Estudo de Mateus 15:26 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. _
Mateus 15:26

Comentário de Albert Barnes

Mas ele respondeu e disse: Não é bom … – Ou seja, não é apropriado ou adequado.

Pão infantil – Os judeus se consideravam filhos especiais de Deus.

Para todas as outras nações, eles estavam acostumados a aplicar termos de desprezo, dos quais os cães eram os mais comuns. Os muçulmanos ainda aplicam o termo “cães” aos cristãos, e cristãos e judeus uns aos outros. O termo é designado como uma expressão do mais alto desprezo. O Salvador quer dizer que ele foi enviado aos judeus. A mulher era gentia. Ele quis dizer apenas usar um termo de uso comum e planejou testar a fé dela da maneira mais forte – que não se enquadrava no projeto de seu ministério pessoal para aplicar benefícios destinados aos judeus a outros. Evidentemente, ele não pode ser entendido como pretendendo justificar ou sancionar o uso de tais termos ou nomes de apelidos. Ele pretendia experimentar a fé dela. Como se ele tivesse dito: “Você é um gentio; Eu sou judeu. Os judeus se chamam filhos de Deus. Vocês difamam e abusam, chamando-o de cachorro. Você está disposto a receber um judeu, então, um favor? Você está disposto a se submeter a essas apelações para receber um favor de uma nação e reconhecer sua dependência de um povo que tanto o despreza? Foi, portanto, um julgamento de sua fé, e não foi um empréstimo de sua sanção à propriedade do termo abusivo. Ele a olhou com um sentimento diferente.

Comentário de E.W. Bullinger

meet = fair.

o pão das crianças = o pão das crianças, com ênfase nas crianças. Figura do discurso Enallage. App-6.

crianças “. Veja App-108.

cães = filhotes, ou pequenos cães domésticos; isso é verdade apenas disso. Os cães não são tratados (no leste) quando adultos. O Senhor usou a Figura do discurso Hipocatástase (App-6), implicando que ela era apenas uma gentia e, portanto, ainda não tinha nenhuma reivindicação nem por esse motivo. . Philippians 1:3 , Philippians 1:2 ). Os gentios eram conhecidos como “cães” pelos judeus e desprezados como tais ( Mateus 7: 6 ; 1 Samuel 17:43 . 2 Samuel 3: 8 ; 2 Samuel 9: 8. 2 Reis 8:13 . Filipenses 1: 3 , Filipenses 1: 2 ).

Comentário de John Calvin

26. Não é aparentemente. A resposta de Cristo é mais dura do que nunca, e alguém poderia pensar que ele pretendia eliminar todas as esperanças; pois ele não apenas declara que toda a graça que recebeu do Pai pertence aos judeus e deve ser concedida a eles, caso contrário eles serão enganados por seus direitos justos; mas ele desdenhosamente compara a mulher a um cachorro , o que implica que ela não é digna de ser participante de sua graça. Para tornar claro o significado para nós, deve-se entender que a denominação do pão das crianças é dada aqui, não aos presentes de Deus de qualquer descrição, mas apenas àqueles que foram concedidos de maneira peculiar a Abraão e sua posteridade. Pois desde o começo do mundo, a bondade de Deus estava em toda parte difundida – ou seja, enchia o céu e a terra – de modo que todos os homens mortais sentiam que Deus era seu Pai. Mas como os filhos de Abraão foram mais altamente honrados do que o resto da humanidade, o pão infantil é um nome dado a tudo o que se relaciona particularmente à adoção pela qual os judeus foram eleitos para serem filhos. A luz do sol, o o sopro da vida e as produções do solo foram desfrutadas pelos gentios igualmente com os judeus; mas a bênção que era esperada em Cristo residia exclusivamente na família de Abraão. Abrir, sem distinção, o que Deus havia conferido como privilégio peculiar a uma única nação, não deixava de lado a aliança de Deus; pois assim os judeus, que deveriam ter a preferência, foram colocados no mesmo nível dos gentios.

E jogá-lo para os cães. Ao usar a palavra arremessar , Cristo sugere que o que é retirado da Igreja de Deus e dado aos pagãos não é bem concedido. Mas isso deve ser restrito àquela época em que somente na Judéia os homens clamavam a Deus; pois, dado que os gentios foram admitidos a participar das mesmas salvações – que ocorreram quando Cristo difundiu em todos os lugares a luz de seu Evangelho – a distinção foi removida, e aqueles que antes eram cães agora são considerados entre as crianças. O orgulho da carne deve cair, quando aprendemos que por natureza somos cães. A princípio, sem dúvida, a natureza humana, na qual a imagem de Deus brilhava intensamente, ocupava uma posição tão alta que esse epíteto opressivo não se aplicava a todos. nações e até reis, a quem Deus confere a honra de levar seu nome. (418) Mas a traição e a revolta de Adão tornaram apropriado que o Senhor enviasse ao estábulo, juntamente com os cães , aqueles que, por culpa de nosso primeiro pai, se tornaram bastardos; mais especialmente quando é feita uma comparação entre os judeus, que estavam isentos do lote comum, e os gentios, que foram banidos do reino de Deus.

O significado de Cristo é mais plenamente revelado por Marcos, que dá essas palavras: Permita que as crianças primeiro fiquem satisfeitas. Ele diz à mulher de Canaã que ela age presunçosamente ao proceder – por assim dizer, no meio da ceia – para aproveitar o que era na mesa. (419) Seu principal desígnio era provar a fé da mulher; mas ele também apontou a terrível vingança que dominaria os judeus, que rejeitaram um benefício inestimável que lhes era oferecido livremente e que recusaram àqueles que a procuravam com calor e seriedade.

Comentário de Adam Clarke

O pão das crianças – A salvação provida para os judeus, que foram denominados filhos do reino. E lançá-lo para os ???a????? , cachorrinhos – até os malditos; tais gentios eram reputados pelo povo judeu, e nosso Senhor usa essa forma de expressão que era comum entre seus compatriotas. Que repulsa terrível! e ainda assim ela persevera!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:26 . Não é conveniente levar o pão das crianças, etc. – Os judeus se glorificaram grandemente no título honroso dos filhos de Deus, por causa de todas as nações que conheciam e adoravam o verdadeiro Jeová: deram o nome de cães aos gentios por sua idolatria. e outras poluições, pelas quais eles haviam julgado se degradar da categoria de criaturas racionais. Com essa denominação, os judeus pretendiam marcar a impureza dos gentios e seu odiosidade aos olhos de Deus; ao mesmo tempo em que transmitia uma idéia do desprezo em que eram mantidos pela nação santa: embora em alguns aspectos fosse aplicável, devia ter sido muito ofensivo para os pagãos. Não obstante, essa boa mulher não a recusou, nem ressentiu os judeus do título honorável de filhos: reconheceu a justiça do que Cristo disse e, por um forte exercício de fé, extraiu uma argumentação sobre a qual a sinceridade e benevolência de seus disposição não pôde resistir.

Referências Cruzadas

Mateus 7:6 – “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

Marcos 7:27 – Ele lhe disse: “Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Romanos 9:4 – o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

Gálatas 2:15 – “Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Filipenses 3:2 – Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!

Apocalipse 22:15 – Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *