Estudo de Salmos 119:134 – Comentado e Explicado

Livrai-me da opressão dos homens, para que possa guardar as vossas ordens.
Salmos 119:134

Comentário de Albert Barnes

Deliver me from the oppression of man – From constraint on the part of man, so that I may be free to act as I please. Give me true religious liberty, and let me not be under any compulsion or constraint. The word rendered “deliver” is that which is usually rendered “redeem.” It is used here in the large sense of deliverance; and the prayer is an expression of what the true friends of religion have always sought, desired, and demanded – “freedom” of opinion – the richest blessing which man can enjoy.

So will I keep thy precepts – My heart inclines to that; I desire it; and, if suffered to act without constraint, I will do it. As it is the purpose and the wish of my soul, I pray that all hindrances to the free exercise of my religion may be removed. How often has this prayer been offered in times of persecution! By how many million of the dwellers on the earth might it even now be offered! What a blessing it is to those who are free from oppressive laws, that they are permitted to carry out the wishes of their hearts, and to worship God according to the dictates of their conscience, with none to molest them or make them afraid.

Comentário de E.W. Bullinger

Entregar: ou seja, pelo poder. Hebraico. padah. Veja notas em Êxodo 6: 6 com Êxodo 13:13 . Não é a mesma palavra que os versículos: Salmos 119: 153 , Salmos 119: 154 , Salmos 119: 170 . homem. Hebraico. “adam. App-14.

Comentário de John Calvin

134. Livra-me da opressão dos homens. Ao recontar o que havia acontecido, o Profeta mostra, por seu próprio exemplo, que todos os piedosos são expostos à rapina e à opressão, e que, como ovelhas na boca dos lobos, eles serão inevitavelmente destruídos, a menos que Deus os defenda. Como poucos são governados pelo Espírito de Deus, não é de admirar que todo o amor à eqüidade seja banido do mundo, e se todos os homens são encontrados em todos os lugares correndo para todos os tipos de maldade, alguns impelidos pela crueldade (14) e outros dedicado à fraude e engano. Quando, portanto, o Profeta viu que estava sobrecarregado por todos os lados com ferimentos, ele se entregou a Deus como seu libertador. Pela palavra libertar, ele sugere que, a menos que seja preservado de uma maneira maravilhosa, tudo acaba com ele. Na segunda cláusula, ele afirma que não se mostrará ingrato por sua libertação: E eu manterei seus preceitos Nada mais nos fortalece efetivamente, em um desejo sincero e em procurar seguir a integridade e a retidão, do que quando encontramos por experiência que A defesa de Deus é mais valiosa para nós do que todas as ajudas ilegais às quais os homens do mundo invulgarmente recorrem. Somos ensinados nesta passagem que, quando envolvidos em disputas com os iníquos, não devemos permitir que nossas mentes sejam acionadas pela malícia, mas que, por mais violentos e injustamente que possam nos agredir, devemos descansar; contente com a libertação que Deus concede, e somente com isso; e novamente, que todo exemplo em que experimentamos a graça de Deus em nos libertar deve ser um estímulo para nos incitar a seguir a retidão. Ele não nos livra para outro fim, mas para que os frutos de nossa libertação possam se manifestar em nossa vida; e somos perversos demais se essa experiência não for suficiente para nos convencer de que todos os que perseverarem no temido medo de Deus sempre permanecerão em segurança por sua ajuda, embora o mundo inteiro possa estar contra eles.

Referências Cruzadas

Salmos 56:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem.

Salmos 56:13 – Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.

Salmos 105:43 – Fez sair cheio de júbilo o seu povo, e os seus escolhidos, com cânticos alegres.

Salmos 119:122 – Garante o bem-estar do teu servo; não permitas que os arrogantes me oprimam.

Ezequiel 11:17 – “Portanto, diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel’.

Ezequiel 36:24 – ” ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.

Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *