8 Coisas que o diabo não quer

O crente tem um adversário regular e persistente no diabo. Ele é o “governante deste mundo” e a força por trás “da concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida”. Como 1 João 2:16 corretamente discerniu, esses desejos “não são do Pai, mas [são] do mundo”. Seu desejo primário é que o homem nunca perceba a graça salvadora e o perdão encontrados sob o sangue de Jesus Cristo. Ele elabora planos de oposição e destruição para a vida fiel do crente.

Jesus informou Pedro em Lucas 22:31 : “Satanás pediu para peneirar todos vocês como trigo”. Assim, seu desejo é frustrar e impedir o crescimento e o impacto do filho de Deus até a inutilidade. Então, o que nosso grande adversário não quer na vida de um crente?

1. Conhecimento das Escrituras

O diabo adora um bom argumento sobre o qual baseamos nossa crença ou posição no que “a avó sempre dizia” ou mesmo “sobre o que o pastor pregava”. Lutamos nossas batalhas com os armamentos do Espírito Santo conforme descrito pela Palavra de Deus em Efésios 6 . 

Observe a estratégia do diabo em Mateus 4:1-11 quando ele confrontou nosso Salvador em Seu estado físico mais vulnerável após um período de jejum no deserto. Ele primeiro perverteu as escrituras para que ele transformasse pedras em pão. Ele então desejou que Jesus tentasse o Senhor pulando de um pináculo do templo. Finalmente, o diabo tentou nosso Salvador a contornar a vontade do Pai Celestial adorando-o.

Em cada caso, nosso Salvador citou as escrituras e o “diabo o deixou”. Em 2 Timóteo 2:15 , somos aconselhados a “Procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”.

2. Adoração Verdadeira

O príncipe deste mundo não se importa de batermos palmas ao som da última música de Lauren Daigle. Ele não poderia se importar menos conosco levantando nossas mãos e gritando “amém” em direção às vigas da igreja. O que ele poderia prescindir é de nossa verdadeira adoração a Jesus Cristo por quem Ele é em nossas vidas – Senhor, Rei e Salvador. 

João 4:23-24 contém as palavras de Jesus preparando o povo após o Pentecostes, quando “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” porque “Deus é Espírito; e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade”. .”

Quando glorificamos ou magnificamos a Cristo, o espaço e a oportunidade são negados a qualquer coisa que seja atribuída às mãos e poder do homem. Nossa adoração é fundamentada na gratidão e reconhecimento garantidos pela glorificação de nosso Salvador. O que fazemos e como fazemos é pela direção do Espírito Santo e não pode ser conjurado pelos artifícios do homem. 

Nós O louvamos pela justiça que Ele concedeu às nossas vidas em salvação e nossa contínua santificação pelo poder do Espírito Santo. Percebemos que é a verdade porque nossa vida antes da salvação estava enraizada na justiça própria falsificada e manipulada, que falhou continuamente. 

A adoração falsa é celebrada pelo diabo porque é um show objetivado confinado a um serviço corporativo e não tem relação com a maneira como a pessoa vive sua vida fora das portas da igreja. Não há “poder de permanência” no poder do homem. Assim, nosso inimigo deseja que nos envolvamos em uma adoração manipulada, alimentada pelo homem e pelo mundo.

3. Pregação da Bíblia

O diabo não está preocupado com nossos pastores que pregam no último livro de autoajuda ou transmitem a sabedoria humana que ele ganhou no seminário denominacional sobre a abordagem prática para construir uma igreja em 2022. O diabo ri das piadas do púlpito com a congregação porque eles dão trégua ao poder de convicção do Espírito Santo. 

Ele ficaria feliz se cada hora da igreja fosse preenchida com tais tolices tolas em vez do que “assim diz a Palavra de Deus”.

O conselho de Paulo a Timóteo em 2 Timóteo 4:2 para “pregar a palavra” seja ela popular entre as pessoas ou desejada por elas ainda é o conselho para os pregadores hoje. O diabo ama o pregador que não “suporta a sã doutrina” e permite que “sua própria luxúria” sucumba à “coceira nos ouvidos”. A congregação que ouve se sente confortável em seu pecado e recebe uma falsa sensação de segurança pela pregação de fato da aceitação de um estilo de vida pecaminoso.

4. Tratando dos negócios do pai

Como você definiria “seu negócio”? O Senhor entende a necessidade de trabalhar em um emprego para ganhar o salário necessário para sua família, mas que parte do seu “tempo livre” é gasto nos “negócios do Pai”? Muitas vezes usamos a desculpa da falta de tempo, mas quantas horas são desperdiçadas nas redes sociais ou assistindo televisão? 

O diabo ama quando a igreja é consumida pelos negócios do mundo. Sem o conhecimento de seus pais, Jesus, aos 12 anos, fugiu para o templo para discursar entre os médicos. Depois de três dias, ele foi encontrado por Maria e José. Quando perguntado por que Ele faria isso, ele perguntou calmamente: “Você não sabia que eu deveria estar cuidando dos negócios de meu Pai?” Lucas 2:43-49 .

Toda a vida de Jesus estava voltada para os negócios de Seu Pai. Seus ensinamentos de amor, compaixão, humildade e renascimento faziam parte do plano providencial do Pai Celestial. Mais importante ainda, Seu sacrifício na cruz como nossa penalidade pelo pecado e ressurreição sobrepujando a morte foi ordenado desde o início dos tempos. Quando não nos preocupamos “com os negócios de [nosso] Pai”, nos preocupamos com os negócios do mundo.  

5. Relacionamentos Saudáveis

Nossas amizades mais íntimas devem ser com concristãos. Esses são os relacionamentos que promovem nosso crescimento e incentivam a responsabilidade, pois o provérbio ensina que “o ferro afia o ferro”.

Em Hebreus 10:25 , o escritor observou a importância de “não deixarmos de nos congregar”. Essas reuniões designadas não devem ocorrer apenas durante as reuniões programadas da igreja. Nossos irmãos e irmãs em Cristo são com quem saímos para jantar e convidamos para churrascos em nossas casas. 

O propósito é a necessária exortação mútua. O diabo não quer que nossa lista de contatos consista apenas de crentes “apoiados em couro”. Pelo contrário, ele adoraria que a igreja estivesse entre o mundo e seu povo de segunda a sábado.

6. Corações ternos

À medida que envelhecemos e vivemos mais tempo na terra, nosso nível de sensibilidade cresce cada vez menos sem o selo do Espírito Santo. Assim, Jesus deu grande ênfase aos corações humildes e ternos das crianças quando ensinou sobre aqueles que “entrarão no reino dos céus”.

Em Mateus 18:3-4 , ele utilizou as frases de se tornar “como criancinhas” e humilhar-se “como esta criancinha” ao responder à pergunta dos discípulos sobre “quem é o maior no reino dos céus?” Da mesma forma, ao falar em parábolas em Mateus 13 , Jesus ensinou sobre a importância do solo para a semente semeada. 

A semente lançada em “lugares pedregosos” secou “porque não tinha raiz”. Aqueles que “caíram entre espinhos” foram sufocados. O coração dos jovens e humildes é o terreno desejado porque o solo não foi endurecido pelos artifícios do mundo ou tão cheio de mundo que não há espaço para a palavra de Deus. Assim, o diabo não quer o terreno fértil e deseja que o homem seja sensibilizado pelo mundo o mais rápido possível.   

7. Encomenda

Paulo escreveu à igreja em 1 Coríntios 14:40 para “que todas as coisas sejam feitas com decência e ordem”. O Mundo de Deus estabelece a ordem de nossas igrejas, nossos lares, nossos relacionamentos comerciais e nossas amizades. Além disso, as escrituras moldam nossas prioridades e dividem nosso tempo. Os assuntos do reino devem ter prioridade sobre quaisquer obrigações mundanas. 

Qualquer coisa fora de sequência ou ordem dá origem e espaço para o diabo trabalhar em nossas vidas. Por exemplo, colocar-nos em relacionamentos de “jugo desigual”, seja no casamento ou nos negócios, permite que o indivíduo não salvo tenha influência indevida sobre nossas decisões. No Salmo 119:133 , a oração era para que o Senhor “ordenasse [seus] passos na tua palavra; e que nenhuma iniquidade tenha domínio sobre mim”.  

8. Ser conhecido

Se somos conhecidos pelo Pai Celestial, somos conhecidos pelo diabo. Depois de “Deus operou milagres especiais pelas mãos de Paulo” em Atos 19 , alguns dos judeus vagabundos tentaram expulsar demônios em nome de Jesus Cristo. Eles usaram as palavras religiosas especiais de “nós vos conjuramos por Jesus a quem Paulo prega”. 

O espírito demoníaco respondeu-lhes, dizendo: “Conheço Jesus e conheço Paulo; mas quem são vocês?” Por causa de sua “identidade desconhecida”, os espíritos malignos “saltaram sobre eles, e os venceram, e prevaleceram contra eles”. Assim, ser conhecido nos dá o poder e a proteção contra a força do diabo e seus espíritos. Eles conheciam e respeitavam o poder contido em Jesus e Paulo, mas os exorcistas careciam de tal posição ou habilidade.

Além disso, recebemos liberdade e força, mais ainda por sermos conhecidos por Deus. Paulo, em Gálatas 4:8-9 , disse aos cristãos: “quando vocês não conheciam a Deus, vocês eram escravos daqueles que por natureza não são deuses”. 

Então, ele enfatizou que ter o conhecimento de Deus também significa que eles eram “conhecidos por Deus” e questionados: “como é que você está voltando para essas forças fracas e miseráveis? 

Você deseja ser escravizado por eles novamente?” Ser conhecido de Deus deve anexar o medo de um retorno a um serviço ao mundo e seus elementos.

One Comment on “8 Coisas que o diabo não quer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *