Estudo de Ezequiel 18:3 – Comentado e Explicado

Por minha vida – oráculo do Senhor Javé -, não tereis mais ocasião de repetir esse provérbio em Israel.
Ezequiel 18:3

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 18: 3 . Como eu vivo; diz o Senhor, não tereis ocasião de usar mais esse provérbio em Israel – farei uma discriminação tão visível entre os justos e os iníquos, entre os que pisam nos degraus de seus antepassados ??e os que tomam aviso com seus exemplos , que você não terá mais espaço para usar esse provérbio entre você. Deus ameaça, deve-se reconhecer, visitar os pecados dos pais sobre os filhos, tanto no Antigo Testamento como no Novo: ver Êxodo 20: 5 ; Mateus 23:35 . Mas isso deve ser entendido apenas, primeiro, com relação aos castigos temporais deste mundo, não com relação aos castigos eternos do próximo; e, 2d, Quando as crianças andam nos degraus perversos de seus pais, e assim gradualmente enchem a medida da iniqüidade nacional: ver notas em Jeremias 15: 4 ; Jeremias 31:29 , onde esse assunto é mais bem explicado. “As Escrituras notam certa medida de iniqüidade, que está se enchendo de uma geração para outra, até que finalmente torna uma nação ou família pronta para a destruição. E embora aquelas pessoas sobre quem essa vingança recaia não sofram mais do que merecem seus pecados pessoais, ainda assim, porque os pecados das gerações anteriores, que eles igualam ou superam, fazem com que seja hora de Deus destruí-los completamente, os castigos devidos aos pecados Diz-se que de muitas idades e gerações caem sobre eles. ” Dr. Sherlock.

Comentário de Adam Clarke

Enquanto eu viver, diz o Senhor Deus, você não terá mais ocasião de usar esse provérbio em Israel – agora, por esta presente declaração, resolveremos essa questão para sempre. E, portanto, Deus jurou o que se segue. Depois disso, quem ousará duvidar do julgamento pronunciado?

Comentário de E.W. Bullinger

diz o Senhor DEUS = [é] o oráculo de Adonai Jeová.

o senhor deus . Veja a nota em Ezequiel 2: 4 .

mais nada . Isso se refere a um tempo futuro que ainda não chegou ( Jeremias 31:29 , Jeremias 31:30 ). Até então, é o contrário ( Ezequiel 21: 3. Lamentações 5: 2 ) e existe desde Gênesis 3. Compare Romanos 5: 12-21 .

Comentário de John Calvin

Vós , diz ele, use esse provérbio; mas, como vivo, diz o Senhor Jeová, você não deve mais usar esse provérbio. Ele não quer dizer, com essas palavras, que os judeus se arrependam e se tornem mais modestos, e não se atrevam a vomitar tal blasfêmia contra ele; pois ele não está tratando de arrependimento aqui; mas é como se ele dissesse: Eu golpearei debaixo de você este orgulho, uma vez que a sua iniqüidade se manifestará, e o mundo inteiro reconhecerá a justiça do seu castigo, e que você o mereceu e não pode jogá-lo. sobre seus pais, como você até agora se esforçou para fazer. Os judeus de fato não cessaram sua rebelião contra Deus, e não há dúvida de que estavam cada vez mais exasperados, de modo a expor com audácia contra ele; mas porque a maldade deles era realmente aparente, e Deus não lhes era hostil em vão, ou por motivos insignificantes; e embora ele fosse severo, eles chegaram ao ponto mais alto da impiedade, de modo que nenhum castigo poderia ser suficiente ou opressivo demais. Agora entendemos o significado do Profeta, ou melhor, do Espírito Santo, uma vez que Deus tirou toda a pretensão de embaralhar os judeus quando ele detectou sua impiedade, e tornou evidente que eles estavam apenas sofrendo a devida recompensa por seus crimes. Mas Deus jura por si mesmo, de onde concluímos quão abominável era a blasfêmia; e verdadeiramente os homens não podem se absolver sem condenar a Deus; pois a glória de Deus brilha, quando toda boca é parada, como vimos anteriormente. ( Ezequiel 16:63 ; Romanos 3:19 .) Assim que os homens descem a essa arena, desejando mostrar sua inocência, é como se quisessem reduzir a justiça de Deus a nada. Portanto, não é de surpreender que Deus fique muito zangado quando é espoliado de sua justiça; pois ele não pode existir sem esse atributo.

Referências Cruzadas

Ezequiel 18:19 – “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai? ’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de guardar todos os meus decretos, com certeza ele viverá.

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *