Estudo de Êxodo 9:20 – Comentado e Explicado

Aqueles dentre a gente do faraó, que temem a palavra do Senhor, porão seus servos e seus rebanhos ao abrigo nas casas.
Êxodo 9:20

Comentário de Albert Barnes

A palavra do Senhor – Isso dá a primeira indicação de que os avisos tiveram um efeito salutar sobre os egípcios.

Comentário de John Calvin

20. Aquele que temia a palavra do Senhor. Nessas palavras, Moisés mostra que havia alguns que até agora foram ensinados pela experiência a não desprezar completamente o que havia denunciado; pois daí surgiram o medo da denúncia do castigo, porque foram persuadidos de que Moisés era o servo de Deus e um profeta, bem como o arauto do julgamento divino. Embora pareça igualmente que eles não se arrependeram seriamente de modo a obedecer a Deus, mas foram impelidos a tomar essas precauções por terror imediato e momentâneo. Assim, um medo particular geralmente deixa os reprovados ansiosos para se depreciar ou fugir da vingança de Deus. Ainda Moisés diz que o medo deles os lucrou, pois não experimentaram a mesma calamidade que os outros, que eram mais insensíveis. Deste modo, Deus prestou testemunho de que, na proporção em que cada um mais obstinadamente despreza Seus julgamentos, mais severa e pesadamente ele é afligido; mas que alguns incrédulos são, em certo grau, poupados de inconveniências e mais gentilmente castigados, porque pelo menos não se orgulham orgulhosamente de desprezar o Seu poder. Além disso, com essa destruição brilhou mais claramente o julgamento de Deus, quando, entre os próprios egípcios, quem estava mais endurecido recebeu a recompensa certa de seu desprezo. No entanto, somos ensinados por este exemplo, que isso não beneficia muito os incrédulos, embora Deus possa perdoá-los por um tempo quando estão alarmados e humilhados; porque eles sempre permanecem sob condenação à morte eterna.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 9:20 . Aquele que temia a palavra do Senhor entre os servos do Faraó – A essa altura, parece que esses terríveis julgamentos não haviam sido executados inteiramente em vão. Alguns, pelo menos, foram levados a admirar a Deus e, talvez, verdadeiramente a ele. Essas pessoas, acreditando nas descobertas que ele dissera de seu descontentamento com a escravidão e opressão de seu povo, e não concordando nessa parte dos crimes nacionais, consideravam o aviso que Deus havia dado e salvavam seus servos e o remanescente de seu gado. .

Referências Cruzadas

Provérbios 16:16 – É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!

Provérbios 22:3 – O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.

Provérbios 22:23 – pois o Senhor será o advogado deles, e despojará da vida os que os despojarem.

Jonas 3:5 – Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

Marcos 13:14 – “Quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’ no lugar onde não deve estar — quem lê, entenda — então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *