Estudo de 2 Samuel 7:3 – Comentado e Explicado

Natã respondeu-lhe: Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!
2 Samuel 7:3

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 7: 3 . Natã disse ao rei: Vai, faz tudo o que está no teu coração Natã respondeu como um homem prudente, não como um profeta; pois os profetas não conheciam todos os eventos, mas apenas como Deus julgou oportuno lhes revelar. Nathan, no entanto, tinha grandes razões para o que disse; pois ele sabia a consideração que o Senhor havia demonstrado a Davi, e daí poderia muito bem concluir que ele aprovaria esse projeto piedoso; além disso, como Davi era ele próprio um profeta, Nathan poderia muito bem presumir que essa intenção lhe foi sugerida por Deus.

REFLEXÕES. – Davi agora está em repouso de todos os seus inimigos, desfrutando em paz o reino que ele tanto merecia: ainda não é seu conforto completo enquanto a arca de Deus habita sob cortinas. Portanto,

1. Ele pretende construir uma casa para sua recepção. Ele não podia olhar para sua própria casa de cedro sem uma reprovação secreta. Ele resolve, portanto, melhorar a calma de que desfrutou em um serviço tão agradecido ao Deus que havia feito coisas tão grandes por ele. Nota; Uma alma graciosa está sempre procurando testemunhar sua gratidão e feliz por ser empregada para a glória de Deus.

2. Davi consulta o profeta Natã sobre o assunto: e como a piedade do desígnio era evidente, Nathan hesita em não incentivá-lo a prosseguir nos bons propósitos que estavam em seu coração; mas como eles não consultaram a Deus sobre o assunto, sua vontade pareceu diferente, embora a boa intenção tenha sido aceita. Nota; (1.) Devemos fortalecer suas mãos, que têm o coração de edificar a igreja de Cristo. (2.) Se o Senhor estiver conosco, o desejo do nosso coração será agradá-lo.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 7: 3 . Nathan disse: Vá e faça tudo o que estiver em seu coração – Persiga suas intenções e construa uma casa para a arca. Sendo o desígnio piedoso, e a coisa não proibida por Deus, Nathan aprova-o às pressas antes de consultá-lo, como ele e Davi deveriam ter feito em questão de tão grande momento. E, portanto, Nathan encontra essa repreensão, que ele é forçado a reconhecer seu erro e se retratar. Pois os santos profetas não falaram todas as coisas por inspiração profética, mas algumas como homens religiosos, por um espírito humano.

Comentário de E.W. Bullinger

Nathan disse. Não de Jeová, como em 2 Samuel 7: 5 , mas de si mesmo: e disse o que estava errado.

faça tudo isso , etc. Esse conselho raramente é seguro.

Comentário de Adam Clarke

Natã disse ao rei : Nesse caso, ele julgou como um homem piedoso e prudente, não como um profeta; pois os profetas nem sempre estavam sob um afflatus divino; foi somente em momentos selecionados que foram homenageados.

– Thou hast his blessing in all that thou doest, and this pious design of thine will most certainly meet with his approbation. Pois o Senhor está contigo – Tens a sua bênção em tudo o que fazes, e este teu piedoso desígnio certamente encontrará a sua aprovação.

Comentário de John Wesley

E Natã disse ao rei: Vai, faz tudo o que está no teu coração; porque o SENHOR é contigo.

Nathan disse – Persiga suas intenções e construa uma casa para a arca. Sendo o desígnio piedoso e a coisa que não é proibida por Deus, Nathan aprova-o rapidamente, antes de consultar Deus, como ele e David deveriam ter feito em questão de tão grande momento. E, portanto, Nathan encontra essa repreensão, que ele é forçado a reconhecer seu erro e se retratar. Pois os santos profetas não falaram todas as coisas por inspiração profética, mas algumas coisas pelo espírito humano.

Referências Cruzadas

1 Samuel 10:7 – Assim que esses sinais tiverem se cumprido, faça o que achar melhor, pois Deus está com você.

1 Samuel 16:7 – O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

1 Reis 8:17 – “Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel.

2 Reis 4:27 – Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”.

1 Crônicas 22:7 – dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus.

1 Crônicas 28:2 – O rei Davi se pôs de pé e disse: “Escutem-me, meus irmãos e meu povo. Eu tinha no coração o propósito de construir um templo para nele colocar a arca da aliança do Senhor, o estrado dos pés de nosso Deus; fiz planos para construí-lo,

Salmos 20:4 – Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos.

Salmos 37:4 – Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *