Dê aos seus filhos o bom presente da Palavra de Deus

Testemunhe os novos pais e, apesar da enervante insônia daqueles primeiros dias, você provavelmente verá sorrisos admirados e ouvirá expressões de alegria e todas as boas intenções possíveis para sua nova adição.

Embora pouco possa preparar um novo pai para as necessidades ininterruptas de um novo bebê, nada pode preparar um novo pai para o amor transbordante.

As Escrituras não repreendem os pais pelo seu desejo transbordante de dar boas dádivas aos filhos – em vez disso, assumem que o desígnio de Deus é que os pais tenham corações plenos e generosos. Provérbios destaca o que os filhos podem esperar dos pais piedosos:

Ouça, meu filho, as instruções de seu pai e não abandone os ensinamentos de sua mãe, pois eles são uma guirlanda graciosa para sua cabeça e pingentes para seu pescoço. (Provérbios 1:8-9)

Na época em que este Provérbio foi escrito, os pais israelitas já haviam sido instruídos a ensinar os caminhos de Deus aos seus filhos:

E estas palavras [a lei] que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as ensinarás diligentemente a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. (Deuteronômio 6:6-7)

Provérbios 1:9, então, designa esta responsabilidade parental anterior de instrução e ensino da Palavra de Deus aos filhos como um adorno alegre para a cabeça e o coração: “uma guirlanda graciosa para a cabeça e pingentes para o pescoço”.

Coroas de cabeça e pingentes de pescoço

Uma coroa de flores literal e um pingente para o pescoço no antigo Oriente Próximo eram considerados símbolos de honra e prestígio. Por exemplo, quando José obteve o favor do Faraó, ele foi adornado com uma corrente de ouro em volta do pescoço (Gênesis 41:41). 

Este colar era um “distintivo de posição” ou “dignidade”. E os heróis egípcios usavam uma grande coroa de flores após a vitória sobre os inimigos, significando o que era considerado a reivindicação do poder e do status que acompanhava o fato de ser um vencedor. 

No contexto egípcio, um pingente de pescoço e uma guirlanda de cabeça poderiam, teoricamente, ser dados como honra até mesmo a um líder enganador ou a um rei vitorioso rebelde. O qualificador para isso não era o homem interior, mas o status externo ou a vitória.

Da mesma forma, pais incautos podem causar dissonância entre o bom propósito de Deus para o coração transbordante dos pais e seus filhos receberem a bondade que Deus deseja. Talvez uma abundância de entretenimento, posses ou status social e educacional possam ser vistos como a melhor honra e prestígio que um pai pode proporcionar.

Mas Provérbios 1:8-9 corrige. A própria Palavra de Deus, coroando e governando a mente — que educação mais rica? E a própria Palavra de Deus, pendurada lindamente no coração para orientar sua direção – que posse melhor?

Deus nos adorna com sua vitória

De acordo com o Salmo 149:4 , no prazer de Deus com Seu povo, Ele nos “adorna” com Sua salvação vitoriosa. Refletindo-O, a honra da paternidade é adornar os filhos com o conhecimento da graça e dos caminhos de Deus.

Ele permite que Seu povo, que são pais, coloque Sua guirlanda de graça na cabeça de uma criança e prenda Seu pingente de verdadeira instrução e ensino em volta do pescoço.

Os pais que desejam dar generosamente aos filhos podem sentir-se inadequados, como se o suficiente nunca pudesse ser concedido. Mas a graça da vitória em Cristo sobre o pecado e a morte e o valor dos caminhos puros e sábios de Deus já vieram do Pai celestial para os pais darem.

A intenção de Deus para o coração pleno dos pais não é, em última análise, sobre o que temos para dar, mas sim adornar nossos filhos com o que Deus já nos deu. A instrução e o ensino bíblico “ são os adornos” que superam outras boas dádivas.

Como pais, podemos orar para que nossos filhos ouçam e não abandonem as instruções e ensinamentos do Senhor por quaisquer honras ou valores menores (Provérbios 1:8), pois demonstramos o mesmo por meio daquilo que comunicamos aos nossos filhos que é mais valorizado. fluem de nós para eles.

E ao dirigir corretamente os nossos corações, podemos descobrir que transmitir a graça de Deus, que não pode ser totalmente compreendida, satisfaz abundantemente os nossos anseios de dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *