Cuidado com os falsos caminhos para a piedade

O Espírito diz claramente que em tempos posteriores alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e coisas ensinadas por demônios. 1 Timóteo 4:1 (NVI)

Como esses demônios afastam as pessoas da fé? Paulo diz: “Tais ensinamentos vêm por meio de mentirosos hipócritas, cujas consciências foram cauterizadas como a ferro quente” (4:2).

Você pode ver por que é tão importante que Timóteo ordene a certas pessoas que não ensinem falsas doutrinas. A obra dos demônios é avançada por meio de falsos ensinos na igreja.

Paulo dá um exemplo específico disso: “Eles proíbem as pessoas de se casar e ordenam que se abstenham de certos alimentos” (4:3). O mundo primitivo estava saturado de sexo e comida. A vida no mundo era sobre o corpo. Não mudou muito. Às vezes pensamos que nossa geração é única, mas na verdade o mundo nunca muda.

Em uma cultura saturada de sexo e comida, você pode ver como algumas pessoas diriam: “Essas coisas pertencem ao mundo. Eles não nos pertencem. Já que há tanto pecado ligado ao sexo e à comida, devemos ser contra isso. Assim, o caminho para uma vida piedosa é a abstenção. Não tenha nada a ver com casamento ou com comidas finas. Busque o estilo de vida mais simples possível. E, negando o prazer, você se tornará mais piedoso”.

Paulo diz:

“Isso está completamente errado!” É um caminho falso para a piedade. Você não pode amar mais a Deus aproveitando menos a vida. A piedade pela abstenção simplesmente não funciona. Esse é o significado da frase “mentirosos hipócritas” no versículo 2. O ensino falso não promove a piedade. A piedade pela abstenção só promove a justiça própria e a hipocrisia.

Paulo nos lembra aqui que Deus é o Criador, e “tudo o que Deus criou é bom” (4:4). “Nada deve ser rejeitado se for recebido com ação de graças.”

Você já se pegou tentando se tornar mais piedoso abstendo-se de casamento, comida boa ou outras coisas “boas” criadas por Deus?

Encontrando a maturidade do evangelho

Além de toda dúvida, o mistério da piedade é grande: Ele apareceu em um corpo, foi justificado pelo Espírito, foi visto pelos anjos, foi pregado entre as nações, foi crido no mundo, foi recebido na glória. 1 Timóteo 3:16 (NVI)

Há alguns cristãos que se sentem culpados pelo prazer. Eles sentem que precisam se desculpar por se divertirem. Se eles se pegam sendo felizes, algo deve estar errado.

Você não pode amar mais a Deus amando menos a vida. Então, como você pode amar mais a Deus? Paulo está mudando seu foco aqui para a maturidade do evangelho. Como você pode crescer em piedade? Este é certamente o significado do que Paulo escreve em 1 Timóteo 3:16, onde ele exalta Jesus Cristo e diz: “Grande é o mistério da piedade”.

Qual é o mistério da piedade? 

Resposta: Jesus Cristo. A piedade, ou uma vida centrada em Deus, não é um sistema ou um programa. É uma pessoa. O mistério de uma vida totalmente centrada em Deus está na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo que apareceu em um corpo e foi justificado pelo Espírito… o mistério da piedade é Jesus Cristo.

Jesus é piedade na carne. Ele viveu a vida centrada em Deus, e nossa esperança de viver uma vida piedosa está nEle. Ele é o objeto de nossa fé e a fonte de nossa vida. Ser cristão é mais do que crer em Jesus, é também a vida de Jesus Cristo em você pelo Espírito Santo.

“O mistério que esteve oculto por séculos e gerações, mas agora foi revelado aos santos… Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1:26-27). Cristo em você – é daí que vem a piedade.

Que estratégias ou táticas você está usando para se tornar uma pessoa mais piedosa? Por que eles estão destinados a falhar, se eles não apontam para Jesus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *