Estudo de Êxodo 33:15 – Comentado e Explicado

"Se vossa face não vier conosco, disse Moisés, não nos façais partir deste lugar.
Êxodo 33:15

Comentário de Adam Clarke

Se a tua presença não for – ????? ???? ??? ?? im ein paneycha holechim , se os teus rostos não forem – se não tivermos manifestações da tua providência e graça peculiar, não nos levemos adiante. Sem assistência sobrenatural e uma providência muito particular, ele sabia que seria impossível governar um povo assim ou apoiá-lo no deserto; e, portanto, ele deseja estar bem assegurado nesse sentido, para que possa liderá-los com confiança e poder dar-lhes as garantias mais explícitas de apoio e proteção. Mas de que maneira essas manifestações devem ocorrer? Esta pergunta parece ter sido respondida pelo profeta Isaías, Isaías 63: 9 ; : Em toda a aflição deles, ele foi afligido, e o Anjo de sua presença ( ???? panaiv , de seus rostos) os salvou. Portanto, descobrimos que a bondade e a misericórdia de Deus deveriam ser manifestadas pelo Anjo da Aliança, o Senhor Jesus, o Messias; e esta é a interpretação que os próprios judeus dão deste lugar. Alguém pode levar homens ao típico Canaã, que não é influenciado e dirigido pelo Senhor? E de que utilidade são todos os meios da graça, se não for coroado com a presença e bênção do Deus de Israel? É por esse motivo que Jesus Cristo disse: Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles, Mateus 18:20 ; sem o que, o que valeriam as pregações, orações e até os sacramentos?

Comentário de John Wesley

E ele lhe disse: Se a tua presença não for comigo, não nos leves por isso.

E ele disse: Se a tua presença não for comigo, não nos levemos adiante – Ele fala como alguém que temia o pensamento de seguir em frente sem a presença de Deus.

Comentário de John Calvin

15. E ele disse-lhe: Se a tua presença não for, Moisés aceita o que lhe é concedido, enquanto ao mesmo tempo ele significa que seria melhor e mais desejável que ele perecesse no deserto do que ir mais longe sem o sinal manifesto da presença de Deus; e isso ele confirma no verso seguinte e, portanto, eu inseri a partícula de palavrão (de fato), embora a cópula também possa ser resolvida no nome de partícula causal (para.) Pois ele declara que o favor paterno com o qual Deus havia abraçado o as pessoas não poderiam ser conhecidas a menos que Ele permanecesse com elas. Eles estão enganados ao supor que algo diferente é aqui indicado do que foi dito antes, pois exatamente no mesmo sentido que Deus é dito antes, e habitar no meio de Seu povo; mas Moisés se refere à promessa já dada, cujo símbolo era o Tabernáculo da Aliança, que pouco antes fora removido de seu devido lugar para punir o pecado do povo. O que ele acrescenta no final do versículo (369) “e seremos separados” também pode ser resolvido “para que assim sejamos separados” ou “porque assim seremos separados”. Por isso, é bastante claro que o favor mencionado se refere à sua eleição ou adoção gratuita, e é seu fruto ou efeito. Pois era a intenção de Moisés restaurar a Aliança que fora violada pelo povo à sua força original, como se o povo fosse restabelecido naquela condição honrosa de onde havia caído. E certamente essa é nossa verdadeira felicidade, afinal, ser separada das nações pagãs como propriedade de Deus; como é dito nos Salmos 106: 4: “Lembra-te de mim, Senhor, com o favor que dás ao teu povo; visita-me com a tua salvação.”

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33: 15-16 . Se a tua presença não for comigo, não nos levemos adiante – Vamos viver e morrer no deserto, com a tua presença e favor, do que entrar em Canaã sem ela; pois até essa promessa de descanso não considero, a menos que estejas conosco, e nos aceitem. Assim, ele mostra o quanto ele valorizava a presença especial de Deus. Ele temia o próprio pensamento de seguir em frente sem ele. Pois em que lugar será conhecido – Às nações que têm os olhos sobre nós e para as eras futuras: por que outro sinal será manifesto para eles; que eu e o teu povo encontramos graça aos teus olhos? – Que realmente somos o seu povo, e sob a sua proteção e cuidados peculiares? Não é que tu vais conosco? Alguma coisa aquém dessa resposta pode chegar a esse fim? Assim seremos separados, eu e o teu povo – Distinguidos pela tua bondade peculiar, e os privilégios concedidos a nós; ou será tornado maravilhoso, eminente e glorioso (como a palavra ?????? , niphlinu, antes significa) acima de todas as outras pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

ele = Moisés.

Referências Cruzadas

Exodo 33:3 – Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Salmos 4:6 – Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *