Dicas para mostrar amor cristão até mesmo aos membros mais difíceis da família

O ditado diz que você não pode escolher sua família, mas você pode escolher seus amigos. Nada está mais perto da verdade quando se trata de viver com familiares difíceis.

A Bíblia está repleta de incontáveis ​​exemplos de membros de famílias em desacordo: Jacó e Labão, José e seus irmãos, Abraão e Sara, e até mesmo a primeira família, Adão e Eva e seus filhos, Caim e Abel .

Os desafios com as famílias não são novidade. Eles podem levar a jantares de férias desajeitados, brigas sobre coisas juvenis e talvez até ficarem completamente distantes um do outro. Mas Deus não uniu os membros da família apenas para que eles lutassem entre si, mas para que crescessem uns com os outros; e às vezes é crescer pela dor causada por um familiar.

Existem maneiras de lidar com familiares difíceis de maneira cristã, buscando mais exemplificar o amor de Cristo do que deixar que o orgulho, a vergonha ou a mágoa tirem o melhor de você. 

Armado com versículos bíblicos, histórias de figuras bíblicas em guerra e táticas para diminuir situações difíceis antes que elas comecem (ou piorem), você pode ser uma testemunha piedosa para os membros de sua família, mesmo que eles não sejam para você.

Equipe-se com as Escrituras

Nada pode ser resolvido ou alcançado se você não estiver pronto para lutar contra o inimigo que mantém as almas de sua família cativas. Inveja, raiva, indiferença e hostilidade são todas as armas do inimigo, Satanás.

A melhor maneira de se preparar para lidar com sua família com a graça e a força de Deus é manter em seu coração e mente os versículos das Escrituras que dizem respeito à paz de Deus durante as tempestades da vida (o que inclui a família). Aqui estão alguns para ter em mente para situações envolvendo seus familiares desafiadores.

Salmo 27:1 : “O Senhor é minha luz e minha salvação; A quem devo temer? O Senhor é a força da minha vida; De quem terei medo?”

1 Pedro 5:7 : “Lançando sobre ele todos os seus cuidados, porque ele tem cuidado de você.”

Romanos 3:23 : “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Hebreus 12:14 : “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Isaías 41:10 : “Não temas, porque estou contigo; Não desanime, pois eu sou o seu Deus. Eu te fortaleço, sim, eu te ajudo, eu te sustento com a minha destra justa”

Prepare-se antes de enfrentar situações familiares difíceis

Quase todo mundo pode atestar ter algum problema com a família, desde discussões completas toda vez que você se vê, até se sentir vitimado por fofocas ou altos padrões de um membro da família, às vezes ser completamente abandonado pela família em momentos cruciais.

Em vez de acreditar que sempre será assim que você interagirá com seus familiares desafiadores, tome algumas precauções necessárias que possam ajudar a aliviar problemas atuais ou futuros com eles.

1) Lembre-se, pessoas feridas machucam outras

Você pode se perguntar por que alguns membros da família parecem tão difíceis de conviver. Mas porque é família, você provavelmente conhece a história deles que pode explicar seu comportamento. Seu membro da família pode estar lidando com um passado ferido ou errado que se manifestou em como eles se comportam em relação a você ou aos outros. Embora isso não desculpe como eles agem em relação a você, deve esclarecer a situação e fazer você perceber que você pode ser apenas o destinatário, não o culpado, da mágoa deles.

2) Esteja atento aos gatilhos para brigas e desconforto

Seu familiar não aprova seu cônjuge, seu trabalho ou como você cria seus filhos? As brigas parecem acontecer durante as refeições ou se o álcool estiver envolvido? Pense no que faz com que sua família se torne difícil ou abusiva ou quando as fofocas parecem começar. Lembre-se desses gatilhos (conversas, atividades, situações) para que você possa criar estratégias para evitá-los quando possível.

3) Leia histórias da Bíblia sobre brigas familiares

Se isso ajudar, saiba que há histórias na Bíblia de pessoas que sofreram um tratamento muito mais duro por parte de membros da família do que você. Considere a história de Jacob e seu sogro Labão ( Gn. 29 ). Embora Jacó tenha trabalhado sete anos pela mão da filha de Labão, Raquel, Labão enganou Jacó e o fez se casar com sua filha mais velha, Lia. Então Labão o obrigou a trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel. Portanto, lembre-se de que, seja qual for o drama familiar que você esteja enfrentando, outros nas Escrituras também enfrentaram.

4) Deus vê mais em você do que seu familiar

Palavras e ações ainda podem doer, mesmo que venham de alguém que está lidando com mágoa ou dor não resolvida. Quando o que sua família diz sobre você ou como eles fazem você se sentir vier à tona, lembre-se de que Deus o vê de maneira diferente. Ele vê potencial, amor e crescimento em você, a imagem Dele mesmo com talentos e habilidades criados exclusivamente em você.

O que fazer ao enfrentar familiares difíceis

Às vezes, você pode preparar tudo o que quiser para encontrar seus familiares difíceis, mas eles podem puxar um coelho de seus chapéus na forma de uma situação embaraçosa, ou talvez suas interações sejam mais pessoais naquele dia do que anteriormente. O que você faz para evitar agir de uma maneira que você pode não gostar?

1) Mantenha a calma

Não é fácil quando seu familiar diz algo para você que machuca ou trata o cachorro dele melhor do que você, mas antes que você o ataque com palavras ou punhos, respire fundo. 

Se você precisar se desculpar do lado de fora ou ao banheiro, faça isso para controlar sua raiva, se acalmar e talvez fazer uma oração rápida a Deus por sabedoria. Não piore uma situação ruim, mesmo que você se sinta justificado em suas ações.

2) Afogue-os com bondade

Que melhor maneira de abafar uma discussão do que com bondade? Você pode elogiar seu familiar de alguma forma (tem que haver algo), mudar a conversa para algo mais agradável ou talvez simplesmente dizer: “Obrigado por compartilhar. Vou orar sobre isso e buscar a direção de Deus.” A bondade pode parar uma palavra dura em suas trilhas.

3) Tome uma posição, mas como Cristo faria

Talvez tenha chegado a hora de você se posicionar contra o tratamento desnecessário de seu familiar difícil, seja dirigido a você ou a outra pessoa de sua família. Quem melhor para tomar uma posição do que Cristo?

Cristo foi regularmente confrontado por outros que deveriam ter sido Seus irmãos e irmãs piedosos, mas em vez de agir com raiva e amargura, Ele falou com amor e com a verdade de Deus. 

Ele não permitiu que as palavras do Sinédrio ou incrédulos (ou mesmo crentes) tirassem o melhor dele, mas permaneceu firme na Palavra de Deus e não concordou apenas em entrar na linha.

O mesmo pode ser dito para nós, pois pode chegar a hora de você deixar seu familiar difícil saber que suas palavras e/ou ações o machucaram ao longo dos anos e você gostaria que o comportamento parasse. 

Talvez isso apresente uma oportunidade para você conversar com seu familiar longe dos outros, perguntar se você pode orar por eles ou apenas revelar mais do seu coração no que Deus está lhe dizendo.

Provavelmente Deus orquestrou este momento porque é hora de seu familiar enfrentar sua mágoa e iniciar seu processo de cura.

Se a situação piorar e nenhuma dessas táticas funcionar com seu familiar, não tenha medo de estabelecer limites para garantir que você e sua família imediata não se sintam continuamente magoados. 

Isso pode significar evitar certas situações em que os problemas podem ser piores, ou talvez falar com outros membros da família para ver se pode haver espaço.

(interferência familiar) para que você não perca memórias familiares apenas por causa desse membro da família.

Não desista

Viver com familiares difíceis não é uma tarefa fácil e pode dificultar a representação de Cristo para essa pessoa. No entanto, Deus não quer que você experimente repetidas zombarias ou mágoas só porque é alguém relacionado a você por sangue ou casamento .

O que mais ajudaria é tomar medidas antes e durante o tempo com seus familiares para não apenas ficar calmo e sereno, mas também para demonstrar o amor de Deus a alguém que pode precisar mais do que sabe. 

Manter a Palavra de Deus em sua mente e tomar medidas para se preparar mentalmente para enfrentar seu familiar são maneiras de oferecer amor cristão ao seu familiar desafiador.

A cura leva tempo, principalmente entre familiares, mas Deus não desiste das pessoas e você também não deveria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *