Estudo de Deuteronômio 6:16 – Comentado e Explicado

Não provocareis o Senhor, vosso Deus, como o tentastes em Massa.
Deuteronômio 6:16

Comentário de Thomas Coke

Ver. 16-19. Não tentareis o Senhor, etc. – Ele os havia advertido. 12 contra o pecado da ingratidão e do esquecimento de Deus, ao qual eles podem ser tentados pela prosperidade: aqui ele os adverte contra o vício de que eles eram suscetíveis da adversidade extrema; ou seja, desconfiança da Providência e murmuração contra Deus, que é justamente chamada de tentação de Deus; pois está chamando sua bondade e veracidade em questão. Nas primeiras palavras do décimo oitavo versículo, temos a verdadeira definição de boas obras, e uma que deve ser a única regra de nossa conduta; a saber, a vontade de Deus, e não os caprichos e decisões de nossa própria vontade.

REFLEXÕES.— 1º, Moisés é solícito em aprovar sua própria fidelidade aos israelitas e em inculcar neles todos os mandamentos que recebeu do Senhor; e ele os encarrega de transmiti-los aos filhos de seus filhos, visto que, pela observância religiosa deles, seu bem-estar tanto no tempo quanto na eternidade dependia. E ele começa com o temor de Deus, pois o medo filial é o mais forte preservativo da queda. Nota; (1.) Os pais têm uma carga terrível, e grande será sua culpa se a negligenciarem. (2.) Andar no temor de Deus é o caminho para agradá-lo. (3) Aqueles que andam no seu medo não precisam mais ter medo; pois Deus cuidará e proverá abundantemente para eles.

Segundo, conhecer o verdadeiro Deus é a vida eterna; porque não podemos conhecê-lo sem amar, nem amar sem desejo e prazer para agradá-lo. Portanto, 1. Moisés ensina o que Deus é. Um em essência, em oposição aos deuses muitos e senhores muitos dos pagãos; o Jeová auto-existente, eterno e onipotente, ao lado de quem existe e não pode ser outro. Feliz o homem que o tem para o seu Deus. 2. Ele exorta o dever que eles lhe devem, de amá-lo de todo o coração: este é o primeiro e grande mandamento, e contém todo o resto; pois então não podemos deixar de gostar do que ele ordena e confiar no que ele promete; e o mais merecedor que ele é de nossa mais calorosa afeição, já que em si mesmo é tão transcendentemente excelente e para nós tão incrivelmente gentil: bem ele pode desafiar nosso coração, todo o nosso coração; na sinceridade, que não conhece reserva; com afeto supremo, que não admite rival; com ardência mais forte que a morte e com permanência igual aos dias da eternidade. Senhor! derramamos no exterior tanto amor em nossos corações. 3. Os meios prescritos para manter e aumentar esse amor em seus corações: eles devem guardar as palavras de Deus em sua mente e memória, instruir seus filhos neles, inculcando freqüentemente os mandamentos sobre eles; e torná-los o assunto de conversas diárias constantes para sua edificação mútua. Nota; (1) A palavra de Deus deve ser lida com seriedade todos os dias. (2.) Nosso coração deve ser empregado em meditação, para que possamos digeri-lo interiormente para o alimento de nossa alma. (3) Devemos ter prazer em torná-lo o objeto de nosso discurso; não disputar o que é obscuro, mas construir um ao outro em amor e obediência ao que é evidente e claro. (4.) Devemos tomar especial cuidado, desde cedo, para familiarizar nossos filhos e servos com o inestimável conhecimento que, por si só, é capaz de torná-los sábios para a salvação. 4. Essa atenção aos mandamentos de Deus os impediria de esquecer Deus em um dia de prosperidade. Eles estavam entrando em uma terra de abundância e, infelizmente, é o coração a ser debochado pela facilidade e riqueza. Nota; Nenhum estado tão perigoso para a alma, ninguém exige maior medo e tremor do que quando o mundo sorri, a abundância nos rodeia, e toda bênção terrena tenta o coração idólatra a descansar embaixo. 5. O temor de Deus deve estar diante de seus olhos, e Seu serviço é sua feliz liberdade. Nenhuma menção a deuses ídolos deve entrar em suas bocas; mas quando eles juram, deve ser um apelo ao Deus verdadeiro e que apenas busca o coração. Como o grande perigo deles sempre está nos vizinhos idólatras, eles devem evitar cuidadosamente perseguir seus deuses; pois isso infalivelmente traria sobre eles a ira de Deus para consumi-los. Nota; (1.) Um juramento é um apelo a Deus, e deve ser feito em seu nome: é o auge da profanação ser jurado por qualquer outro. (2.) Um medo ciumento de nós mesmos é a maneira de evitar provocar um Deus ciumento.

Comentário de Adam Clarke

Não tentareis o Senhor – não o provocareis, duvidando de sua misericórdia, bondade, providência e verdade.

Como você o tentou em Massah – Como eles o tentaram em Massah? Eles disseram: O Senhor está entre nós ou não? Êxodo 17: 1-7 . Depois das provas que tinham de sua presença e bondade, isso era extremamente provocador. Duvidar da bondade de Deus, onde há tantas evidências disso, é altamente insultuoso para Deus Todo-Poderoso.

Comentário de John Wesley

Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá.

Não tentareis – Não provocá-lo, como o exemplo a seguir explica. Dizem que pecadores, especialmente pecadores presunçosos, tentam a Deus, ou seja, fazem uma prova de Deus, seja ele tão sábio a ponto de ver seus pecados, tão justos, verdadeiros e poderosos a ponto de se vingar deles, sobre os quais eles tendem a duvidar por causa da atual impunidade e prosperidade de muitas dessas pessoas.

Comentário de John Calvin

16. Não tentareis o Senhor. Uma vez que a doutrina aqui deve, sem dúvida, ser referida ao Primeiro Mandamento, concluímos que este é o principal fundamento da piedade, dar a Ele o que é Seu e não diminuir nada da prerrogativa que Ele afirma. Como já vimos, a incredulidade era a fonte e a causa das tentações em Massá, pois quando o povo não confiava na providência de Deus nem descansava em Seu amor paterno, irrompeu em impaciência e, por fim, avançou até o ponto de pensar que Deus não estava com eles, a menos que Ele cumprisse suas concupiscências. Percebemos, então, que Deus não pode ser adorado corretamente, a menos que tenha Seus atributos peculiares reconhecidos. Daí, também, parece que a verdadeira piedade não pode ser dissuadida da fé, porque, se confessarmos que todo bem desejável habita nele, esperaremos e buscaremos todas as coisas dele; também devemos pacientemente e contente sermos governados por Sua vontade e, em uma palavra, desistir de nós mesmos e de nossas vidas em Suas mãos.

Referências Cruzadas

Exodo 17:2 – Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? “

Exodo 17:7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não? “

Números 20:3 – Discutiram com Moisés e disseram: “Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos irmãos caíram mortos perante o Senhor!

Números 20:13 – Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o Senhor e onde ele manifestou sua santidade entre eles.

Números 21:4 – Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Mateus 4:7 – Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

Lucas 4:12 – Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

1 Coríntios 10:9 – Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.

Hebreus 3:8 – não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *