Quando o “querer” e o “deveria” não combinam

Se o seu “querer” não está de acordo com o “dever” de Deus, o que você pode fazer para ter paz? 

Vejo pelo menos cinco estratégias possíveis.

  1. Você pode evitar pensar no “deveria”. Esta é a estratégia mais comum no mundo. A maioria das pessoas simplesmente não dedica energia a ponderar o que deveria estar fazendo e não está fazendo. É mais fácil manter o rádio ligado.
  2. Você pode reinterpretar o “deveria” para que soe exatamente como o seu “querer”. Isso é um pouco mais sofisticado e, portanto, não tão comum. Geralmente é preciso uma educação universitária para fazer isso com credibilidade e um diploma de seminário para fazê-lo com sutileza.
  3. Você pode reunir a força de vontade para fazer uma forma de “deveria”, mesmo que você não tenha o coração do “querer”. Isso geralmente parece muito bom, e muitas vezes é confundido com virtude, mesmo por aqueles que o fazem. Na verdade, existe toda uma visão de mundo que diz que fazer o “dever fazer” sem “querer” é a essência da virtude. O problema com isso é que Paulo disse: “Deus ama quem dá com alegria”, o que coloca os meros “doadores que devem” em uma posição precária.
  4. Você pode sentir o devido remorso de que o “querer” seja muito pequeno e fraco – como um grão de mostarda – e então, se estiver dentro de você, faça o “deveria” pelo esforço da vontade, enquanto se arrepende de que o “querer ” é fraco, e rezando para que o “querer” seja restaurado em breve. Talvez até seja restaurado ao fazer o “dever fazer”. Isso não é hipocrisia. A hipocrisia esconde um dos dois impulsos contraditórios. A virtude confessa ambos na esperança da graça.
  5. Você pode buscar, por meio da graça, fazer com que Deus dê o “querer” para que, quando chegar a hora de fazer o “deveria”, você “querer”. Em última análise, o “querer” é um dom de Deus. “A inclinação da carne é inimiga de Deus… não pode submeter-se à lei de Deus” ( Romanos 8:7 ). “O homem natural não pode entender as coisas do Espírito de Deus… porque elas são avaliadas espiritualmente” ( 1 Coríntios 2:14 ). “Talvez Deus lhes conceda arrependimento para o conhecimento da verdade” ( 2 Timóteo 2:25 ).
A doutrina bíblica do pecado original resume-se a isto:

Somos livres para fazer o que gostamos, mas não somos livres para gostar do que devemos gostar. “Pela desobediência de um homem [Adão] muitos se tornaram pecadores” ( Romanos 5:19 ). Isto é quem nós somos. E, no entanto, sabemos por nossa própria alma e pela Bíblia que somos responsáveis ​​pela corrupção do nosso “querer”. De fato, quanto melhor você se torna, mais se sente envergonhado por ser ruim e não apenas fazer o mal. Como NP Williams disse: “O homem comum pode sentir vergonha de fazer o mal: mas o santo, dotado de um refinamento superior de sensibilidade moral e poderes mais aguçados de introspecção, tem vergonha de ser o tipo de homem que está sujeito a fazer o mal”.

A obra livre e soberana de Deus para mudar o coração é nossa única esperança. Portanto, devemos orar por um novo coração. Devemos orar pelo “querer” – “Inclina meu coração aos teus testemunhos” ( Salmo 119:36 ). Ele prometeu fazê-lo: “Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos” ( Ezequiel 36:27 ). Esta é a nova aliança comprada pelo sangue de Jesus ( Hebreus 8:8-13 ; 9:15 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *