Reflexão sobre o Salmo 23: A bondade de Deus no sofrimento

Com lágrimas nos olhos, li a letra do  hino de adoração  na tela:  

Certamente, a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. 

Não abri os lábios para cantá-las, com medo do som triste que poderia sair da minha boca. Após nosso primeiro aborto, eu estava lutando para acreditar na verdade daquelas palavras. 

O bom pastor vai adiante de nós 

Meses antes, quando meu marido decidiu que era hora de constituir família, o medo emaranhou meus pensamentos. Antes de entrarmos no desconhecido de “tentar engravidar”, conseguimos evitar coisas difíceis como infertilidade e aborto espontâneo. 

Mas agora estávamos entrando em um novo mundo e eu estava me preparando. Para combater a ansiedade, memorizei o Salmo 23:6. Foi uma das muitas passagens com as quais procurei preencher minha mente, mas foi aquela à qual continuei voltando.  

Senti a importância da verdade escondida neste versículo. Eu sabia que precisava aprender, acreditar e ensaiar comigo mesmo diariamente. O que eu não tinha certeza era:  por quê? 

Por que o Espírito Santo estava me chamando para esconder esse versículo no fundo do meu coração? Por que pareceu saltar sobre mim como se quisesse chamar minha atenção? Agora reconheço que Deus estava preparando meu coração para a jornada para a qual ele estava chamando meu marido e eu. 

O bom pastor nos guia 

Quando aquela letra apareceu diante de mim naquele dia, fiquei maravilhado com o Bom Pastor que nos guia. Ele me levou a memorizar esse versículo e continuaria a me guiar enquanto eu trilhava o temido caminho da perda recorrente de gravidez. 

O senhor é meu pastor; Eu não vou querer. 
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. 
Ele me leva ao lado de águas tranquilas. (Salmo 23:1-2) 

Às vezes os “pastos verdes” não parecem tão verdes, não é mesmo? E as águas certamente não estão paradas. Muitas vezes, o caminho diante de nós parece árido e cheio de tempestades.  

Na verdade, mesmo quando as nossas circunstâncias parecem sombrias, o nosso Bom Pastor está próximo. Porque ele é suficiente e está trabalhando em nosso favor, podemos encontrar nele beleza, crescimento e paz em meio às nossas circunstâncias mais difíceis.  

Se o nosso Bom Pastor deu a sua vida para nos salvar, suas ovelhas, certamente podemos confiar na sua liderança (João 10:11-17). 

Ele restaura minha alma. 
Ele me guia pelos caminhos da justiça 
por amor do seu nome. (Salmo 23:3) 

Além disso, seus caminhos são “caminhos de justiça”. Deus sabe o que é melhor e só nos conduz por caminhos que resultam para o nosso bem e para a sua glória (Romanos 8:28). À medida que caminhamos pela vida, Deus nos molda à sua semelhança – a coisa mais graciosa que ele poderia fazer. É “pelo amor de seu nome” que ele faz isso.  

Ele quer glorificar-se através da nossa transformação. 

O Bom Pastor está conosco no sofrimento 

O Senhor é gentil ao liderar seu rebanho. Ele até nos carrega. 

Ele cuidará do seu rebanho como um pastor; 
ele reunirá os cordeiros em seus braços; 
ele os carregará no colo 
e guiará gentilmente os que estão com os jovens. (Isaías 40:11)

Nosso Bom Pastor nos toma nos braços e  nos carrega  . É importante lembrar disso ao vivenciar o sofrimento. Nosso Deus não está longe. Não, ele está muito perto de nós, fortalecendo-nos a cada momento. 

Ele não apenas nos dá forças para suportar as provações, mas também nos conforta quando as enfrentamos. 

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, 
não temerei mal algum, 
pois você está comigo; 
a tua vara e o teu cajado 
me consolam. (Salmo 23:4)

Quando enfrentamos os nossos maiores medos ou as provações mais angustiantes, podemos lançar sobre ele as nossas ansiedades, sabendo que ele cuida de nós (1 Pedro 5:7). Podemos nos refugiar nele (Salmos 46:1). Sob seus cuidados, seremos consolados. Pois ele é o Deus de todo conforto (2 Coríntios 1:3). 

Ele está conosco e prometeu nunca mais partir. Isto deve trazer ao cristão profunda paz e conforto, mesmo quando enfrentamos tristeza, sofrimento e os desafios deste mundo contaminado pelo pecado. 

O bom pastor é a nossa porção 

Preparas-me uma mesa 
na presença dos meus inimigos; 
você unge minha cabeça com óleo;
meu copo transborda. 
Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão 
todos os dias da minha vida, 
e habitarei na casa do Senhor 
para sempre. (Salmo 23:5-6)  

Davi enfrentou grande sofrimento quando escreveu este Salmo. Ele realmente sentiu como se estivesse caminhando pelo vale da sombra da morte enquanto era perseguido por seus inimigos que procuravam matá-lo.  

Mas ele se consolou com isso: independentemente de suas circunstâncias terrenas, ele habitaria na casa do Senhor por toda a eternidade. Nada poderia roubar sua salvação – nem mesmo a morte.  

É por isso que ele pôde proclamar corajosamente que seu “cálice transborda”. Sua porção era Cristo. 

O Senhor é a minha porção escolhida e o meu cálice; 
você tem minha sorte. 
As linhas caíram para mim em lugares agradáveis; 
na verdade, tenho uma bela herança. (Salmo 16:5-6) 

Nós também recebemos esta porção. E ele é o suficiente. Portanto, os cristãos podem acreditar que certamente a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida.  

Independentemente do que nos seja roubado na terra ou da tristeza que possamos enfrentar, a nossa salvação está segura e a nossa herança é Cristo. Na verdade, as filas caíram em lugares agradáveis ​​para nós. 

Os planos do bom pastor são bons 

Às vezes, temos dificuldade em acreditar que os planos de Deus são bons.  

Outra tradução substitui a palavra “certamente” no versículo seis por “somente”.  Somente  a bondade e a misericórdia me seguirão  todos  os dias da minha vida.  

Quando pensei sobre isso enquanto chorava por nosso primeiro bebê ainda não nascido, ponderei diante de Deus… até hoje, Senhor?  Eu me perguntei como seria possível enfrentar a perda de um filho e acreditar que aquele dia seria repleto de bondade e misericórdia. 

É possível por causa de Jesus. 

A bondade e a misericórdia nos seguem mesmo em dias de sofrimento porque Jesus está próximo e seus planos são apenas bons e misericordiosos – planos destinados a nos levar à justiça e a nos dar mais de si mesmo.  

No sofrimento podemos perder muito, mas ganhamos muito mais. Recebemos mais de Jesus, e este é um presente bom e misericordioso. 

Certamente, os planos do Bom Pastor são bons. E eles são  bons  para nós. Podemos confiar nele. Ele nos ajudará. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *