Alguém que pecou deliberadamente ainda pode ser salvo?

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, Hebreus 10:26

O que significa Hebreus 10:26 quando diz que não há sacrifício para os pecados se pecamos deliberadamente? Isso significa que não posso ser salvo se eu deliberadamente pecar depois de me tornar um cristão?

Essa é uma das passagens que muitos cristãos depois de ler ficam aterrorizados, pois, aquilo que mais anseiam pode estar em jogo, estar ao lado do Pai, do nosso Senhor.

Será que um cristão que pecou deliberadamente perdeu a salvação? Isso dificilmente é o caso, uma vez que a Bíblia ensina que Deus está disposto a nos perdoar de todo pecado (ver Tit. 2:14; 1 Jn 1:9), desde que nos submetamos ao plano de salvação.

Contexto

A chave para esta passagem é entender que os destinatários da carta aos hebreus estavam à beira de renunciar a Jesus como seu Messias e Salvador. Eles estavam tentados a voltar para o regime mosaico (viver debaixo da Lei de Moisés) e continuar a esperar por algum outro Redentor ainda por vir.

Uma vez que o suposto outro salvador futuro proporcionaria a verdadeira purificação de pecados, alguns tinha a ilusão de que poderiam então mergulhar de volta em uma vida de pecado até que o remédio chegasse.

A consideração de certas formas gramaticais neste texto é essencial para compreender o significado da admoestação inspirada.

O Pecado

O verbo “pecado” (hamartanonton) é um particípio presente, que transmite o conceito de uma vida de pecado contínua e habitual. Isso sugere uma ação resoluta de abandono da contenção moral e religiosa.

Este curso imprudente, deve notar, é perseguido por alguém que “recebeu o conhecimento da verdade”. O termo grego para “conhecimento” é forte. O pensamento pode ser parafraseado porque “[nós] conhecemos bem a verdade”.

Evitando a verdade do evangelho em sua mente, o apóstata vira as costas para o Salvador, recusando o perdão e a graça redentora.

Quando alguém embarca nesse pensamento, acreditando em um outro futuro libertador (que não existe), que esperança ele tem? Nenhuma!

O autor de hebreus mostra que isso representa um exemplo claro de quem cai da graça de Deus e é se torna evidente a partir do contexto subseqüente. O transgressor é descrito da seguinte forma:

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? Hebreus 10:29

Isso descreve aqueles que foram santificados pelo sangue de Cristo, portanto, eram pessoas cristãs (1 Coríntios 6:11, Efésios 5:26). Mas agora eles estão perto de renunciar à sua fidelidade ao Senhor (ver 2 Pedro. 2:2b).

Podem receber perdão se voltarem para o Senhor? É claro que sim, ao se arrependerem verdadeiramente João enfatiza que Deus está pronto a perdoar.

Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; João 2:1

Agora se alguém continuar pecando deliberadamente sem sombra de arrependimento, esse pode ser um sinal de que o mesmo recusou a graça redentora de Cristo.