4 respostas para dúvidas que põem em risco nossa fé

Você já ouviu falar de tubarões que podem andar em terra ? Ou os “ asteroides destruidores de cidades ” agora sendo descobertos em uma região inexplorada do nosso sistema solar? Ou a empresa que quer pagar 100.000 por ano para provar doces?

Como você pode imaginar, as duas primeiras histórias não são as ameaças que parecem ser. A terceira é real, no entanto, embora envolva mais do que apenas comer doces. A boa notícia é que ele vem com um extenso plano odontológico.

Devemos duvidar muito do que vemos nos noticiários. Nestes dias de “clickbait”, “notícias falsas” e reportagens orientadas para a agenda, as histórias nem sempre são o que parecem.

No entanto, a dúvida pode ser devastadora quando leva os cristãos a questionar ou mesmo abandonar os fundamentos de nossa fé . Uma conversa recente trouxe esse fato para mim.

“Por que o caminho dos ímpios prospera?”

Hoje, vamos buscar a vitória bíblica sobre as dúvidas. Este é um assunto pessoal para todos nós.

Os cristãos certamente não estão imunes a tais dúvidas. Quando os primeiros cristãos encontraram o Cristo ressuscitado, “eles o adoraram, mas alguns duvidaram” ( Mateus 28:17 ). Jeremias perguntou por todos nós: “Por que prospera o caminho dos ímpios?” ( Jeremias 12:1 )

O que fazemos quando duvidamos da nossa salvação, da nossa fé ou do nosso Deus? Como podemos ajudar outra pessoa a lidar com suas dúvidas?

Quatro respostas práticas

Um: Esteja preparado para suas dúvidas.

De acordo com The Screwtape Letters , de CS Lewis , quanto mais forte for sua fé, maior a probabilidade de você ser atacado pela dúvida. A dúvida faz parte da estratégia de Satanás para paralisar e paralisar sua fé e impedir seu uso por Deus. Quanto mais forte for a sua fé, maior será a ameaça que você representa para o Inimigo. Portanto, esteja preparado para as dúvidas que virão não porque sua fé é fraca, mas porque é forte.

Dois: Seja realista sobre suas dúvidas.

Nossas dúvidas e perguntas sobre Deus muitas vezes vêm de fazer perguntas cujas respostas não podemos entender. Queremos compreender a natureza de Deus, ou seu plano eterno e como essa crise se encaixa nele, mas nossas mentes são finitas e caídas. Santo Agostinho estava certo: “Se você pode compreender, não é Deus”. E Tennyson acrescentou: “Nada que valha a pena provar pode ser provado”.

Portanto, seja realista sobre suas dúvidas. Você questiona o que você não pode compreender humanamente? Você está pedindo uma prova que não pode existir?

Três: Seja honesto sobre suas dúvidas.

A única dúvida que causa dano permanente é aquela que não admitimos. Isaías 1:18 no original hebraico registra o convite de Deus: “Vem, vamos discutir”. Deus conhece suas perguntas, suas dúvidas, suas lutas. Seja honesto sobre eles com ele.

Quatro: Seja bíblico sobre suas dúvidas.

Julgue o que você não sabe pelo que você faz: a palavra de Deus é verdadeira, e Jesus é seu Filho e nosso Salvador. Encontre a ajuda da palavra de Deus e de seu Filho para sua dúvida, sua pergunta, seu problema. Peça a um amigo cristão de confiança para estudar as Escrituras com você e orar por você. Não deixe que a dúvida permaneça e apodreça em sua mente. Traga isto para a luz da palavra de Deus, agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *