Aos Pobres, Quebrantados de Coração e Cativos

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, Isaías 61:1

A disciplina de Deus não dura para sempre. Para o povo de Deus, há sempre um tempo de favor ainda por vir, há sempre um tempo de libertação no horizonte.

Isaías diz que ele foi ungido por Deus para proclamar um tempo de libertação para o povo de Deus. Naquele contexto imediato, se refere ao povo de Judá que se tornaria cativos na Babilônia no futuro. Como tal, sua proclamação era para um grupo limitado de pessoas e por um período de tempo limitado.

Em Lucas 4:18, porém, Jesus nos diz que essa profecia foi cumprida Nele. Jesus proclamou um tempo de libertação disponível para toda a raça humana que duraria por toda a eternidade. Em Jesus, portanto, a profecia de Isaías encontra seu cumprimento final.

Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”. Lucas 4:17-21

O que, especificamente, a profecia de Isaías proclama sobre a libertação para o povo de Deus?

Primeiro, é uma proclamação de boas novas para os pobres. Os “pobres” são aqueles que foram empobrecidos de alguma forma por cativeiro de qualquer tipo. Eles são aqueles que foram oprimidos pelo diabo e mantidos em circunstâncias menos abundantes do que aquilo que Deus pretendia para Seu povo. Os pobres sofrerão a libertação da sua triste situação.

Segundo, é uma proclamação que os quebrantados de coração estarão ligados. Os “quebrantados de coração” são aqueles que foram profundamente afetados pela sua situação cativa. São aqueles que se arrependem por seus pecados. O Senhor vai consolar seus corações quebrados (ver Salmo 34:18).

Terceiro, é uma proclamação de liberdade para os cativos. Os “cativos” são aqueles que foram escravizados em qualquer sentido do termo. Eles são aqueles que foram impedidos pelo diabo de alcançar o que Deus quer que eles consigam na vida. O Senhor os libertará.

Quando a Palavra se refere aos pobres, quebrantados de coração e os cativos, não está falando sobre a condição da vida terrena, os bens materiais necessariamente, embora possam ter influência, o sentido é da condição espiritual ao qual se encontram.

Finalmente, é uma proclamação de libertação das trevas para os prisioneiros. Os “prisioneiros” são aqueles que foram impedidos de ver a verdadeira natureza de seu cativeiro, são aqueles que foram mantidos na escuridão pelo diabo, o Senhor os libertará das trevas para a Sua gloriosa luz (ver I Pedro 2:9).

Em Cristo, o Senhor é enriquecedor, consolador, libertador e iluminador, e a Sua obra em vós realmente apenas começou (cf. Filipenses 1: 6).

Fonte: Living His Word