Estudo de Gênesis 17:18 – Comentado e Explicado

E disse a Deus: "Oxalá que Ismael viva diante de vossa face!"
Gênesis 17:18

Comentário de Albert Barnes

Até agora, Abraão parece ter considerado Ismael como a semente prometida. Portanto, um sentimento de ansiedade penetra instantaneamente em seu peito. Encontra expressão na oração: “Oh, que Ismael possa viver diante de ti.” Ele pede “vida” a seu amado filho – isto é, uma parte no favor divino; e que “diante de Deus” – isto é, uma vida de santidade e comunhão com Deus. Mas Deus confirma seu propósito de dar a ele um filho de Sara. Esse filho deve ser chamado de Isaque – aquele que ri ou deve rir, em referência às várias emoções de surpresa e deleite com que seus pais consideraram seu nascimento. A oração de Abrão por Ismael, no entanto, não é respondida. Ele deve ser fecundo, gerar doze príncipes e se tornar uma grande nação. Mas Isaac deve ser o herdeiro da promessa. Na atual temporada do próximo ano, ele nascerá. Concluída a comunicação, “Deus subiu” de Abrão.

Comentário de Adam Clarke

Que Ismael possa viver diante de ti! Abraão, achando que o pacto deveria ser estabelecido em outro ramo de sua família, sentiu-se solícito por seu filho Ismael, a quem ele considerava necessariamente excluído; em que Deus profere a profecia mais notável que se segue em Gênesis 17:20 , e que contém uma resposta à oração e ao desejo de Abraão: E quanto a Ismael, eu te ouvi; de modo que o objetivo da oração de Abraão era que seu filho Ismael fosse o chefe de um povo próspero e potente.

Comentário de John Calvin

18. E Abraão disse a Deus que Abraão agora não se pergunta silenciosamente dentro de si, mas derrama seu desejo e oração. Sua linguagem, no entanto, é a de uma mente ainda perturbada e vacilante, ó que (ou eu desejo que) Ismael possa viver! Pois, como se ele não ousasse esperar tudo o que Deus promete, ele se concentra no filho que já nasceu; não porque ele rejeitaria a promessa de novos filhos, mas porque estava satisfeito com o favor já recebido, desde que a liberalidade de Deus não se estendesse mais. Ele não rejeita, então, o que o Senhor oferece; mas enquanto ele está preparado para abraçá-lo, a expressão, ó Ismael! ainda flui dele através da fraqueza de sua carne. Alguns pensam que Abraão falou assim, porque tinha medo do primogênito. Mas não há razão para supor que Abraão tenha sido atingido por tal medo, pois Deus, ao dar a ele outro filho, levaria o primeiro, ou como se o último favor absorvesse o que precedeu. A resposta de Deus, que se segue logo depois, refuta essa interpretação. O que eu disse é mais certo; ou seja, que Abraão orou para que a graça de Deus, na qual ele concordou, pudesse ser ratificada e confirmada a ele. Além disso, sem refletir, ele rompe esse desejo, quando, com muita alegria, ele mal podia acreditar no que ouvira da boca de Deus. ‘Viver diante de Jeová’ é tanto quanto ser preservado em segurança sob sua proteção ou ser abençoado por Ele. Abraão, portanto, deseja do Senhor, que ele preserve a vida que deu a Ismael.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 17:18 . E Abraão disse: Oh, que Ismael possa viver diante de ti! Isso ele fala, não como desejando que Ismael fosse preferido antes do filho que deveria ter por Sara, mas como temendo que não fosse abandonado por Deus. A grande coisa que devemos desejar de Deus para nossos filhos é que eles vivam diante dele; isto é, para que sejam mantidos em aliança com ele, e tenham graça para andar diante dele em retidão. A resposta de Deus para esta oração é uma resposta de paz. Abraão não podia dizer que buscou o rosto de Deus em vão; nem devemos, se a buscarmos sinceramente.

Comentário de John Wesley

E Abraão disse a Deus: Ó, para que Ismael possa viver diante de ti!

E Abraão disse: Oh, que Ismael possa viver diante de ti! – Isso ele fala, nem deseja que Ismael seja preferido antes do filho que Sara deveria ter, mas, por temer que não seja abandonado por Deus, ele apresenta esta petição em seu nome. A grande coisa que devemos desejar de Deus, para nossos filhos, é que eles possam viver diante dele, isto é, que eles sejam mantidos em aliança com ele, e tenham graça para caminhar diante dele em retidão. A resposta de Deus para esta oração é uma resposta de paz. Abraão não podia dizer que buscou o rosto de Deus em vão.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:12 – Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo”.

Gênesis 4:14 – Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”.

Salmos 4:6 – Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Salmos 41:12 – Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.

Isaías 59:2 – Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *