Bem aventurados: Os Limpos de Coração

De uma forma muito especial o coração do homem é cuidadosamente tratado pela Palavra de Deus. Poderia se escrever livros e mais livros sobre o tema à luz do que Deus nos fala em sua palavra. Mas esse verso em especial me chama atenção:

E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Deuteronômio 30:5-6

Esse zelo tem razão, visto que somos racionais e que tudo o que nos cerca, provoca nosso homem interior e nele deixa marcas, muitas delas podem nos afastar da presença de Deus. Aqui vemos como Deus tem um cuidado especial com aquilo que é armazenado e guardado em nossos corações. Mais um reforço para essa postura de Deus conosco, encontramos em outra passagem da Sua Palavra que nos diz:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:22-23

Porque Deus tem tanto interesse e cuidados com o coração dos homens? Com certeza podemos afirmar que ele tem o desejo de estejamos ao seu lado, voltando à posição em que Ele colocou Adão e assim falar conosco face a face em comunhão constante. Isso é o que Jesus Cristo nos afirma no sermão do monte quando nos diz:

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mateus 5:8

Quando nos aproximamos de Deus, resgatados pelo sacrifício de Jesus Cristo, passamos a trilhar o caminho da restauração e da transformação das nossas vidas, pois saímos de um mundo de trevas e passamos a viver nas regiões celestiais, uma vez que para lá fomos transportados pela ação de Jesus (Colossenses 1:13).

Pois com isso o Senhor nos leva para uma vida de santificação, desejo do nosso Pai, pois sua palavra define essa posição como regra para desfrutarmos de Bem aventurados: Os Limpos de Coração sua presença. Poderia citar inúmeras passagens da palavra de Deus que ordena e orienta a buscarmos a santificação, mas cito apenas duas:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim
a vida eterna. Romanos 6:22

De forma clara o coração limpo e a santificação são duas situações que poderíamos chamar de condição gêmea para que possamos ver e desfrutar da sua gloriosa presença.

Por Pr. Marcos Rodrigues da Silva
Brasília – DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *