5 jogos caros que o orgulho joga com você

Sou uma pessoa orgulhosa, mas pela graça de Deus meu arrependimento fica mais profundo a cada dia. 

Mesmo que esse pecado me rejeite, eu volto a ele. Descobri que a condescendência e a arrogância são atraentes no início, mas deixam um gosto terrível. Quando volto ao orgulho, sempre fico me perguntando:  como vim parar aqui? Por que comi o fruto do orgulho mais uma vez?  

Quero explorar por que o orgulho pode ser tão poderoso. Ele joga esses 5 jogos conosco e é um mestre neles. Tenha cuidado para evitar seus truques, pois aderir terá um grande custo.

5 jogos que o orgulho joga com você 

1. O orgulho promete o que você deseja ao custo do que você precisa.

Pois o ímpio se vangloria dos desejos da sua alma, 
    e aquele que é ganancioso por lucro amaldiçoa e renuncia ao Senhor. 
Na soberba do seu rosto o ímpio não o busca; 
    todos os seus pensamentos são: “Deus não existe”. (Salmo 10:4) 

O que eu quero? Segue mais Twitter. Algumas ofertas de livros. A admiração e o respeito de todos que conheço. Isso é pedir muito? O orgulho diz: “Isso não é nada demais. Na verdade, você merece essas coisas. Você tem direito a eles.  

Uma pessoa que tem grandes necessidades é vítima voluntária de seu próprio orgulho.  

Mas observe, se você pegar a mão do orgulho, você deixa a mão de Deus para trás. O orgulhoso não pensa: “Eu não sigo a Deus”, mas pensa: “Deus não existe”. Pois a existência de Deus exige que sejamos secundários em relação a ele – mas o orgulho diz que você não é inferior a ninguém. 

2. O orgulho oferece um atalho para o conhecimento às custas da verdadeira sabedoria.

Eu, a sabedoria, habito com a prudência… [Odeio] o orgulho e a arrogância e o caminho da linguagem maligna e pervertida. (Provérbios 8:13) 

O orgulho oferece um atalho para o conhecimento porque sugere que você já o possui! 

A sabedoria , porém, habita com a prudência. Isso significa que a verdadeira sabedoria vem de uma cautela espiritual que garante que não se desvie da palavra de Deus. Em outras palavras, leva tempo e trabalho. É preciso reconhecer que você não é sábio imediatamente. 

Mas o que reside no orgulho? A Sabedoria dá e recebe conselhos com Prudência, mas com quem o Orgulho interage?  

Talvez Folly, que diz: “Não existe verdade. Tudo é igual, então siga seu instinto! Talvez Imprudência, que diz: “Não há tempo a perder! Aja agora!” Ou talvez até Perversão, que pergunta: “Você já considerou os benefícios do mal? Há muito ganho a ser encontrado lá.” 

Provérbios 21:4 chama um coração orgulhoso de “a lâmpada dos ímpios”. Como uma pessoa orgulhosa encontra o seu caminho? Pela luz do seu próprio orgulho, que não é luz, mas trevas.  

3. O orgulho faz você se sentir melhor às custas de seus relacionamentos.

Alegrem-se com os que se alegram, chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não seja arrogante, mas associe-se aos humildes. Nunca seja sábio aos seus próprios olhos. A ninguém retribua mal com mal, mas pense em fazer o que é honroso aos olhos de todos. (Romanos 12:15-17) 

Muitas coisas podem acontecer em nossas vidas para nos perturbar. Alguém consegue algo em nosso lugar, alguém nos decepciona ou talvez alguém nos prejudica. Para estes momentos, Jesus deu o exemplo máximo de graça e altruísmo e nos chama a imitar a sua humildade. No entanto, o orgulho nos oferece uma maneira diferente de reagir. 

Quando seu amigo consegue o que você deseja, o orgulho o fortalecerá através do ódio. Quando alguém que você conhece fica abatido, o orgulho o protegerá enquanto você se distancia dessa pessoa. E, quando alguém comete o mal contra você, o orgulho te encoraja, dizendo que você tem todo o direito do mundo de fazer o mesmo com ele. 

4. O orgulho promete dinheiro e poder à custa de sua alma.

Quanto aos ricos do presente século, exorta-os a não serem arrogantes, nem a depositarem as suas esperanças na incerteza das riquezas, mas em Deus, que ricamente nos fornece tudo para desfrutarmos. (1 Timóteo 6:17) 

O versículo de Timóteo acima nos diz o que todos nós sabemos sobre as riquezas – elas são incertas. Eles sobem e descem. E, quando morremos, não podemos segurá-los. Mas é aqui que reside a interligação dos esquemas do orgulho: 

A pessoa orgulhosa não se importa por não poder guardar seu dinheiro após a morte porque só se preocupa com esta vida. Eles já disseram: “Deus não existe” (Salmos 10:4).

Porém, o dinheiro nunca é suficiente e os homens rapidamente procuram o poder. Tomar a mão do orgulho faz de você primeiro um materialista e depois um blasfemador. Considere esta frase impressionante do último livro da Bíblia:  

E foi dada à besta uma boca para proferir palavras arrogantes e blasfemas, e foi-lhe permitido exercer autoridade durante quarenta e dois meses. (Apocalipse 13:5) 

A besta deve ter pensado que tinha um grande poder. Ele estava blasfemando contra Deus, e Deus não o impediu. Na mente da besta, ela pode até ter pensado que Deus  não poderia detê-la. Ele estava embriagado de poder, mas podemos ver sua loucura. O poder que ele pensava ter sobre Deus foi na verdade “dado” e “permitido” por Deus. 

Este é um aviso para todos os que comem o fruto do orgulho. Você amará o seu poder, ele o tornará tolo e o levará a blasfemar contra Deus. 

5. O orgulho proporciona gratificação instantânea às custas da alegria eterna.

Pois tudo o que há no mundo – os desejos da carne e os desejos dos olhos e o orgulho da vida – não vem do Pai, mas vem do mundo. E o mundo vai passando junto com os seus desejos, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:16-17)

Eu disse que o orgulho promete o que você deseja – sentir-se melhor através da autoestima, do dinheiro e do poder – e a parte mais atraente do orgulho é que ele oferece tudo isso agora mesmo. Há uma urgência, um limite de tempo no orgulho. Esta urgência foi criada para atraí-lo para longe da “vontade de Deus”. 

Quando o diabo se ofereceu para dar a Jesus toda a autoridade dos “reinos do mundo … e da sua glória” (Lucas 4:5-6), foi um acordo do tipo agora ou nunca. O diabo disse que tudo o que ele precisava fazer era curvar-se diante dele, e então tudo seria de Jesus. Bem desse jeito!  

O diabo é o tentador supremo. Ele sabe exatamente como chegar até as pessoas. Ele sabe aqui em Lucas 4 que está dizendo ao Messias profetizado que ele poderia obter todo o poder do mundo sem ter que passar por toda a dor e miséria da crucificação.  

Mas Jesus, que era o Verbo encarnado, é forte demais para isso. Ele disse em resposta ao diabo: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”.  

Nosso Senhor e Salvador é mais forte que o pecado , e se estamos nele, nós também estamos. Ele falou diretamente diante do orgulho e disse: “ Você  adorará o Senhor seu Deus” para que possamos fazer o mesmo quando ele nos tentar. 

Jesus oferece algo maior 

Leitor, o que você encontra nas promessas vazias do orgulho que não consegue encontrar em Jesus? Jesus oferece coisas maiores e mais vivificantes para você.  

Jesus lhe dá o que você precisa, concede a verdadeira sabedoria, acalma sua alma enquanto redime seus relacionamentos, nos leva à rica generosidade do Pai e oferece em suas mãos a alegria eterna. 

Você vai se apoderar dessa alegria? Eu rezo para que você faça isso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *