Como ser produtivo segundo a Bíblia

A Bíblia contém verdades que se aplicam a tudo na vida e tem muito a dizer sobre como vivemos nossas vidas e trabalhamos em nosso trabalho.

A visão da Bíblia sobre trabalho e produtividade é muito diferente da visão de nossa cultura:

  • Nossa cultura diz que o trabalho é para auto-realização. A Bíblia diz que o trabalho é glorificar a Deus (Colossenses 3:17,23).
  • Nossa cultura diz que devemos armazenar o máximo de riqueza possível. A Bíblia diz que devemos buscar os tesouros eternos em vez dos terrenos (Mateus 6:19-20).
  • Nossa cultura pensa que a adoração é o que os cristãos fazem por uma hora a cada domingo. A Bíblia diz que tudo podemos em nome do Senhor Jesus e por meio dele damos graças a Deus Pai (Colossenses 3:17).

Você tem a oportunidade de adorar a Deus no trabalho por meio de sua atitude, testemunho, hábitos de trabalho e pelo que você produz. Precisamos ser pessoas que levam nosso trabalho a sério e buscam ser o mais produtivo possível para a glória de Deus.

Seu trabalho e produtividade são importantes para Deus e profundamente importantes aos olhos dele. Isso vale para todos os empregos que você possa ter. Se você ganha a vida limpando o chão, você está limpando o chão para a glória de Deus. Trabalhar produtivamente permite que você honre a Deus maximizando o uso do seu tempo e fazendo mais boas obras para a glória dele. É disso que se trata a produtividade cristã.

Eu gosto de como Martin Luther King Jr. colocou:

“Se um homem é chamado para ser um varredor de rua, ele deve varrer as ruas assim como Michelangelo pintou, ou Beethoven compôs música, ou Shakespeare escreveu poesia. Ele deveria varrer as ruas tão bem que todas as hostes do céu e da terra parariam para dizer: aqui viveu um grande varredor de rua que fez bem o seu trabalho.”

Abaixo estão várias verdades fundamentais para entender o que a Bíblia diz sobre produtividade. Oro para que Deus o use para moldar sua mente e coração para serem mais produtivos em tudo o que fizerem para a glória dele.

Como ser produtivo segundo a Bíblia

Reconheça que Deus o criou para ser produtivo.

“E Deus os abençoou. E Deus lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os seres viventes que se movem sobre a terra” (Gênesis). 1:28)

Saiba que Jesus requer um retorno em sua vida.

A Parábola dos Talentos em Mateus 25:14-30 nos diz que Jesus quer que façamos o melhor uso de nosso tempo por causa dele.

“Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco; Eu te imporei muito. Entre na alegria de seu mestre.” (Mateus 25:24)

Busque viver produtivamente porque isso é importante para Deus.

“Observem bem como vocês andam, não como insensatos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Portanto, não sejam tolos, mas entendam qual é a vontade do Senhor”. (Efésios 5:15-17)

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio.” (Salmo 90:12)

Agindo no poder de Deus, trabalhe pela paz e prosperidade de todos.

“Mas buscai o bem da cidade para onde vos enviei para o exílio, e orai ao Senhor por ela, porque no seu bem encontrareis o vosso bem.” (Jeremias 29:7)

“Da mesma forma, deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que vejam suas boas obras e glorifiquem a seu Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Reconheça que fazer boas obras é como Deus descreve ser produtivo.

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)

Trabalhe ao máximo em tudo o que fizer para a glória de Deus. Você será recompensado.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. Você está servindo ao Senhor Cristo”. (Colossenses 3:23-24)

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

Faça do amor a Deus e ao próximo um fator motivador em tudo o que fizer, inclusive no trabalho.

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E um segundo é assim: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mateus 22:37-40)

Procure ser o mais sábio e eficaz possível naquilo para o qual Deus o chamou.

“Vá até a formiga, ó preguiçoso; considere seus caminhos e seja sábio. Sem ter nenhum chefe, oficial ou governante, ela prepara o seu pão no verão e ajunta o seu alimento na colheita”. (Provérbios 6:6-8)

Combata a preguiça. Isso apenas torna a vida mais difícil para os outros e é inerentemente destrutivo.

“O negligente na sua obra é irmão do destruidor.” (Provérbios 18:9)

Busque uma compreensão mais profunda da graça de Deus para nós em Cristo, porque isso cultiva a produtividade.

“Mas, quando se manifestou a bondade e a benignidade de Deus, nosso Salvador, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua própria misericórdia, pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, a quem derramou ricamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados por sua graça, nos tornemos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e eu quero que vocês insistam nessas coisas, para que aqueles que crêem em Deus tenham o cuidado de se dedicar às boas obras. Essas coisas são excelentes e lucrativas para as pessoas”. (Tito 3:4-8)

Renove continuamente sua mente para ajudá-lo a seguir a vontade de Deus para o que você deve realizar.

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que, por provação, possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito.” (Romanos 12:2)

One Comment on “Como ser produtivo segundo a Bíblia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *