Estudo de Salmos 105:24 – Comentado e Explicado

Deus multiplicou grandemente o seu povo, e o tornou mais forte que seus inimigos.
Salmos 105:24

Comentário de Albert Barnes

E ele aumentou muito o seu povo … – Deus os fez multiplicar. Êxodo 1: 7 , Êxodo 1: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

inimigos = adversários.

Comentário de John Calvin

24. E ele aumentou muito o seu povo. O favor singular de Deus para com a sua Igreja é agora elogiado pela circunstância adicional de que, dentro de um curto espaço de tempo, o povo escolhido aumentou além da proporção comum. Nesse assunto, a maravilhosa bênção de Deus foi surpreendentemente exibida. Tanto mais ofensivo é o latido de alguns cães, que zombam insolentemente da conta dada por Moisés da multiplicação do povo, porque vai muito além do que ocorre no curso normal das coisas. Se o povo tivesse aumentado apenas na proporção comum, essas pessoas teriam imediatamente objetado que não havia obra de Deus à vista. Assim, o objetivo que eles perseguem por suas violações nada mais é do que fazer crer que a bênção de Deus não tinha conexão com o caso. Mas nós, que estamos convencidos de que é injustificável para nós medir o poder de Deus de acordo com nossos próprios entendimentos, ou de acordo com o que acontece pela lei comum da natureza, admiramos reverentemente esse trabalho extraordinário de sua mão. A cláusula subsequente é um pouco obscura, especialmente se lemos: As pessoas foram fortalecidas; (220) porque o profeta não parece se referir àquele período em que os israelitas viviam à vontade e em prosperidade, mas ao tempo em que eram desprezados e barbaramente tratados como escravos. Podemos, no entanto, entender a língua como falada pela antecipação – como apontando para o que estava para acontecer. No versículo seguinte, afirma-se que os egípcios, mudando de idéia, começaram a tratar o povo com crueldade. Embora os egípcios ainda não exercessem abertamente sua crueldade contra o povo, quando estavam aumentando tanto em número quanto em força, o profeta os chama de perseguidores. É certo que os israelitas, mesmo quando foram oprimidos como escravos, eram um terror para seus inimigos; e Moisés afirma claramente ( Êxodo 1:12 ) que, quando estavam sob tirania e opressão injusta, ainda era manifesto em abundância que as bênçãos de Deus repousavam sobre eles.

Referências Cruzadas

Gênesis 13:16 – Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.

Gênesis 46:3 – “Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse ele. “Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação.

Exodo 1:7 – Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

Exodo 1:8 – Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.

Exodo 12:37 – Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.

Deuteronômio 26:5 – Então vocês declararão perante o Senhor, o seu Deus: “O meu pai era um arameu errante. Ele desceu ao Egito com pouca gente e ali viveu e se tornou uma grande nação, poderosa e numerosa.

Atos dos Apóstolos 7:17 – “Ao se aproximar o tempo em que Deus cumpriria sua promessa a Abraão, aumentou muito o número do nosso povo no Egito.

Hebreus 11:12 – Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *