9 coisas que os cristãos gostam de fazer que não são bíblicas

1. Preocupar-se

A preocupação é provavelmente a coisa mais comum que os cristãos gostam de fazer e que não é bíblica. A preocupação perturba nossos dias e rouba o sono de nossas noites. Causa úlceras, ataques de pânico e uma série de outros males físicos e emocionais. Pior de tudo, é um pecado que está em desobediência direta à Palavra de Deus.

“ Não andem ansiosos por coisa alguma ”, diz Filipenses 4:6-7 , “mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

Lee Roberson, fundador da Tennessee Temple University, disse o seguinte: “A preocupação nada mais é do que infidelidade prática. A pessoa que se preocupa revela sua falta de confiança em Deus e que está confiando demais em si mesma.”

2. Orar pela presença de Deus

Eu faço isso toda hora. “Deus, por favor, esteja com nossos missionários. Por favor, fique com Mary no hospital enquanto ela remove a vesícula biliar. E, por favor, esteja com a família Jones enquanto eles lamentam a perda de sua mãe.”

Orar para que Deus esteja conosco vai contra as Escrituras. Jesus , em Mateus 28:20 , disse aos discípulos: “Eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos”. Se somos Seus discípulos, esta promessa também nos pertence. 

Ainda mais reconfortante do que a presença de Deus conosco é a presença de Deus em nós. Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, ele promete: “Aos quais Deus quis dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1:27).

3. Dízimo

No Antigo Testamento, Deus instruiu seu povo a dizimar – dar dez por cento de sua renda para atender às necessidades do sistema religioso, econômico e político do antigo Israel. No Novo Testamento, Jesus estabeleceu um padrão mais elevado, embora menos preciso, para dar. 

“Dar deve ser feito com alegria, e não como uma obrigação ( 2 Coríntios 9:6-7 ), e não com o propósito de reconhecimento público ( Mateus 6:1-4 ). A quantia certa a dar pode ser mais ou menos de dez por cento, dependendo das circunstâncias.. Dar generosamente é um reconhecimento de que tudo o que temos é um dom de Deus e deve ser usado em Seu serviço.

“Em vez de dar uma certa quantia como obrigação, somos instados a compartilhar generosamente quaisquer talentos, habilidades e riquezas que Deus nos confiou.” Para a maioria de nós, esta é uma quantia muito acima de meros dez por cento. 

4. Incluir o coelhinho da Páscoa e os ovos coloridos em nossa celebração

Embora não seja errado incluir o coelhinho da Páscoa e os ovos coloridos em nossa celebração, isso não tem base bíblica. Os eventos da ressurreição de Jesus, no entanto, não são apenas bíblicos, mas historicamente precisos. Focar nisso é muito mais emocionante do que um coelhinho fofinho e uma pilha de ovos de chocolate. 

5. Orar a Oração do Senhor

Possivelmente a passagem mais memorizada do Novo Testamento, a oração conhecida como Oração do Senhor , é recitada em igrejas ao redor do globo todos os domingos. Infelizmente, orar como uma oração pessoal ou corporativa não é exatamente o que Jesus pretendia para esta amada de todas as passagens.

“Senhor”, pediram Seus discípulos, “Ensina-nos a orar”. Em resposta, Jesus deu-lhes dicas práticas de como orar (Mateus 6:5-18): Não ore de maneira a chamar a atenção para si mesmo. Faça a maior parte de suas orações em particular. E não ore vãs repetições. Em outras palavras, toda oração deve ser uma expressão original do seu coração. 

Jesus pretendia que Suas palavras fossem um modelo ou um exemplo de oração, não uma que fosse para ser recitada literalmente. Ele disse: “É assim que você deve orar. . .” Ele não disse: “Isto, então, é o que você deve orar”. Os estudiosos concordam que Jesus estava instruindo os discípulos a pegar a estrutura de sua oração modelo e usá-la para moldar suas próprias petições originais. 

6. Ler horóscopos para determinar eventos futuros

A astrologia é a crença antiga de que o destino de uma pessoa pode ser encontrado no padrão das estrelas e planetas no momento do nascimento. O “horóscopo” é o mapa que tenta descrever esse destino. 

A Associação Evangelística Billy Graham tem a dizer sobre a astrologia: “A astrologia é ofensiva a Deus porque atribui aos planetas e estrelas o poder que pertence somente a Deus e porque tenta encontrar a vontade de Deus por outros meios que não os designados por Deus. Ao longo da Bíblia, Deus nos diz que Ele nos guiará. . . Um cristão não precisa de astrologia com suas insinuações fúteis porque os crentes podem se voltar para a orientação da Palavra de Deus.”

7. Culpar o carma

Já ouvi cristãos, brincando, creditarem o “carma ruim” como a causa de eventos infelizes em suas vidas. “Devo ter feito algo ruim no passado”, confessam, “e agora está voltando para me assombrar”. 

A Enciclopédia Espiritual descreve os conceitos hindus e budistas de Karma desta forma: “que todos os nossos pensamentos, palavras e ações iniciam uma cadeia de causa e efeito e que experimentaremos pessoalmente os efeitos de tudo o que causamos. Podemos não experimentar o efeito (o retorno do karma) imediatamente, e pode nem ser nesta vida, mas você pode contar com isso da mesma forma.” Como essas religiões também ensinam a reencarnação, elas adotam o conceito de que as boas ou más ações que fazemos nesta vida têm o poder de passar para a próxima.

O apóstolo Paulo ensinou o princípio de semear e colher em Gálatas 6:7 como uma regra geral de vida, mas é aqui que termina a semelhança. Felizmente, enquanto Deus muitas vezes permite que recebamos os resultados de nossas ações pecaminosas, Ele também generosamente esbanja Sua graça e misericórdia sobre nós e nos poupa de muitas dessas consequências. Em vez de fazer com que sejamos descuidados com nossas ações, Sua bondade deve nos inspirar a viver para agradá-Lo.

8. Acreditar na sorte e na superstição

“Não fiquei doente o ano todo, bate na madeira”, minha paciente me disse enquanto discutíamos sua saúde. Um amigo se recusa a voar na sexta-feira 13. Um motorista de táxi coloca uma pequena estátua de São Cristóvão em seu painel. Bater na madeira, um pé de coelho sortudo e evitar gatos pretos são outros exemplos comuns de superstições. 

superstição é definido como: “uma crença ou noção, não baseada na razão ou no conhecimento, no significado ameaçador de uma coisa, circunstância, ocorrência, procedimento ou algo semelhante em particular”. 

Scott Reid, no artigo “Não se torne um cristão supersticioso”, aponta que mesmo comportamentos bíblicos podem se transformar em superstições. “Lembro-me do poder de talismã que coloquei na quantidade de tempo que passei lendo as Escrituras na faculdade”, escreve ele. “Se eu perdesse uma sessão matinal de leitura da Bíblia , sentia que tudo de ruim que acontecia naquele dia era causado pela falta do meu ritual. Eu estava menos preocupado com a sinceridade e a reverência do meu comportamento para com Deus do que em marcar aquela caixa para garantir um bom dia para mim.”

Reid reconhece: “A diferença entre comportamento fiel e superstição pode ser terrivelmente difícil de discernir, pois a diferença está nas sutilezas de nossas intenções internas. Mas qualquer objeto, comportamento ou crença que você investe com o poder de salvá-lo — ou de lhe dar coisas boas sem o poder do Deus vivo — é um talismã piedoso e está afastando você do evangelho”.

9. Beber para ficar bêbado

Passe algum tempo lendo blogs cristãos, Facebook ou sites e você encontrará a discussão sobre se os cristãos devem ou não beber álcool. A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que, embora a Bíblia não proíba o consumo de álcool, ela tem diretrizes muito específicas para seu uso. Aqui estão alguns:

“Não vos embriagueis com vinho, que conduz à libertinagem” ( Efésios 5:18 ).

“O vinho é escarnecedor e a cerveja é briguenta; quem por eles se deixa enganar não é sábio” ( Provérbios 20:1 ).

Infelizmente, muitos crentes abusam da liberdade que têm em Cristo para consumir álcool. Uma taça de vinho vira uma garrafa. Uma cerveja se transforma em um pacote de seis. Um coquetel antes do jantar leva a outro, e outro, e outro. A inclinação da bebida casual para a embriaguez é escorregadia e sutil; talvez seja por isso que a Bíblia deixa claro que os crentes devem evitar beber em excesso.

1 Coríntios 10:31 é o melhor teste decisivo nas Escrituras para saber se deve ou não beber, comer ou se envolver em qualquer outra atividade: “ Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Se nos perguntarmos se a atividade que estamos realizando traz glória a Deus, e a resposta for não, nossa escolha é clara. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *