Estudo de 1 Samuel 15:1 – Comentado e Explicado

Samuel disse a Saul: O Senhor enviou-me para que te consagrasse rei de seu povo de Israel. Ouve agora o que diz o Senhor.
1 Samuel 15:1

Comentário de Albert Barnes

A ausência de toda cronologia ou nota de tempo é notável.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 15: 1-2 . Ouve a voz do Senhor – Já erraste; agora reconquiste o favor de Deus por sua obediência exata ao que ele ordena. Assim diz o Senhor, lembro-me, etc. – Agora vou vingar os velhos ferimentos dos amalequitas em seus filhos, que continuam nas práticas de seus pais. Deus aqui se refere àquele exemplo mais notório de crueldade, desumanidade e impiedade, sua invasão e destruição, na medida em que havia neles, por traição e surpresa, e que não feriu e provocou o povo de Israel, quando eles estavam saindo de Egito, e estavam manifestamente sob a proteção imediata e milagrosa do Deus Todo-Poderoso. “Isso foi um pecado”, diz o Dr. Delaney, “ao mesmo tempo tão desumano e ateísta, que talvez não possa ser paralelo em nenhuma instância desde a fundação do mundo, e, portanto, não é de admirar se esse flagrante ato de vilania e impiedade produziu aquele terrível decreto contra eles, registrado Êxodo 17:14 , extinguirei totalmente a lembrança de Amaleque de baixo do céu: e novamente, 1 Samuel 15:16 , o Senhor jurou que terá guerra com Amaleque, de geração para geração. Para reconciliar esse severo decreto com os princípios de justiça e a própria declaração de Deus (Ezequiel 18.,) de limitar a vingança da culpa à pessoa do ofensor, precisamos apenas refletir sobre uma observação clara, com a qual todos os dias a experiência nos fornece suficientemente, que nada é mais comum do que as crianças serem arrependidas e, porventura, melhoradas e inveteradas nos pecados de seus ancestrais: e que nada é mais fácil para a presciência divina do que prever isso, e pronunciar sobre ele. E que este era o caso dos amalequitas, aparece suficientemente de sua história. Pois, enquanto seus pais tentavam atacar os israelitas, quando sob a proteção manifesta de Deus, seus filhos continuavam fazendo o mesmo em todas as ocasiões, embora a mesma proteção se tornasse todos os dias cada vez mais visível por muitos e repetidos exemplos. ” Quando ele saiu do Egito Quando ele saiu recentemente de uma escravidão cruel e longa, e agora estava fraco, cansado e fraco e com fome, Deuteronômio 25:18 ; e, portanto, era bárbaro, em vez da pena que até a natureza os levou a pagar, acrescentar aflição aos aflitos; também era horrível impiedade lutar contra o próprio Deus e erguer a mão deles de uma maneira, contra o trono do Senhor, enquanto atacavam aquele povo que Deus havia produzido de maneira tão estupenda.

Comentário de E.W. Bullinger

O SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Comentário de Adam Clarke

thee – This gave him a right to say what immediately follows. O Senhor me enviou para te ungir – Isso lhe deu o direito de dizer o que se segue imediatamente.

Comentário de John Wesley

Samuel também disse a Saul: O Senhor me enviou para te ungir para ser rei sobre o seu povo, sobre Israel; agora, pois, ouve a voz das palavras do Senhor.

Escute – Você já cometeu um erro, agora reconquiste o favor de Deus por sua exata obediência ao que ele ordena.

Referências Cruzadas

1 Samuel 9:16 – “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”.

1 Samuel 10:1 – Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.

1 Samuel 12:14 – Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem!

1 Samuel 13:13 – Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.

1 Samuel 15:16 – Samuel disse a Saul: “Fique quieto! Eu lhe direi o que o Senhor me falou esta noite”. Respondeu Saul: “Diga-me”.

1 Samuel 15:17 – E Samuel disse: “Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.

1 Crônicas 22:12 – Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.

Salmos 2:10 – Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *