Como você recebe a Palavra de Deus?

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11

Paulo e Silas viajaram para Berea. Eles acabaram de passar por um período de tremendo problema como resultado da pregação do Evangelho de Jesus Cristo e do ensino da Palavra de Deus, mas isso não os destruiu.

A Responsabilidade de Aprender Corretamente

Em Berea, eles pregavam na sinagoga, e as pessoas “receberam a mensagem de bom grado” – verso 11. Mais do que isso. Eles examinaram as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo disse era verdadeiro.

Quando estamos diante de um versículo assim, é normal imaginarmos esses irmão segurando a Bíblia e verificando se o que era dito estava realmente ali, ou se fazia algum sentido, mas não é bem assim.

Os bereanos não possuíam um “Novo Testamento” para consultar e verificar tudo aquilo que temos de forma bem rápida nas nossas mãos, eles precisavam estudar o Velho Testamento, ou seja, as Escrituras que possuíam na época, em longos pergaminhos, para checar se tudo o que eles falavam principalmente a respeito de Cristo, era de fato verdadeiro.

Nunca aceite nada apenas porque um professor ou pregador da Bíblia proclama uma certa mensagem. Vá para casa e confira. Não apenas se o versículo está na Bíblia, mas se o contexto, se outras partes das Escrituras, validam tal ensinamento.

Isso é importante para o nosso bem-estar e segurança espiritual.

A Responsabilidade de Ensinar

Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Tiago 3:1

É sábio ter tempo para verificar o que é dito – não só nos domingos ou em outras ocasiões -, mas também o que dizemos em nossa conversa diária.

Precisamos ter certeza do que aprendemos, porque é provável que vamos replicar esse ensinamento para outras pessoas, agora imagine um ensino sendo replicado erroneamente, o estrago que pode causar em dezenas de vidas.

O fato é que diversas heresias surgem dessa forma, alguém compreende um ensino de forma equivocada, e isso passa de pessoa para pessoa, até que toda a congregação esteja em práticas heréticas.

Isso também se aplica ao nosso comportamento – onde nós vamos – o que fazemos lá – no que podemos nos envolver. É sábio verificar isso com o que está na Palavra de Deus.

As ideias ou pensamentos ou modas dos homens podem ser muito enganosas e podem nos levar a áreas perigosas.

O Ensino é Necessário

Jesus nos deu professores e mestres para darem maior compreensão da Palavra de Deus – para que todos possam compreender o significado de cada parte.

E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:27-31

Este etíope estava lendo tudo sobre Jesus em Isaías, mas não o reconheceu. Ele precisava de um professor – alguém que pudesse revelar da Palavra de Deus, que se tratava de Jesus Cristo – e ele então acreditou.

Este chanceler viu um pouco de água – e ele pergunta a Filipe – “Por que eu não deveria ser batizado?” Pelo que lemos, ninguém mencionou o batismo – mas imediatamente – Filipe batizou o chanceler.

No Novo Testamento, o batismo nunca é adiado. Não lhe disseram que precisava de seis semanas de aulas de preparação. Assim que ele passou a acreditar em Jesus – o velho homem foi enterrado – e a nova criação emergiu limpa e obediente.

Era necessário um professor, e é Jesus quem dá professores à Igreja. Jesus dá apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores. Há momentos em que podemos exercer mais de um desses ministérios.

Que possamos entender a responsabilidade de aprender e de ensinar.