Como as pessoas foram salvas antes de Cristo e da cruz?

Existem dois planos de salvação na Bíblia? Como foram as pessoas salvas antes de Jesus morrer na cruz?

Um presente de Deus

Ninguém pode conquistar sua própria salvação. Na verdade, é impossível redimir-nos por obras, mas os cristãos já devem saber disso desde que o Apóstolo Paulo escreveu:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

Se você pensar, isso é uma boa notícia, porque se nossa salvação dependesse de nossas obras (o que não é), nunca teríamos paz sobre quantas boas obras seriam necessárias e se elas eram suficientes para nos levar para o reino, mas, felizmente, somos salvos simplesmente pela graça de Deus e é um dom gratuito de Deus, e ninguém pode ganhar o que é um dom.

A Lei e a Salvação

Se alguma vez tentássemos manter a lei com a intenção de sermos salvos, acabaríamos no mesmo lugar que a maioria das religiões do mundo; Trabalhando para a nossa salvação, mas nunca conquistá-la de fato. Além disso, manter a lei não pode salvar ninguém, especialmente dado o fato de que nenhum de nós pode cumprí-la em sua integridade todos os dias. É humanamente impossível manter a lei.

Paulo faz uma pergunta retórica para os Gálatas, escrevendo:

Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Gálatas 3:2-6

De fato, Abraão foi salvo antes que a lei jamais tenha existido, então Abraão foi justificado porque Ele acreditou em Deus. Para enfatizar este ponto, Paulo acrescenta:

Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. Gálatas 3:8

Se você não notou nada “estranho” nesse versículo, leia novamente. Anunciou o evangelho a Abraão? Como Assim?

O Evangelho segundo Abraão

O autor de Hebreus escreve:

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; Hebreus 11:17,18

Abraão confiou em Deus o suficiente para tomar a vida de seu próprio filho, Isaque, porque sabia que “Deus seria capaz de ressuscitá-lo dos mortos, do qual, figurativamente falando, ele o recebeu de volta” (Hb 11:19) e claro, Deus poderia fazer isso.

Imagine o seguinte, Deus chamou Abraão (Abrão na época) para ir a um lugar que ele nunca tinha visto antes e deixar tudo o que lhe é familiar. Ele deixaria a maior parte de sua família, seus amigos, sua cidade, seu próprio trabalho … para ir a um lugar que ele não sabia nada.

Abraão saiu do nada por um Deus que ele não sabia nada, mas aqui é por que Abraão foi justificado pela fé. Diz, “o Senhor disse a Abrão:” Vai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e tornarei grande o teu nome, para que sejas uma bênção ” (Gênesis 12: 1-2).

Qual foi a reação de Abraão? Ele parou para pensar sobre isso ou falar sobre isso com sua família? Não, ele só diz: “Abrão foi, como o Senhor lhe havia dito” (Gênesis 12: 4a).

Abraão creu em Deus e isso lhe foi considerado como justiça. Crer em Deus é obedecer a Deus, caso contrário, não é uma fé genuína em Deus.

Conclusão

As pessoas foram salvas antes da cruz por sua crença em Deus. Abraão acreditou em Deus e Deus lhe creditou isso como justiça. Noé e sua família encontraram graça aos olhos do Senhor porque Noé fez o que Deus lhe pediu para fazer, da mesma forma a fé em Cristo é um dom de Deus.

Tanto no passado como agora essa fé em Deus, era evidenciada pela mudança de atitudes, podemos notar que cada um deixava a sua própria vontade para seguir os passos do Senhor.

Assim como Abraão, Noé e os outros santos da antiguidade, eles acreditavam em Deus e Deus os consideravam como Sua própria justiça. É basicamente a mesma coisa que Deus faz hoje (2 Cor 5:21).

Fonte: What Christians Want to Know