Estudo de Salmos 119:123 – Comentado e Explicado

Desfalecem-me os olhos desejando vossa ajuda e na espera de vossas promessas de felicidade.
Salmos 119:123

Comentário de Albert Barnes

Meus olhos falham pela tua salvação – Veja as notas no Salmo 119: 81-82 .

E pela palavra da tua justiça – a tua palavra justa – para que me seja conhecida e que eu veja a sua beleza e desfrute.

Comentário de Adam Clarke

Meus olhos falham – Veja no Salmo 119: 82 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

123. Meus olhos falharam pela tua salvação. (6) no primeiro; lugar que ele testemunha, que havia sido atingido por graves problemas, e que não por pouco tempo, mas por um período tão prolongado que poderia ter esgotado sua paciência e ocasionou desânimo. Mas até agora isso não foi o efeito que eles produziram, e ele declara que em todos esses conflitos longos e cansativos seu coração nunca havia afundado em desespero. Antes, explicamos o fracasso da salvação como denotando que, embora não houvesse perspectiva de um fim para suas calamidades, e embora o desespero se apresentasse por todos os lados, ele lutou contra a tentação, mesmo que desmaiasse sua alma. Devemos entender o pretérito do verbo como colocado para o presente, em que sentido parece ser empregado, nesse caso o Profeta insinua que seus olhos o desapontam não porque se cansam, mas porque, através de um olhar sério, contraem-se como era uma penumbra e ele ainda não deixa de esperar continuamente pela salvação de Deus. Em resumo, o fracasso de seus olhos indica perseverança combinada a um esforço severo e árduo, e se opõe ao ardor momentâneo daqueles que desmaiam imediatamente, se Deus não atender a seus pedidos. Essa expressão também denota uma seriedade dolorosa, que quase consome todos os sentidos. Quanto ao termo salvação, ele não a limita a um tipo de ajuda, mas compreende sob ela o curso contínuo da graça de Deus, até que ele coloque seu povo crente na posse da salvação completa . Ele expressa a maneira pela qual esperou a salvação, dependendo da palavra de Deus na qual duas coisas devem ser atendidas, primeiro, que só podemos dizer que esperamos a salvação de Deus, quando, confiando em suas promessas, na verdade, nos entregamos a ele em busca de proteção; e, segundo, que apenas rendamos a Deus o louvor da salvação, quando continuamos a manter firmemente a nossa esperança na palavra dele. É assim que Ele deve ser procurado; e, embora ele possa esconder da nossa opinião o trabalho de sua mão, devemos descansar em suas promessas nuas. Esta é a razão pela qual Davi chama a palavra de Deus de justa. Por meio disso, ele confirmaria sua fé na verdade das promessas divinas para Deus, prometendo liberalmente que não acalentam em seu povo expectativas ilusórias.

Comentário de John Wesley

Os meus olhos falham pela tua salvação e pela palavra da tua justiça.

A palavra – Para a realização de tua promessa fiel ou misericordiosa.

Referências Cruzadas

Salmos 69:3 – Cansei-me de pedir socorro; minha garganta se abrasa. Meus olhos fraquejam de tanto esperar pelo meu Deus.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 130:6 – Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!

Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Lamentações 4:17 – Nossos olhos estão cansados de buscar ajuda em vão; de nossas torres buscávamos uma nação que não podia salvar-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *