Como Cristo restaurou nossa união com nosso Criador

Imagine como teria sido para Adão e Eva viver na presença de Deus no Jardim. Como eles poderiam ter abandonado suas ordens quando ele estava tão perto?  

Paulo diz algo em Atos que pode nos ajudar a entender: “Em [Cristo] vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17:28). Como cristãos, vivemos em Cristo e ainda assim o abandonamos também. Banimos Deus de nossa visão em nossa vida cotidiana. 

Não somos mais participantes do pecado de Adão que levou à morte, mas participantes da morte e ressurreição de Cristo que levou à vida. Para entender como isso aconteceu e o que significa para nós, deveríamos olhar para uma breve história da presença de Deus nas Escrituras.

União Perdida 

Deus ordenou a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas, como sabemos, Adão e Eva comeram frutos daquela árvore proibida. Adão e Eva foram então banidos da comunhão com Deus no paraíso. 

E sem a presença de Deus para acompanhá-los e sua voz para guiá-los, eles enfrentaram a morte .  

Mas a morte não teve a palavra final. Deus prometeu um Redentor que, ao contrário de Adão, esmagaria a cabeça da serpente. E num ato de misericórdia, Deus os vestiu com roupas feitas de peles de um animal abatido em seu lugar, prenunciando o sacrifício de Jesus pelos pecados do seu povo, a fim de vesti-los de justiça. 

União Limitada  

Deus preservou a linhagem messiânica num mundo perverso que rejeitou a sua presença e voz. Apesar de suas falhas, Abraão, Isaque e Jacó buscaram a presença de Deus e se apegaram firmemente às suas promessas. 

O povo de Deus cresceu e se tornou uma grande multidão, fazendo com que Faraó e os egípcios os temessem e os escravizassem. Mas Deus os salvou disso e resgatou sua liberdade. Ele queria que eles fossem o seu povo, com ele, e não escravizados pelos egípcios.

Depois de redimir os israelitas, Deus tornou-lhes conhecida a sua presença. Ele os convidou à sua presença ao pé do Monte Sinai ( Êxodo 19:16-20 ). Aqui os israelitas tremeriam de medo do Senhor. 

Eles acordaram em uma montanha coberta por uma nuvem espessa acompanhada por grandes toques de trombeta e relâmpagos e trovões (v.16). Depois que Deus desceu em fogo sobre o Monte Sinai, o povo assistiu do sopé da montanha (vv.17-18).  

Tal era a intensidade do fogo que sua fumaça subia como a fumaça de uma fornalha (v.18). Assim que Deus desceu ao topo da montanha, ele chamou Moisés para subir até ele (v.20) e disse-lhe que o povo não deveria subir ao Monte Sinai ( Êxodo 19:21-25 ). Os israelitas estremeceram de grande medo e imploraram a Moisés que falasse em nome deles para que não tivessem que ouvir a voz de Deus ( Êxodo 20:18-21 ).  

O que isso nos diz? O homem não podia entrar na presença santa de Deus porque era profano. Precisamos de alguma limpeza, de algum sacrifício ou de um mediador poderoso o suficiente para nos tornar santos o suficiente para nos aproximarmos de Deus. 

Precisamos de um mediador maior do que Moisés, que ascenderá às trevas para nos reconciliar com Deus. Sem mediador, tal como os nossos primeiros pais, os israelitas fogem de Deus cuja perfeição nos aterroriza. 

Jesus é esse mediador. 

Mediador Rejeitado 

No ventre de Maria, o Espírito Santo orquestrou um milagre misterioso e glorioso. Pelo seu poder, Jesus, o eterno Filho de Deus, foi concebido. E uma noite em Belém, Maria deu à luz Jesus. 

Totalmente Deus e totalmente homem, Jesus nos entregaria à presença de Deus.  

Desde a infância, Jesus viveu em perfeita comunhão com Deus e com o próximo. Seu próprio povo resistiu àquele que veio se oferecer por eles. Eventualmente, eles o entregaram aos romanos para execução. 

Na cruz, Jesus entrou em grandes trevas para apaziguar a ira de Deus e salvar o seu povo. Sua justiça foi transferida para nossa conta e nossos pecados para sua conta. E a vara da ira de Deus esmagou Jesus. Banido nas trevas exteriores, afogado na tristeza, Jesus exclamou: 

“Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?” (Mateus 27:46). 

Lembrando-se do amor do Pai, Jesus gritou:  

“Pai, em suas mãos entrego meu espírito!” (Lucas 23:46). 

E ele ofegou em seu último suspiro.  

De repente, o Verbo, que por meio de e para o qual todas as coisas foram criadas e são mantidas unidas, ficou inerte. E a cortina do templo que separava as pessoas do santuário interno se dividiu em duas, de cima a baixo ( Mateus 27:51 ). O chão tremeu e as pedras se partiram (v.52). Libertados do túmulo, os santos foram ressuscitados corporalmente e apareceram a muitos (v.53).  

Tal foi a força por trás do desenrolar do drama que o centurião e os que o acompanhavam para vigiar Jesus proclamaram: 

“Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” (Mateus 27:54). 

Jesus abriu o caminho, através de si mesmo, de volta à união com o Pai.  

União Eterna 

Tal é o poder da graça de Deus no sacrifício de Jesus.  

Mortos em nossos pecados e ofensas, éramos filhos da ira, afastados de Deus e incapazes de ter comunhão com ele. Vivos em Cristo, que é a nossa paz, somos filhos da graça, agradáveis ​​diante da presença de Deus e capazes de clamá-lo como: “Aba Pai!” 

Mas o melhor ainda está por vir. Jesus retornará para nos reivindicar como sua amada noiva. Ele substituirá este mundo por um novo que superará este em glória. Esta promessa será cumprida: 

Eis que a morada de Deus está com o homem. Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as coisas anteriores já passaram. (Apocalipse 21:3-4)

Lembrar dos nossos piores e melhores momentos nesta vida será uma oportunidade para valorizar a fidelidade de Deus. E estes tempos serão ofuscados por uma eternidade de celebração da nossa união eterna com Deus e o seu povo.

Que narrativa de redenção! Louvado seja Deus que nos criou para si e nos restaurou para si! Reflita sobre esta notícia incrível. E em resposta alegre, aproxime-se de Deus a cada momento, curvando-se diante dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *