Paciência é amor

Quando deixamos de reconhecer outras pessoas como eternamente importantes, não as amaremos bem. No famoso capítulo do amor de Paulo, ele começa sua lista de qualidades do amor com esta simples declaração: “O amor é paciente” ( 1 Coríntios 13:4 ). Para amar alguém, devemos valorizar a alma imortal dessa pessoa mais do que valorizamos nossa própria conveniência temporária.

Deus é paciente

Isto, é claro, é como Deus ama. Em sua segunda epístola, Pedro escreve:

Amado . . . o Senhor não demora a cumprir sua promessa, como alguns consideram lentidão, mas é paciente para convosco, não desejando que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. ( 2 Pedro 3:8-9 )

Parece que alguns dos membros da igreja do primeiro século estavam ficando impacientes – com Deus. Por que Jesus não voltou?  Por que as promessas de Deus não foram cumpridas imediatamente? Porque, explicou Pedro, Deus se preocupa com as almas . Deus conhece, muito mais do que nós, os horrores do inferno. Ele conhece a terrível extensão de sua própria ira. E ele quer que as pessoas sejam salvas.

Deus, que poderia destruir a terra a qualquer momento com justiça, escolheu esperar. Ele é “o Senhor, o Senhor, um Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se, e abundante em benignidade e fidelidade” ( Êxodo 34:6 ). Ele não se incomoda com a passagem do tempo – com os minutos, anos e milênios que estão passando – se isso significa que as pessoas serão salvas eternamente.

Em seus propósitos para seu povo eleito, Deus não mede o tempo da maneira que fazemos: “Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia” ( 2 Pedro 3:8 ). Ao contrário de nós, Deus não está focado no relógio. Ele está focado em fazer o bem às almas das pessoas. E se pausar sua ira significa que seus filhos amados alcançarão o arrependimento, então nosso Deus está disposto a esperar o tempo que for necessário.

Jesus foi paciente

Em seu ministério terreno, Jesus também expressou amor pela paciência. O Evangelho de Marcos conta a história de uma época em que Jesus estava saindo para uma viagem. Assim que ele estava “partindo em sua jornada, um homem correu e ajoelhou-se diante dele e perguntou-lhe: ‘Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?’” ( Marcos 10:17 ).

Não sei você, mas no momento em que estou “partindo” – em uma viagem, para um compromisso, para fazer recados – é o pior momento possível para alguém me interromper. Minhas chaves do carro estão na mão, minha agenda está planejada e meu GPS já declarou meu ETA. Não tenho tempo para parar e conversar, obrigado.

Mas quando o jovem rico interrompeu Jesus, Jesus não contou os minutos que se esvaíram. Ele contou o valor da alma do homem. Parou. Ele olhou para o homem. Ele lhe fez uma pergunta perspicaz, procurando dirigir-se ao coração do homem: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom senão somente Deus” ( Marcos 10:18 ). Jesus reconheceu o momento como uma oportunidade para a eternidade.

E mesmo quando o homem persistiu em sua narrativa hipócrita, Jesus não desistiu e saiu. Ele “o amou”, diz o versículo 21, e continuou falando com ele. Jesus percebeu o que lhe faltava, ofereceu-lhe riquezas além do valor terreno e até convidou o homem teimoso e arrogante a acompanhá-lo. Foi somente quando o homem deixou Jesus que Jesus continuou seu caminho. Nosso Salvador estava disposto a esperar — fazendo o bem às almas das pessoas — o tempo que fosse necessário.

Seja paciente com todos eles

Uma vez que fomos amados por esse Deus longânimo, e já que estamos sendo conformados à imagem desse longânimo Salvador, nós também devemos amar os outros por nossa paciência. Assim como nosso Senhor não queria que perecêssemos, não devemos descartar o futuro eterno das pessoas ao nosso redor. Nosso atraso temporário pode ser uma oportunidade para o evangelho. Certamente será uma oportunidade para o amor.

Nas palavras finais de sua carta aos Tessalonicenses, Paulo dá uma lista de exortações ( 1 Tessalonicenses 5:12-22 ). Escrevendo para a família da fé, ele publica publicamente as regras da casa – explicando à igreja como eles devem viver como uma família. Ele quer que eles respeitem seus líderes, estejam em paz uns com os outros e façam o bem a todos. Assim, ele também ordena que sejam pacientes: “Rogamos a vocês, irmãos e irmãs, que admoestem os ociosos, encorajem os de coração fraco, ajudem os fracos, sejam pacientes com todos eles ” ( 1 Tessalonicenses 5:14 ).

Paulo sabia que a vida na igreja nem sempre é fácil. As pessoas que Deus chama para si podem ser imaturas, ignorantes e problemáticas. Cada um de nós está “sendo transformado” ( 2 Coríntios 3:18 ), mas ainda não chegamos à perfeita semelhança com Cristo. E assim Paulo chama os crentes a serem pacientes uns com os outros.

Por quanto tempo for necessário

Então a razão pela qual devemos ser pacientes com outros cristãos, segundo Paulo, é o amor. Em 1 Tessalonicenses 5:14 , ele fundamenta sua ordem na longanimidade em termos de afeição familiar, identificando os crentes como “irmãos e irmãs”. Na igreja, não somos meros conhecidos, ou mesmo companheiros do mesmo clube; nós somos família. Na igreja, o amor de Cristo por nós nos compele a amar uns aos outros ( Jo 13:34 ).

E nesta família — como expressão de nosso amor — suportamos as falhas uns dos outros, apontamos uns aos outros para Cristo e buscamos o benefício eterno uns dos outros. Aqueles que são nossos “irmãos e irmãs” devem experimentar mais nosso amor paciente. E os estranhos que ainda não são da família podem ser conquistados pelo nosso amor paciente.

Se podemos fazer o bem a alguém, podemos ser pacientes. As pessoas podem nos custar minutos valiosos, mas suas almas valem o tempo que for necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *