Estudo de Salmos 46:10 – Comentado e Explicado

Parai, disse ele, e reconhecei que sou Deus; que domino sobre as nações e sobre toda a terra.
Salmos 46:10

Comentário de Albert Barnes

Fique quieto – A palavra usada aqui – de ??? râphâh – significa corretamente derrubar; deixar cair; deixar cair; depois, relaxe, relaxe, especialmente as mãos: também é empregado no sentido de não fazer esforço; não fazer esforço; e então expressaria a idéia de deixar as coisas com Deus, ou de ficar sem ansiedade sobre o assunto. Compare Êxodo 14:13 : “Pare e veja a salvação de Deus”. Nesse lugar, a palavra parece ser usada como significando que não havia ansiedade; que haveria um estado de espírito calmo, confiante e confiante, em vista das demonstrações da presença e do poder divinos. A mente devia estar calma, tendo em vista o fato de que Deus havia interposto e demonstrado que ele era capaz de defender seu povo quando cercado de perigos. Se essa é a interposição divina quando Jerusalém foi ameaçada pelos exércitos dos assírios sob Senaqueribe, a força e a beleza da expressão serão mais claramente vistas.

E saiba que eu sou Deus – Veja, no que eu fiz, a evidência de que eu sou Deus. Veja um trabalho realizado que ninguém “senão” Deus poderia efetuar. Compare Isaías 37:36 .

Eu serei exaltado entre os pagãos – Ou seja, entre as nações. As nações no exterior que não me adoram, mas adoram ídolos, verão nessas ações provas completas de que eu sou o Deus verdadeiro e que sou digno da adoração universal. Compare as anotações em Daniel 3: 28-29 ; notas em Daniel 4: 1-3 , notas em Daniel 4:37 . Veja também Êxodo 9:16 ; Romanos 9:17 .

Eu serei exaltado na terra – Nas terras do exterior; No mundo todo. A derrota e a destruição dos exércitos de Senaqueribe foram eminentemente adequadas para causar uma profunda impressão no mundo de que o Deus do povo hebreu era o verdadeiro Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Fique parado = Desista; cesse seus esforços. Hebraico. rapha.

exaltado. Hebraico. rum, tão frequentemente processado.

Comentário de Adam Clarke

Fique quieto e saiba que eu sou Deus – ???? harpu , cesse suas provocações da justiça divina; deixe de murmurar contra as dispensações de sua providência; cesse o seu trabalho por um tempo, para que reflita profundamente na severidade e bondade de Deus – severidade para com os que são derrubados e destruídos; bondade para com você que é ressuscitado e exaltado: – cesse o pecado e a rebelião contra seu Deus; que isso não vos desonre mais, para que não mais possamos ser levados à angústia e desolação.

Saiba que eu sou Deus – Entenda que eu sou a Fonte de poder, sabedoria, justiça, bondade e verdade.

Eu serei exaltado entre os pagãos – Pela dispensação de punições, os pagãos saberão que eu sou o Deus da justiça; pela publicação do meu evangelho entre eles, saberão que eu sou o Deus da bondade.

Serei exaltado na terra – proclamarei minha salvação em todas as nações, entre todos os povos e em todas as línguas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *