora isto seja verdade quando usado por cristãos durante o tempo de alguém de necessidade, esta citação implica que Deus tem uma razão para tudo o que acontece em nossas vidas. Uma vez que Ele é onipotente, Ele certamente sabe porque as coisas acontecem em nossas vidas, mas isso não significa que Ele é o causador. Foi-nos dado o livre arbítrio. Ele não orquestra cada parte de nossas vidas, escolhendo o que vai acontecer com a gente e quando isso vai acontecer.

Mas Deus pode usar as consequências de nossos atos ou de outras pessoas para seu propósito, muitas pessoas reclamam e não sabem porque estão passando certas dificuldades, então acabam questionando Deus, quando na verdade estão sofrendo consequência de decisões erradas.

4. Não cabe a nós julgar.

Sim, Jesus nos ordenou a não julgar os outros (Mateus 7:1). No entanto, considerando que nas passagens seguintes ele começou a diferenciar entre julgamentos que devem ou não serem feitos, podemos entender que, quando tiramos do contexto esta frase é frequentemente utilizado para nos impedir de apontar o pecado na vida de outras pessoas, ou para silenciar nossos próprios críticos.

Isso não quer dizer que não podemos olhar para algo que alguém está fazendo e que está errado, e formar uma opinião sobre ele. Isso é chamado de discernimento. Usado desta forma, permite-nos fazer melhores julgamentos em nossas próprias vidas. Em vez disso, é-nos dito para não julgar pelas aparências (João 7:24), mas a julgar de forma justa. A não julgar hipocritamente (Mateus 7: 3-4), e com base apenas nos fatos. (Provérbios 19: 5).

5. Tudo que você precisa fazer para ir para o céu é pedir para Jesus entrar em seu coração.

Paul Washer, um grande pastor americano costuma dizer que essa é a maior heresia existente atualmente na igreja evangélica. Isso por que não existe em nenhum lugar da Bíblia que se você convidar Jesus para entrar em seu coração você será salvo. O versículo mais próximo disso é em Romanos 10:9-10 que diz: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Paulo está se referindo a salvação pela Fé em Jesus Cristo, convido o leitor a analisar a carta de Romanos e ler o capítulo completo de Romanos 10, o fato de crer em Cristo está muito além de convidá-lo a entrar em nosso coração, crer em Cristo leva a um arrependimento genuíno. A Palavra arrependimento é tão importante que aparece cerca de 399 vezes só no novo testamento.

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13

Dessa forma a frase correta seria: Tudo o que você precisa fazer para ir ao céu é crer em Jesus Cristo e se arrepender dos seus pecados.

6. Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela.

Muitas vezes dado como uma desculpa por que as coisas não saem do jeito que planejamos, isso não tem base bíblica. É o famoso tem males que vem para bem, ou ainda Deus é poderoso para que se o que queremos não deu certo de uma forma Deus arrumará outro jeito.

O fato é que as vezes Deus diz não e ponto, não tem janela nem porta aberta, Deus pode simplesmente manter a porta fechada. Embora seja verdade que Ele faz todas as coisas para o nosso bem (Romanos 8:28), Ele está olhando para as coisas de uma perspectiva eterna de forma que não podemos imaginar.

7. O cristianismo não é uma religião, é um relacionamento.

Enquanto muitos não querem admiti-lo por causa da forma como a sociedade tende a ver a religião como uma camisa de força de regras e regulamentos, o cristianismo é, por definição, uma religião. E enquanto esta frase é usada certamente com a intenção de evitar percepções negativas, a verdade é que é um “sistema organizado de crenças, cerimônias, e regras utilizadas para adorar”. Certamente, ter um relacionamento com Deus e com o próximo é essencial para o nosso sistema de crenças. Mas, isso não muda o fato de que o cristianismo é uma Religião

Conclusão

O intuito desse estudo não é apenas criticar o uso de frases “prontas” na conversa com o próximo, mas fazer com que as pessoas analisem o que é dito no meio cristão, sempre a luz da Bíblia.

2 Comments on “7 frases que os Cristãos dizem que não são Bíblicas”

Comments are closed.