A história bíblica do corpo

Existe um padrão bom, melhor e melhor para a vida cristã. Estar  em  Cristo é bom. Estar  com  Cristo é melhor, muito melhor. Mas mesmo para aqueles que estão com Cristo agora, o melhor ainda está por vir. 

Quero encorajá-lo enquanto olhamos juntos para o que a Bíblia tem a dizer sobre a história do corpo, começando na criação e culminando na ressurreição do corpo. Veremos quatro doutrinas que nos conduzem através desta narrativa e nos ensinam a importância do corpo.  

Criação: Deus nos fez corpo e alma  

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma criatura vivente (Gênesis 2:7). 

A doutrina da criação diz o que você é: uma unidade corpo/alma. Deus fez o corpo de Adão do pó da terra. Era um cadáver biodegradável, mas nesse cadáver ele soprou o sopro da vida. Portanto, a vida de Adão é uma união corpo/alma. 

Esta é a razão pela qual a Bíblia às vezes fala da morte como um “inimigo” ou como o “último inimigo”. Porque a morte é a ruína da nossa natureza. É a destruição daquilo que Deus uniu.  

Você tem um celular. Mas se não estiver conectado a uma rede, não será mais um telefone. Não pode cumprir a função para a qual foi feito. O mesmo pode ser dito da rede. O fato de existir uma rede celular não tem valor para você se você não tiver um telefone. É a união dos dois que torna possível este maravilhoso dom das telecomunicações.  

Deus criou seu corpo tanto quanto criou sua alma. Tudo o que Deus criou é bom. É por isso que ele não vai desistir e começar de novo. O que Deus fez, ele redimirá, e isso significa tanto o seu corpo quanto a sua alma.  

Outono: o pecado nos arruinou de corpo e alma  

Nossos corpos, conforme os vivenciamos, são muito diferentes dos corpos que Adão e Eva vivenciaram quando foram criados por Deus no jardim. Eles não tinham envelhecimento, nem doenças, nem dor, nem morte. Tudo isso veio com a entrada do pecado no mundo.  

O pecado afligiu todas as áreas de nossas vidas. Isso incluiria cáries, colesterol que sobe, energia que diminui, pele flácida, ossos que doem, olhos que precisam de óculos e audição que diminui.  

Vivemos com as provações dos desequilíbrios químicos no corpo e dos hormônios voando fora de controle. Além disso, uma infinidade de doenças, enfermidades e condições que afligem várias pessoas em vários momentos ao longo de suas vidas.  

Encarnação: Cristo tornou-se um conosco em corpo e alma 

A Palavra se fez carne e habitou entre nós (João 1:14). 

Deus se tornou homem em Cristo Jesus. O corpo de Jesus era um corpo como o nosso, com sistema nervoso central. Ele cresceu em força desde um bebê até uma criança e até um homem, e ele sabia o que era estar com fome, sede e cansaço.  

A primeira heresia , o primeiro ensino falso que a igreja primitiva teve de enfrentar não foi a negação de que Jesus era Deus, mas a negação de que ele era homem. Naquela cultura, as pessoas começaram a pensar: “Como poderia Deus, que é puro espírito, possivelmente se misturar com algo tão vil como o corpo humano?”   

Havia um nervosismo sobre o Filho de Deus assumir a carne humana, mas é exatamente isso que a Bíblia ensina. É por isso que você encontra em 2 João 7:

Muitos enganadores têm saído pelo mundo, aqueles que não confessam a vinda de Jesus Cristo em carne. 

Se a Bíblia dissesse: “No princípio era o Verbo… e o Verbo permaneceu espírito” (João 1:1), teríamos que limitar o interesse de Deus em nossas vidas às coisas do espírito, como oração, meditação e estudo da Bíblia. . Significaria que Deus estava preocupado com o seu coração, mas não com o seu lar; com o seu espírito, mas não com a sua programação; com seu personagem, mas não com sua atividade.  

Mas a Bíblia não diz: “a Palavra permaneceu espírito”. Diz: “o Verbo se fez carne!” Deus entrou no mundo das crianças barulhentas e dos pais agressivos, no mundo das agendas superlotadas e dos comerciantes inescrupulosos, no mundo das pressões implacáveis ​​e das exigências intermináveis.  

Quando Jesus foi para a cruz, ele morreu, não só para salvar a sua alma, mas também para redimir a sua vida! Isso significa que Deus invadindo cada parte da sua vida – casamento, talão de cheques, carreira, filhos – tudo!

Ressurreição: Cristo nos redimirá de corpo e alma  

Todas as religiões têm alguma crença na ideia de sobrevivência após a morte. Isto também se aplica à cultura popular. É por isso que quando fizeram um filme sobre o Titanic, Celine Dion canta como “My heart will go on”. Alguma ideia da sobrevivência da alma é comum à humanidade.  

Mas a ressurreição do corpo é exclusiva do Cristianismo. Somente os cristãos têm um Salvador ressuscitado. No cerne da nossa fé está a grande verdade de que o túmulo estava vazio, que o cadáver de Jesus ressuscitou e que todos os que pertencem a ele participarão na sua ressurreição.  

A ressurreição do corpo é uma jóia da coroa da fé cristã. É uma verdade que deve ser valorizada e exposta para que todos possam ver. Deveríamos estar orgulhosos disso e elogiá-lo ao mundo.

É uma promessa que desperta o nosso interesse, uma esperança que antecipamos com alegria. É uma tragédia que muitos cristãos não tenham uma compreensão firme desta maravilhosa verdade.  

Conheci muitos cristãos, pessoas boas, que têm a ideia subcristã de que o que Deus preparou para nós é uma espécie de meia-vida, uma compensação para quem não teve forças para continuar com a vida real neste mundo. 

Mas amigos, a ressurreição é o propósito para o qual vocês foram criados por Deus e redimidos em Cristo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *