Estudo de Salmos 76:8 – Comentado e Explicado

Do alto do céu proclamastes a sentença; calou-se a terra de tanto pavor,
Salmos 76:8

Comentário de Albert Barnes

Tu fizeste ouvir o julgamento dos céus – parecia vir do céu; foi manifestamente de ti. A derrota desses inimigos do teu povo foi um julgamento manifesto de ti, e deve ser assim considerado.

A terra temia – o mundo em si parecia ouvir a voz de Deus e se admirar.

E ainda estava … Parecia estar profundamente atento ao que Deus disse, e como se ouvisse reverentemente sua voz. Não é incomum nas Escrituras representar a terra – as colinas, as montanhas, as correntes, os rios, as planícies – como conscientes da presença de Deus; como se regozijando ou tremendo com sua voz. Compare o Salmo 65: 12-13 ; Salmo 114: 3-7 ; Habacuque 3: 8-11 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 76: 8-9 . Tu fizeste ouvir o julgamento, etc. – Executaste julgamento sobre teus inimigos por um anjo enviado do céu. A terra temia e estava quieta – O efeito desse terrível julgamento foi que o resto do mundo teve medo de invadir ou perturbar a terra e o povo de Israel; e preferiram ficar quietos e ficar quietos em seus próprios territórios. Quando Deus – que por muito tempo sofreu sua insolência; levantou-se para julgamento – Para executar julgamento sobre seus inimigos e os inimigos de seu povo. Hebraico, ???? , bekum, em seu surgimento, ou, depois que ele ressuscitou, ou, porque ele ressuscitou ; salvar todos os mansos – os humildes, os pacientes, os brandos e os gentis; ou os piedosos, que são frequentemente chamados mansos ; da terra – Antes, da terra, por causa de quem e em resposta a cujas orações, Deus operou essa grande libertação que alcançou todas as pessoas da terra.

Comentário de Adam Clarke

Você fez ouvir o julgamento – Quando Deus declarou por seu profeta que o inimigo não deveria prevalecer, mas, pelo contrário, ser destruído, a terra a terra, e por metonímia os habitantes da terra, foram atingidos com espanto e terror, então para não poder se mover. O grande fanfarrão Senaqueribe, que carregava terror, consternação e desolação por toda parte, agora estava assombrado; e o anjo do Todo-Poderoso, em um momento, parou o fôlego daqueles exércitos em que ele confiava.

Comentário de John Calvin

8. Do céu fizeste o teu julgamento para ser ouvido. Pelo nome do céu, o salmista sugere à força que o julgamento de Deus era manifesto demais para admitir a possibilidade de ser atribuído à fortuna ou à política dos homens. Às vezes Deus executa seus julgamentos obscuramente, para que eles pareçam sair da terra. Por exemplo, quando ele levanta um príncipe piedoso e corajoso, a administração santa e lícita que florescerá sob o reinado de tal príncipe será o julgamento de Deus, mas não se verá claramente que procede do céu. Como, portanto, a assistência mencionada era de um tipo extraordinário, ela se distingue por elogios especiais. As mesmas observações se aplicam à audiência do julgamento de Deus, do qual o salmista fala. É mais do que os juízos divinos soarem em voz alta como um estrondo de trovão, e atordoar os ouvidos de todos os homens com seu barulho, do que se fossem meramente vistos com os olhos. Não há dúvida de que existe aqui uma alusão àquelas poderosas trovoadas pelas quais os homens são atingidos pelo medo. (280) Quando se diz que a terra estava quieta, deve-se referir apropriadamente aos ímpios, que, em pânico, entregam a vitória a Deus e não ousam mais se enfurecer como estavam acostumados a fazer. É apenas o medo que tem o efeito de levá-los à sujeição; e, consequentemente, o medo é justamente representado como a causa dessa quietude. Não significa que eles se contenham de bom grado, mas que Deus os obriga, quer eles ou não. A quantidade é que, sempre que Deus troveja do céu, os tumultos que a insolência dos ímpios suscitam, quando as coisas estão em estado de confusão, terminam. Ao mesmo tempo, somos avisados ??do que os homens esperam ganhar com sua rebelião; pois quem despreza a voz paterna de Deus, que é proferida em voz alta, deve ser destruído pelos raios de sua ira.

Comentário de John Wesley

Tu fizeste ouvir o julgamento do céu; a terra temia e estava quieta

Tu – Executaste julgamento sobre teus inimigos, por um anjo do céu: o que se diz ser ouvido, seja porque foi acompanhado de trovões e terremotos, ou porque sua fama se espalhou rapidamente no exterior.

Temido – O resto do mundo estava com medo de perturbar Israel.

Referências Cruzadas

Exodo 19:10 – E o Senhor disse a Moisés: “Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar as suas vestes

Juízes 5:20 – Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera.

2 Crônicas 20:29 – O temor de Deus veio sobre todas as nações, quando souberam como o Senhor havia lutado contra os inimigos de Israel.

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

Salmos 46:10 – “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

Ezequiel 38:20 – Os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, toda criatura que rasteja pelo chão e todas as pessoas da face da terra tremerão diante da minha presença. Os montes serão virados de cabeça para baixo, os penhascos se desmoronarão e todos os muros cairão.

Habacuque 2:20 – Mas o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra”.

Zacarias 2:13 – Aquietem-se todos perante o Senhor, porque ele se levantou de sua santa habitação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *