Estudo de Deuteronômio 9:18 – Comentado e Explicado

Prostrei-me em seguida diante do Senhor, como antes, e estive quarenta dias e quarenta noites sem comer pão, nem beber água, por causa de todos os pecados que tínheis cometido, fazendo o que é mau aos olhos do Senhor, e provocando-o à ira.
Deuteronômio 9:18

Comentário de Albert Barnes

Caí diante do Senhor, como no começo – Moisés intercedeu pelo povo antes de descer da montanha pela primeira vez Êxodo 32: 11-13 . Essa intercessão é apenas brevemente mencionada neste versículo. Depois, ele passou mais 40 dias na montanha em jejum e oração, para obter uma restituição completa da aliança Êxodo 34:28 . É este segundo quarenta dias, e a intercessão de Moisés feita nele (compare Êxodo 34: 9 ), que é mais particularmente apresentada aqui e em Deuteronômio 9: 25-29 .

Comentário de John Wesley

E caí perante o SENHOR, como no primeiro, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todos os teus pecados que pecastes, fazendo perversamente aos olhos do SENHOR, para provocar ele com raiva.

Caí – De certa forma, humilhação e súplica, em seu nome.

Comentário de John Calvin

18. E eu caí diante do Senhor. A ordem da narrativa é confusa; pois esse fato de que ele fala não precedeu sua segunda subida ao monte, quando lhe foi ordenado que preparasse as segundas mesas. Nesse caso, ele teria jejuado três vezes, o que reunimos de outras passagens para não ter sido o caso; mas não devemos nos surpreender que a mesma coisa seja repetida com frequência, como veremos no início do capítulo 10, bem como logo depois. A menção a isso aqui, no entanto, é oportuna, porque o Pacto deveria ser renovado e, portanto, como se nada tivesse sido feito, ele novamente se absteve de carne e bebida por quarenta dias. No entanto, já vimos em outros lugares que havia outras orações que haviam intervindo antes de Ele subir a montanha pela segunda vez; aqui, porém, ele não registra claramente os detalhes; antes, mistura as orações, pelas quais intercede com Deus, com o segundo jejum, porque esse foi o ponto mais digno de observação, de que a primeira promulgação da Lei falhou. efeito, e o Pacto que eles violaram deveria ser repetido, por assim dizer, desde o seu início.

Embora ele diga que “por causa de seus pecados”, ele não havia comido pão nem bebido água, ele não significa que esse jejum foi um sinal de pesar e luto, como Joel convida o povo a usar sacos e cinzas e os exorta a chorar. e jejum com o propósito de testemunhar seu arrependimento. ( Joel 2:12 .) A abstinência, como já mostrei, não foi mais difícil ou dolorosa para Moisés do que para os anjos. Mas ele simplesmente os lembra que um pecado tão grande não poderia ser expiado, a menos que ele tivesse novamente renunciado à vida dos homens e levado a Deus. Enquanto isso, deve-se ter em mente que, antes disso, ele já havia feito pedidos pelo povo e também havia sido aceito; na medida em que era um sinal de que Deus foi reconciliado e apaziguado, quando chamou Moisés para receber a Lei e trazê-la a eles pela segunda vez. A isso se refere o que ele acrescenta no versículo seguinte: “Porque eu tinha medo da raiva” etc. etc., pois ele ainda estava ansioso quanto ao bem-estar do povo, uma vez que Deus não deixou de ameaçá-lo. Vemos, portanto, que esse medo e fervor ansioso na oração são separados do jejum, como coisas diferentes; e certamente ele já havia propiciado a Deus, quando, por Seu comando, cortou as novas mesas em que o Convênio deveria ser renovado. Ainda assim, não nego que ele tenha trabalhado também no monte na causa de obter perdão, assim como os crentes, continuando os pedidos já concedidos, confirmam sua fé cada vez mais. Só aviso meus leitores a observar a distinção de tempo que notei.

Referências Cruzadas

Exodo 32:10 – Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Exodo 34:28 – Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Deuteronômio 9:9 – Quando subi o monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor tinha feito com vocês, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.

2 Samuel 12:16 – E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *